O que acontece quando o mandado de segurança é negado?

Perguntado por: Carlos Duarte Macedo Freitas  |  Última atualização: 17. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (20 avaliações)

a) se a decisão denegatória entrou no mérito do direito, NÃO pode haver repropositura de nova ação; b) se a decisão denegatória NÃO adentrou no mérito, então, é possível SIM entrar com uma nova ação ordinária.

O que fazer quando o mandado de segurança é negado?

Se a sentença for de indeferimento da petição indicial de denegação da segurança ou de concessão da segurança, o recurso cabível é de Apelação.

Qual o recurso cabível quando o mandado de segurança negado?

Cabe recurso ordinário, se o mandado de segurança for denegado em única instância: a) das decisões dos tribunais superio- res, para o Supremo Tribunal Federal; b) das decisões dos tribunais de segundo grau, para o Superior Tribunal de Justiça (CF, arts. 102, II, a, e 105, II, b; CPC, art. 539).

Qual o recurso contra indeferimento de mandado de segurança?

O agravo é o recurso cabível contra a decisão que defere ou indefere liminar em Mandado de Segurança, a teor dos arts.

O que cabe contra decisão de mandado de segurança?

Das decisões em mandado de segurança proferidas em única instância pelos tribunais cabe recurso especial e extraordinário, nos casos legalmente previstos, e recurso ordinário, quando a ordem for denegada”.

Meu Mandado de Segurança foi negado, posso entrar com ação ordinária?

45 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora a decisão de um mandado de segurança?

O tempo para a análise do mandado de segurança pode variar dependendo do caso. No entanto, em geral, o processo pode levar de alguns meses a um ano.

Tem como recorrer de mandado de segurança?

Mandado de Segurança Negado

Quando o mandado de segurança é negado, para que se possa recorrer à essa situação, utilizando uma ação ordinária, é preciso analisar a natureza jurídica da sentença, ou seja, qual foi o argumento utilizado pelo juiz.

Qual o prazo para recurso de apelação em mandado de segurança?

Aplicação dos prazos do Código de Processo Civil em mandado de segurança. Prazo recursal de 15 dias.

Qual o objetivo do mandado de segurança?

Frequente na vida do advogado, o mandado de segurança é um remédio constitucional, utilizado de forma subsidiária, com o objetivo de garantir que autoridades e órgãos que exerçam o poder público não impossibilitem o acesso de pessoas a direitos constitucionais.

Tem contestação no mandado de segurança?

Não existe contestação no mandado de segurança – a Autoridade Coatora apenas presta informações ao juízo.

Quem julga recurso em mandado de segurança?

105, II, da Constituição da República: "julgar, em Recurso Ordinário, os mandados de segurança decididos em única instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando denegatória a decisão" (AgInt no Ag 1433563/SP — Relator ministro Regina Helena Costa — ...

De quem é a competência para julgar mandado de segurança?

Compete à justiça federal comum processar e julgar mandado de segurança quando a autoridade apontada como coatora for autoridade federal, considerando-se como tal também os dirigentes de pessoa jurídica de direito privado investidos de delegação concedida pela União.

Pode entrar com mandado de segurança duas vezes?

a) se a decisão denegatória entrou no mérito do direito, NÃO pode haver repropositura de nova ação; b) se a decisão denegatória NÃO adentrou no mérito, então, é possível SIM entrar com uma nova ação ordinária.

O que acontece depois de um mandado de segurança?

Apresentado o mandado, o juiz notifica a autoridade coatora e o órgão em que ela trabalha, em um prazo de 10 dias. Nesse momento, se houver motivos razoáveis, o juiz pode conceder uma decisão liminar suspendendo o ato investigado. Os efeitos da liminar duram até o juiz proferir a sentença.

Qual é o valor de um mandado de segurança?

Valor da notificação de 1 pessoa por Oficial de Justiça. Deverão ser pagos, ainda, R$ 10,67 por pessoa que exceder no mesmo endereço ou R$ 14,94 por pessoa que exceder em endereço diferente.

Quais são os efeitos do mandado de segurança?

O mandado de segurança serve para tutelar direito líquido e certo, ameaçado ou violado por autoridade pública ou por aquele que esteja no exercício de funções desta natureza. Esta ação é aplicável quando não for cabível outro remédio constitucional.

Como se conta o prazo do mandado de segurança?

Segundo o Artigo 26 da Lei nº 12.016/2009, o mandado de segurança poderá ser aplicado em até 120 dias após o impetrante ter ciência do abuso cometido pela autoridade pública. O advogado deve ter em mente que esse prazo é contado em dias corridos, diferente do que é estipulado pelo Novo Código de Processo Civil.

Quais são os tipos de mandado de segurança?

Podemos dividir o mandado de segurança em quatro modalidades: individual ou coletivo, repressivo ou preventivo. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode impetrar mandado de segurança, visando proteger e garantir direito líquido de certo.

Tem apelação em mandado de segurança?

O recurso de apelação em mandado de segurança deve ser interposto no prazo de 15 dias úteis, contados a partir da intimação da decisão em primeira instância e deve ser fundamentado com as razões que justifiquem a revisão da decisão.

Como consultar o andamento de um mandado de segurança?

Aplicativo móvel : Aplicativo Sinesp Cidadão está disponível para download na Play Store e na Apple Store. Selecionar o ícone "MANDADOS" e inserir o nome ou alcunha da pessoa que se deseja pesquisar.

Quanto tempo demora para julgar um mandado de segurança com pedido de liminar?

O Projeto de Lei 2588/20 estabelece prazo de 180 dias, após a concessão de liminar, para os tribunais julgarem o mérito da questão em ação direta de inconstitucionalidade (ADI), arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) e mandado de segurança.

Qual a vantagem do mandado de segurança?

O mandado de segurança é um instrumento jurídico, cuja finalidade é proteger direito líquido e certo, ou seja, provado por documentos, que tenha sido violado por ato ilegal ou abusivo de autoridade pública ou de agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Quem julga mandado de segurança contra ato de juiz?

MANDADO DE SEGURANÇA. COMPETÊNCIA. Cabe ao Tribunal Regional Federal apreciar e julgar originariamente mandado de segurança contra ato de juiz estaduaL no exercício da competência federal da área de sua jurisdição. Interpretação dos artigos 108 , incisos I e II , e 109 , §§ 3º e 4º , da Constituição Federal .

Quantos desembargadores julgam o mandado de segurança?

Aprecia e julga habeas corpus, habeas data, mandados de segurança contra atos de juízes de 1º Grau, conflitos de competência entre juízes de 1º Grau, agravos internos, entre outros incidentes processuais. É composta por 11 desembargadores.

Quem julga mandado de segurança contra o STJ?

Incompetência do STJ. Nos termos do art. 105, I, b, da Constituição Federal, compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar Mandado de Segurança impetrado contra ato de Ministro de Estado, excluído o praticado na qualidade de Presidente de Órgão Colegiado.

Artigo anterior
Como funciona o sistema de saúde da Nova Zelândia?
Artigo seguinte
Para que serve a broca azul?