O que acontece quando imóvel vai para dívida ativa?

Perguntado por: Fernando Paulo Morais Simões Freitas  |  Última atualização: 4. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (4 avaliações)

A dívida ativa IPTU refere-se ao não pagamento do imposto do imóvel do proprietário. A inadimplência pode trazer algumas consequências ao contribuinte, como nome negativado, dificuldade de abertura de conta bancária e solicitação de empréstimo, e até penhora de bens, acarretando na perda do imóvel.

O que acontece se o IPTU foi para dívida ativa?

13. O que pode acontecer se eu não pagar minhas dívidas? A falta de pagamento do débito que já está na dívida ativa faz com que a Procuradoria realize atos de cobrança para buscar o recebimento do crédito pelo Município.

O que acontece se eu não pagar a dívida ativa?

Penalidades: A inadimplência poderá acarretar o apontamento da dívida nos órgãos de proteção ao crédito, bem como possível penhora de bens e contas bancárias em garantia dos débitos. Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO!

O que fazer quando o IPTU vai para dívida ativa?

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)
  1. Para regularizar, procure a Prefeitura do município onde se localiza o imóvel;
  2. Saiba o valor do seu débito;
  3. Uma guia para pagamento será emitida, e é só pagar para a situação ficar regularizada./li>

Quantos anos dura uma dívida ativa?

A dívida ativa só prescreve se for tributária, como IPTU, IPVA e Imposto de Renda. A Fazenda Pública pode cobrar uma dívida tributária por até cinco anos. Depois disso, a dívida ativa prescreve e não pode haver cobrança judicial.

DÍVIDA ATIVA: saiba o que é e conheça solução!

29 questões relacionadas encontradas

Como se livrar da dívida ativa?

O devedor será protestado em cartório e terá seu CPF negativado no Serasa e SPC e para limpar o nome precisará pagar a dívida e as custas do cartório. Não poderá emitir Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND) .

Quantos anos de IPTU atrasado pode ser cobrado?

O atraso no pagamento do IPTU por mais de 5 anos pode levar à prescrição da dívida. Isso significa que, após esse período, o município perde o direito de cobrar o imposto atrasado. No entanto, é importante destacar que a prescrição depende de vários fatores e pode variar de acordo com a legislação municipal.

É possível parcelar a dívida ativa?

Acesse o portal REGULARIZE e clique em Negociar Dívida > Acesso ao Sistema de Negociações. Na tela inicial do sistema, clique no menu Adesão > Parcelamento. Clique em Avançar e, em seguida, selecione a modalidade de parcelamento que tem interesse. Siga as orientações que aparecerem nas telas seguintes.

Qual o prazo para o IPTU entrar em dívida ativa?

O prazo de prescrição para a dívida do Imposto Predial e Territorial Urbano é de cinco anos, contando a partir do dia da constituição do débito. Caso esse prazo seja ultrapassado sem que o devedor seja citado, a dívida é prescrita.

O que é dívida ativa de imóvel?

Quando se deixa de pagar uma conta para o governo, mesmo dentro das esferas municipais, estaduais ou federais, essa pendência vai para a dívida ativa. Ou seja, ao deixar de pagar dívidas como IPTU, IPVA, multas e taxas obrigatórias, você está com uma dívida com a cidade.

Quando um imóvel pode ir a leilão por falta de pagamento de IPTU?

Caso o proprietário seja notificado pela prefeitura e mesmo assim não pague o IPTU, o imóvel entra em dívida ativa municipal e pode ser levado a leilão para quitar o débito. Em alguns casos, o imóvel pode ser até mesmo penhorado e leiloado em praça pública para pagar a dívida.

Quantos IPTU atrasado pode ser leiloado?

Quantos anos posso ficar sem pagar o IPTU? O atraso no pagamento do IPTU por mais de 5 anos pode levar à prescrição da dívida.

Quanto tempo a prefeitura pode cobrar uma dívida?

Salientou que, segundo precedente do Superior Tribunal de Justiça, em dívidas de natureza não-tributária, aplicam-se as regras do Código Civil , respeitada a regra de transição do Novo Código. Portanto, o prazo prescricional seria de 20 anos.

Quando a prefeitura pode tomar um imóvel?

A legislação indica que quando há inadimplência, a prefeitura da cidade pode executar os bens do proprietário e, até mesmo, promover o leilão do imóvel para o pagamento da dívida. Contudo, o processo para tudo isso acontecer é bem longo. Para que isso aconteça, o proprietário é notificado para quitar a dívida.

Quem não pagar IPTU perde a casa?

Sim, se o proprietário porventura não pagar o IPTU do seu imóvel, pode perdê-lo para penhora e leilão.

Pode penhorar bem de família por dívida de IPTU?

Portanto, o bem de família pode ser penhorado nos seguintes casos: 1) dívida de financiamento para construir ou comprar o imóvel; 2) devedor de pensão alimentícia; 3) dívida de IPTU ou taxas e contribuições de condomínio; 4) o imóvel ter sido hipotecado; 5) o imóvel ter sido comprado com dinheiro decorrente de crimes ...

O que acontece se não pagar IPTU por muitos anos?

Neste caso, a cobrança será efetuada por meio de processo judicial, com as respectivas custas, e o devedor ficará sujeito, no limite, à penhora de bens para quitação do valor devido.

Quais são as consequências da inscrição em dívida ativa?

Após ter o nome na dívida ativa, como qualquer outro débito, o seu nome ficará negativado nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC.

Pode cobrar IPTU com mais de 5 anos?

Quantos anos a Receita pode cobrar imposto atrasado? Por quantos anos a Receita pode cobrar imposto atrasado? A Receita Federal brasileira tem um prazo máximo de 5 anos para a cobrança de impostos atrasados, contados a partir da data de vencimento prevista para o pagamento original dos tributos.

Quantas vezes posso parcelar a dívida ativa?

Modalidade de pagamento dos débitos inscritos em Dívida Ativa em situação amigável ou judicial em até 84 (oitenta e quatro) vezes conforme valor do saldo devedor - Decreto nº 30.416/2009.

Como funciona o parcelamento da dívida ativa?

Para parcelar, não é necessário que os débitos estejam ajuizados. Porém, após o ajuizamento, as CDAs incluídas na mesma execução fiscal devem ser parceladas em conjunto, não sendo possível escolher uma ou algumas para serem parceladas isoladamente. Informe seus dados para adesão ao programa de parcelamento de débitos.

Quanto tempo demora para dar baixa em dívida ativa?

Quanto tempo demora para baixar Dívida Ativa do IPVA? Após realizar o pagamento da dívida é necessário esperar até seis dias para que seja dado baixa na Sefaz. A partir desse período o licenciamento é liberado para pagamento.

Quem paga IPTU vira dono do imóvel?

A Lei autoriza, assim, que o município cobre o IPTU tanto do dono (proprietário) quanto de quem usa o bem há longo tempo (possuidor). Desse modo, podemos afirmar com certeza que apesar de a regra ser o dono pagar o IPTU, não necessariamente o titular no cadastro municipal do IPTU é o dono do imóvel.

Quando IPTU caduca?

Em se tratando de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o prazo prescricional é de cinco anos, contados da data da constituição definitiva do crédito, qual seja, o primeiro dia do exercício fiscal. Decorrido esse prazo, sem que tenha sido citada a parte devedora, impõe-se o reconhecimento da prescrição.

Quem tem direito a ser isento do pagamento de IPTU?

Obs.: De acordo com o Código Tributário Municipal (Lei 1.298/2012), para ser isento de IPTU o contribuinte deve preencher os seguintes requisitos: Ser aposentado, deficiente físico ou viúvo; Possuir apenas um imóvel e residir nele; Ter renda familiar de até 1 salário mínimo e meio.

Artigo anterior
Como secar espinha?
Artigo seguinte
O que deve constar na pulseira de identificação do paciente?