O que acontece quando aciono o seguro?

Perguntado por: Lucas Amorim de Amorim  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)

Então sempre, que ele sofrer um acidente, que seja coberto pelo seguro contratado, e acionar a seguradora, ele deverá arcar com o pagamento da franquia que possuirá um valor fixo. Além dessa opção principal de franquia, podem existir outras em uma mesma apólice.

Como funciona o acionamento do seguro?

Como funciona o acionamento do seguro de carro? A seguradora deve ser contatada em caso de sinistro, seja por conta de uma colisão com perda parcial ou total ou roubo. Normalmente, as seguradoras possuem uma central de atendimento que pode ser acionada 24 horas por dia.

Tem que pagar para acionar o seguro?

Tudo isso quer dizer que, ao acionar o seguro por um sinistro parcial, o usuário precisa pagar sua franquia de seguro para ter o veículo reparado. Porém, se o valor do reparo for menor do que a franquia, a seguradora não arcará com o prejuízo. Até porque, a opção não compensaria ao usuário.

Como funciona acionar franquia do seguro?

A franquia de seguro nada mais é que o valor com que o segurado deve arcar em determinados tipos de sinistro para que a seguradora faça os reparos necessários. Na prática, essa participação obrigatória funciona como um recurso de segurança para as companhias de seguro, resguardando-as contra o mau uso do serviço.

Quem paga a franquia do seguro?

Quem é responsável por pagar a franquia? A franquia deve ser paga pelo segurado quando ele acionar o seguro. Mas, e se ele não foi o causador do acidente? Se a outra pessoa tiver um seguro contra terceiros, pode acionar a seguradora dele para que pague os prejuízos.

QUANDO VOCÊ DEVE ACIONAR O SEU SEGURO?

35 questões relacionadas encontradas

Quando não preciso pagar a franquia do seguro?

As apólices podem variar, mas, entre os casos mais comuns nos quais não é preciso pagar a franquia, estão: Acidente com perda total. Em caso de danos morais e materiais a terceiros, sendo o segurado o culpado pelo acidente. Se tiver o veículo roubado ou furtado e ele não for encontrado.

Porque tem que pagar franquia de seguro?

Sabendo que o seguro não cobrirá todos os custos com o conserto caso você cause um acidente ou danos em seu veículo, é possível afirmar que você terá muito mais cuidado ao conduzi-lo. Sendo assim, a franquia tem como objetivo garantir que os segurados tenham mais zelo e cuidado ao conduzir o veículo.

Precisa pagar franquia em caso de roubo?

Basta, apenas, preencher o documento que registra a transferência de propriedade do veículo. No entanto, se seu veículo foi furtado ou roubado e, dentro do período de 5 a 7 dias foi encontrado, com avarias que necessitem de reparo, você precisará pagar a franquia para que o seguro realize tais consertos.

O que precisa para dar entrada no seguro do carro?

Documentos solicitados em caso de sinistro
  1. Cópias do RG e CPF;
  2. Cópia do comprovante de residência;
  3. Cópia da carteira de habilitação;
  4. Cópia do boletim de ocorrência;
  5. Cópia do prontuário médico, caso tenha ocorrido atendimento médico;
  6. Cópia do documento do carro do segurado;

O que precisa para acionar o seguro para terceiros?

Para acionar a cobertura de terceiros do seu seguro, é preciso que você assuma e seja culpado pelo acidente. O motivo é simples: não tem sentido a sua seguradora pagar o conserto do carro de um terceiro sendo que você não é o culpado. E não se esqueça: acionar a cobertura de terceiros causa perda da classe de bônus.

Quando acionar seguro para terceiros paga franquia?

Uma dúvida comum aos motoristas é se é necessário pagar uma franquia quando o seguro contra danos a terceiros é acionado. A resposta é categórica: não.

Qual o prazo para acionar o seguro em caso de colisão?

Como vimos nesse artigo, o segurado dispõe de um período de 1 ano para acionar o seguro em caso de colisão. O prazo é o mesmo para o registro do boletim de ocorrência. Já o terceiro ou beneficiário possui um prazo de 3 anos. De qualquer forma, sempre tente acionar o seguro o mais rápido possível.

Quanto tempo tem para acionar o seguro do carro?

Para reclamar sua pretensão junto à seguradora, o segurado tem o prazo de 01 ano contado a partir da ciência do sinistro ou, no caso de responsabilidade civil, a partir da data em que foi citado para responder à ação ou da data que pagou os prejuízos ao terceiro.

Quantas vezes o seguro pode ser acionado?

1. Quantas vezes posso acionar o seguro? No caso de colisão pode acionar quantas vezes for necessário, no carro do segurado. No caso de terceiro precisa observar o que você contratou na apólice, exemplo: Contratou 100 mil pra terceiro e já teve uma colisão e gastou 50 mil com terceiro, só tem direito a mais 50 mil.

O que é franquia de roubo?

Em casos de roubo e furto do veÍculo, por exemplo, as seguradoras não podem cobrar franquia ao segurado. Franquia é o valor em que o segurado deverá arcar em casos de sinistro.

Como funciona o seguro em caso de roubo?

O seguro funciona da seguinte maneira: em caso de roubo ou furto, você é indenizado pelo valor acordado previamente, que pode ser o valor de mercado referenciado ou outro pactuado entre você e a seguradora. Mas lembre-se que algumas seguradoras só reconhecem o seguro contra roubo se a perda é total.

O que a seguradora faz quando o carro é roubado?

Todas às vezes que um seguro é acionado e paga uma indenização integral, seja por motivo de perda total em uma colisão ou incêndio, ou em um caso de furto, ou roubo. A partir do momento que a indenização é paga ao cliente, o carro passa a ser da seguradora.

O que é uma franquia de seguro?

A franquia de seguro é a participação financeira obrigatória do segurado para ajudar a seguradora a arcar com os custos de determinado conserto. Esse mesmo conceito aplica-se caso você tenha um sinistro com a sua residência. O valor da franquia estará discriminado em sua apólice.

Quando o seguro não cobre?

O que o seguro não cobre

O seguro do veículo protege apenas o casco, ou seja, a estrutura geral que inclui chassi, carroceria, motor e caixa. Acessórios - como aparelhos de som e DVD - e equipamentos adicionais - como rodas esportivas e kit Gás Natural Veicular (GNV) - bem como blindagem ficam de fora dessa conta.

Como saber se uma franquia vale a pena?

Vale a pena abrir uma franquia? 5 fatores que você precisa analisar
  • Valor de investimento inicial. ...
  • Retorno sobre o investimento (ROI) ...
  • Suporte oferecido pelo franqueador. ...
  • Condições do mercado atual. ...
  • Modelo já definido.

Como funciona o seguro quando batem no carro?

Bateram no meu carro, quem vai arcar com o prejuízo? Nessa situação é necessário entender que o autor da batida é o responsável pelos prejuízos. Assim, se ele possuir um seguro auto, sua seguradora poderá ser obrigada a pagar os danos materiais e físicos causados aos outros motoristas envolvidos na batida, como você.

Quem escolhe a oficina em caso de colisão?

Escolha da oficina

A oficina quem escolhe é o cliente. Não caia em armadilhas. Independentemente de você ser segurado ou terceiro, é seu direito escolher sua oficina de confiança. (Artigo 6º, II, Lei 8.078/90).

Qual o prazo para a seguradora pagar um sinistro?

A liquidação dos sinistros deverá ser feita num prazo não superior a 30 dias, contados a partir da entrega de todos os documentos básicos apresentados pelo segurado ou beneficiário(s).

Como funciona a franquia para terceiros?

Franquia é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da sua marca, patente, produtos ou serviços. Abrir uma franquia tem sido comum para pessoas que querem empreender ou ampliar o seu negócio.

Como funciona o seguro contra terceiros?

O seguro de carro para terceiros indeniza, dentro do valor estipulado na apólice, os danos que você causou em outro carro ou até em outras pessoas, como pedestres. Com esse seguro é possível acionar a seguradora para custear o conserto desse carro ou da indenização, poupando que você tenha gastos inesperados.

Artigo anterior
Qual é a importância da transporte?
Artigo seguinte
Qual é a melhor gordura saturada ou insaturada?