O que acontece na fase da infância?

Perguntado por: Adriana Iris Pinto de Cunha  |  Última atualização: 16. April 2025
Pontuação: 5/5 (67 avaliações)

A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos.

Quais são as características da fase da infância?

- Infância: é a fase que vai desde o nascimento até os onze anos de idade. Ela é um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc.

O que mais acontece durante a infância?

Nesse período, o desenvolvimento cerebral ocorre em uma velocidade incrível: as células cerebrais podem fazer até 1.000.000 de novas conexões neuronais a cada segundo – uma velocidade única na vida. Essas conexões formam a base das estruturas que dão sustentação à aprendizagem ao longo da vida.

Quais são as etapas da infância?

Ao todo, três etapas formam a vida infantil, são elas: a fase da primeira infância, que compreende desde o nascimento do bebê até os dois anos de idade; a fase da segunda infância — também conhecida como etapa pré-escola — que engloba dos três aos cinco anos e a fase da terceira infância, ou idade escolar, que tem ...

Quais são as mudanças que ocorrem na infância?

Começam a aprender a socialização e a abandonar o egocentrismo e passam a compreender que suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. Tem início o processo chamado identificação, em que os exemplos passam a ser imitados e incorporados ao arsenal comportamental da criança.

Primeira infância (até 6 anos) exige convivência olho no olho | Daniel Becker

21 questões relacionadas encontradas

Como é a infância nos dias de hoje?

Atualmente infância é reconhecida como uma parte essencial para o desenvolvimento humano e a educação infantil tem um papel fundamental no desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças; contribuindo assim, para que elas sejam formadas como cidadãs participativas na sociedade em que convivem.

O que é o conceito de infância?

Segundo a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a carta magna internacional assinada pelo Brasil em 1990, entende-se por infância o período de vida de todo indivíduo com menos de dezoito anos de idade, “salvo se, em virtude da lei que lhe seja aplicável, tenha atingido antes a maioridade”.

Quais são os 4 marcos do desenvolvimento infantil?

Marcos do desenvolvimento infantil: a importância da intervenção...
  • Sinais do autismo. Fique atento a determinados sinais como o momento de começar a falar, andar, interagir com o meio externo. ...
  • Marcos de linguagem. 3 meses: gritos e choro. ...
  • Marcos de desenvolvimento social. ...
  • Marcos motores.

Qual é a melhor fase da criança?

Qual é a melhor fase da criança? Primeira infância: a fase mais importante do desenvolvimento infantil. A primeira infância é um período fundamental e completamente decisivo na formação do ser humano, e as experiências nele vividas impactam diretamente em seu potencial ao longo de toda a vida.

O que acontece na infância reflete na vida adulta?

Durante seu desenvolvimento, ao ampliar conhecimentos a pessoas, torna-se capaz de fazer novas escolhas, que estarão em maior acordo com suas novas percepções e consciência. Assim, torna-se mais segura e confiante de si mesma, podendo ser observada e reconhecida como uma pessoa madura.

Porque a infância e a melhor fase da vida?

É uma fase crucial para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, e é responsável por construir a base para a saúde, o aprendizado e o bem-estar ao longo da vida.

Como a infância têm impactos psicológicos em nossas vidas?

O desenvolvimento emocional na infância direciona as nossas vidas, afetando os rumos que tomaremos e as escolhas que faremos. Esse etapa tão primordial começa ainda nos primeiros dias de vida. Por isso, a forma como crescemos e em que condições isso acontece pode definir quem seremos no futuro.

Quais são as 3 Infancias?

Fase da Primeira Infância Do nascimento até os 4 anos de idade. Fase Pré-escolar (período edipiano) Abrange dos 4 aos 6 anos de idade. Fase da Segunda Infância (período de latência) Dos 6 anos até a puberdade. Fase da Adolescência (da puberdade até a idade adulta) Dos 10 até os 18 anos.

Por que a infância é tão importante na nossa vida?

A primeira infância é uma fase crucial para o desenvolvimento humano. Durante esse período, as crianças aprendem a se comunicar, a pensar, a sentir emoções e a interagir com o mundo ao seu redor. Essa fase é responsável por construir a base para a saúde, o aprendizado e o bem-estar ao longo da vida.

O que é mais importante na primeira infância?

O desenvolvimento psicossocial, cognitivo e das conexões neurais, junto com a consciência da existência de regras são os pontos mais relevantes, exclusivos da primeira infância e fundamentais para a formação da criança e do adulto que será no futuro.

Como descrever o desenvolvimento infantil?

O desenvolvimento infantil é complexo e abrange aspectos cognitivos, orgânicos, motores, emocionais e sociais. Devido a esse contexto, as crianças são seres com diferentes necessidades ao longo de sua evolução biológica. Por isso, é normal surgirem questionamentos por parte de pais e educadores.

Qual a idade que a criança mais aprende?

Do quarto ao sexto ano de idade, a criança está cada vez mais esperta, atenta ao mundo ao redor e aprendendo tudo muito rapidamente.

Qual é a fase da primeira infância?

A primeira infância é o período que abrange os primeiros 6 (seis) anos completos ou 72 (setenta e dois) meses de vida da criança. São nos primeiros anos de vida que ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva.

O que é infância Para Vygotsky?

De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

O quê Piaget fala sobre o desenvolvimento infantil?

Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.

O que Jean Piaget fala sobre as 4 fases do desenvolvimento infantil?

Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.

O que é a infância para a psicologia?

A infância é o período em que as pessoas começam a ter contato com outras pessoas, fora do ambiente familiar, e têm a oportunidade de desenvolver a própria personalidade, conhecer o que sente e compreender a sua identidade como um indivíduo.

Qual é a diferença entre criança e infância?

acordo com o dicionário Aurélio, criança é ''ser humano na fase da infância, que vai do nascimento à puberdade'', e infância ''período do desenvolvimento do ser humano, que vai do nascimento ao início da adolescência; meninice, puerícia'' (FERREIRA, 2004).

O que é infância na pedagogia?

A infância é o período da vida em que o indivíduo começa a sentir, a pensar, a agir e a se relacionar. Pode-se dizer que é a fase da vida quando iniciam os aprendizados e as descobertas. Desde a Antiguidade, vários pensadores buscam entender o significado de infância.

Artigo anterior
O que comer quando está com a pressão alta?
Artigo seguinte
Qual doença é confundida com autismo?