O que acontece em um terreiro de candomblé?

Perguntado por: Mara Íris Nogueira Lopes  |  Última atualização: 20. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (58 avaliações)

Resumo. O terreiro de candomblé apresenta-se como espaço de concentração e emanação de ase (a forca sagrada que está na base da vida), de presentificacão do sagrado, de preservação e materialização da memória ancestral.

O que se faz no terreiro de candomblé?

Nos rituais do Candomblé são feitas oferendas, geralmente comidas típicas, acompanhadas de batuques e dança. Os iniciados entram em uma espécie de transe e dançam de acordo com os seus "Orixás de cabeça", ou seja, o Orixá que guia a vida de cada pessoa.

O que não é permitido no Candomblé?

Não tomar banho de mar. Não entrar em cemitério. Não dormir com os pés para porta da rua. Não tomar bebida alcoólica.

Como funciona a religião Candomblé?

O candomblé propõe uma relação bastante individualizada entre o fiel e o orixá que é seu patrono. Com isso, sua diversificada mitologia fornece um instrumento a partir do qual organizar e compreender melhor a diversidade dos homens e de suas ações no mundo e orientar o comportamento das pessoas.

Quem é do candomblé acredita em Deus?

A crença do Candomblé é baseada no monoteísmo, embora alguns defendam a ideia de culto a vários deuses, cada nação do Candomblé cultua apena um deus. Existem três nações candomblecistas e cada uma cultua um deus. A nação Ketu cultua Olorum, a nação Bantu, NZambi e a nação Jeje cultua Mawu.

História, mitos e verdades sobre a religião do Candomblé

34 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre o candomblé e Umbanda?

No culto do Candomblé, os orixás incorporam nos participantes do culto através da invocação, o ambiente é bem sonoro, com fiéis cantando músicas da religião. Para os umbandistas, os espíritos são pessoas que já faleceram e voltam à terra para praticar o bem e a caridade.

O que é pecado para o candomblé?

A infelicidade, a doença, o erro não são vistos no Candomblé como “pecado”, mas sim como desarmonia. Por isso, quando algo errado acontece na vida de alguém, são necessários rituais que novamente harmonizem o fiel com o seu Orixá.

Como saber se sou do candomblé?

Como saber seus Orixás

No Candomblé, um recurso comum é jogar os búzios para identificar o Orixá. A validade do jogo de búzios em um terreiro de Candomblé é proporcional ao quanto você deposita de confiança naquele sacerdote. O jogo de búzios, porém, não é um fundamento da religião da Umbanda.

Porque o sacrifício de animais no candomblé?

Sacrifica-se para ter a vida, é uma troca. Se o animal não é passado no corpo, ele serve para dar de comer para as pessoas do terreiro. Há então outros tipos de sacrifício que não o que é passado pelo corpo. As vezes o animal não é sacrificado, ele é colocado na mata, enterrado.

Quem incorpora no candomblé?

O candomblé não pode ser igualado à umbanda. No candomblé, não há incorporação de espíritos, já que os orixás que são incorporados são divindades da natureza; enquanto na umbanda, as incorporações são feitas através de espíritos encarnados ou desencarnados em médiuns de incorporação.

Qual é o símbolo do candomblé?

Ofá é um arco e flecha; arma sagrada usada por Oxóssi, entidade das religiões afro-brasileiros, sincretizada em alguns estados como São Sebastião.

Como é feita a iniciação no candomblé?

De um modo geral, as pessoas não pedem para ingressar no candomblé: são convocadas. Em alguns casos, a mãe de santo, ao jogar búzios, recebe a mensagem de que aquele indivíduo precisa participar da religião. Porém o jeito mais comum desse recado ser dado é quando o cidadão “bola no santo”.

O que acontece em um terreiro?

No candomblé, não é comum a prática de incorporação ou da mediunidade. Os rituais em terreiros são espécies de festas em oferta, com comida farta, música e dança, o que na crença dessa religião atrai os espíritos ancestrais e os orixás.

O que saber antes de ir em um terreiro?

Elencamos alguns pontos do que você verá ao adentrar um local sagrado de Umbanda.
  1. Roupas e sapatos. Quanto as vestimentas é só seguir uma regra básica, a do bom senso. ...
  2. Ao chegar no templo. ...
  3. Postura dentro do terreiro. ...
  4. Defumação e Marafo. ...
  5. Espaço do Congá ...
  6. Ponto Riscado. ...
  7. Cantos, toques e danças.

Quanto custa para se iniciar no Candomblé?

O valor da Iniciação é 15.000.

Por que tem que raspar o cabelo no Candomblé?

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé. Ao todo, Flora precisará ficar dentro do terreiro por 21 dias, sem sair para nada.

Como saber qual é meu santo?

Jogo de búzios: O jogo de búzios é amplamente utilizado como uma prática comum para identificar o orixá pessoal. Por meio da leitura dos búzios, o babalorixá ou iyalorixá recebe mensagens e orientações dos orixás, revelando qual é a divindade que está vinculada ao indivíduo.

Como é o nome de Jesus no candomblé?

É tudo isso. Se Oxala é Jesus ou não, pouco importa, uma vez que um se funde no outro. E se Oxalá é inalcançável tamanha grandeza e luz, Jesus se fez palpável através da encarnação, sofreu como muitos de nós, era divino e humano ao mesmo tempo, mas não era e nem é Deus.

Quem protege no candomblé?

Os Orixás são guardiões das forças e energias da natureza. São enviados por Olorum para a preservarem e protegerem. A conscientização ambiental é um dos principais dogmas do Candomblé.

Quem é Jesus para a Umbanda?

O evangelho de Jesus Cristo é uma das suas referências morais por meio de valores como caridade e fraternidade – o próprio Cristo é uma figura de destaque na figura do orixá Oxalá. A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.

Qual é a entidade mais forte da Umbanda?

Exu, a pedra primordial da teologia iorubá.

Quais são os santos do Candomblé?

Orixás no candomblé
  • Exu;
  • Ogum;
  • Oxóssi;
  • Logun-Edé;
  • Xangô;
  • Oxumarê;
  • Obaluaê;
  • Ossaim;

Pode ser da Umbanda e acreditar em Deus?

A Umbanda é uma religião eminentemente espiritista e espiritualizadora. Portanto, a fé professada pelos seus praticantes, médiuns em sua maioria, exige uma crença forte em Deus e na existência do mundo espiritual que interage o tempo todo com o plano material.

Artigo anterior
Como usar duas telas em um notebook?
Artigo seguinte
Qual a importância do sistema financeiro para economia?