O que acontece depois da indisponibilidade de bens?

Perguntado por: Irina Guerreiro de Garcia  |  Última atualização: 23. März 2025
Pontuação: 5/5 (51 avaliações)

A indisponibilidade de bens atinge a alienação e a oneração de todos os bens do indivíduo e, a partir disso, quem adquiri-los não poderá invocar o benefício jurídico de ser contratante de boa fé.

O que fazer após a indisponibilidade de bens?

Como retirar a indisponibilidade dos bens para efetuar o registro da escritura? Primeiramente deve apurar se a compra foi feita de boa-fé, sendo de boa-fé terá que pleitear uma autorização judicial para que seja autorizado o registro. Quem deve autorizar é o mesmo juiz que determinou a indisponibilidade dos bens.

Quanto tempo vale a indisponibilidade de bens?

O art. 7º da Lei 8.429/92 não prevê prazo de duração da indisponibilidade de bens.

Tem como anular a indisponibilidade de bens?

No sistema Indisponibilidade (www.indisponibilidade.org.br) é possível incluir, cancelar e consultar indisponibilidade de bens dos devedores trabalhistas na Central Nacional de Indisponibilidade de Bens.

Quais são os efeitos da decretação de indisponibilidade para o executado?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou que os bens do devedor fiquem bloqueados, a fim de garantir que o patrimônio seja preservado e que os bens não sejam desviados.

Saiba como a Central Nacional de Indisponibilidade de bens pode te ajudar na Execução

17 questões relacionadas encontradas

Pode vender imóvel com indisponibilidade?

A venda de um imóvel com indisponibilidade acontece como qualquer outra, sendo que, é lavrada a escritura de venda e compra. A única diferença é que a escritura não será registrada, o comprador deverá aguardar a baixa da indisponibilidade para conseguir o registro.

Qual a diferença entre penhora e indisponibilidade?

A indisponibilidade, por si só, não tem o condão de impedir a penhora e sua averbação para satisfazer outras dívidas do executado. Caso contrário, enquanto tramitasse a ação, estaria o patrimônio, sobre o qual fora decretada a indisponibilidade, livre de qualquer execução, em prejuízo a outros credores.

É possível penhorar imóvel com indisponibilidade?

1. A indisponibilidade de bens impede que o devedor deles disponha voluntariamente. Não há impedimento para que haja a penhora sobre eles decorrente de ordem judicial em processo diverso.

Pode lavrar escritura com o imóvel com indisponibilidade?

A existência de comunicação de indisponibilidade não impede a lavratura de escritura pública representativa de negócio jurídico tendo por objeto a propriedade ou outro direito real sobre imóvel de que seja titular a pessoa atingida pela restrição, nessa incluída a escritura pública de procuração, devendo constar na ...

Para que serve a certidão de indisponibilidade de bens?

Na prática, a CNIB realiza verdadeiro rastreamento de todos os bens que o atingido pela indisponibilidade possui em território nacional, evitando a dilapidação do patrimônio, constituindo-se, ademais, em importante ferramenta no combate ao crime organizado e na recuperação de ativos de origem ilícita.

Quais são os requisitos para a decretação da indisponibilidade de bens?

Para obter a decretação de indisponibilidade de bens em execuções fiscais, a Fazenda Pública terá de comprovar ao juiz o esgotamento de diligências em busca de bens penhoráveis.

O que significa cancelamento de indisponibilidade de bens?

O bloqueio de indisponibilidade somente será cancelado se houver o pagamento da dívida, se requerida pelo devedor, ou a requerimento do arrematante, caso o bem tenha sido penhorado e levado a leilão em outro processo, incluindo este no procedimento de limpeza de matrícula, assim como ocorre com as penhoras.

Quais os requisitos para indisponibilidade de bens?

Contudo, a indisponibilidade de todos os bens depende do preenchimento dos seguintes requisitos: (i) citação do executado; (ii) inexistência de pagamento ou de oferecimento de bens à penhora no prazo legal; e (iii) não localização de bens penhoráveis após esgotamento das diligências (REsp 1377507).

O que significa averbação de indisponibilidade?

Com o bloqueio da transferência (averbação da indisponibilidade), o comprador, mesmo tendo pago a totalidade do imóvel, fica impedido de registrar sua compra e vender o bem, caso seja de seu interesse, já que a indisponibilidade impede a outorga de escritura de compra e venda.

O que significa indisponibilidade de bens CNIB?

“A Central Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB), instituída nos termos do Provimento nº 39/2014 do CNJ, tem por finalidade a recepção e divulgação, aos usuários do sistema, das ordens de indisponibilidade que atinjam patrimônio imobiliário indistinto, assim como direitos sobre imóveis indistintos, e a recepção ...

O que vem depois do Infojud?

Então, quando o BACENJUD, o RENAJUD e o INFOJUD mostram-se insuficientes para os fins de busca de patrimônio, o Judiciário deve operacionalizar o Cadastro Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB).

O que acontece se não registrar a escritura do imóvel?

Sem o imóvel registrado, o comprador não passa de um mero possuidor do imóvel, sem poderes para vendê-lo.

O que acontece se não tiver escritura de imóvel?

Falta de garantia quanto à procedência do imóvel

Quando alguém compra um imóvel sem escritura fica sem nenhum tipo de garantia quanto à procedência da casa ou apartamento. Sem esse documento não tem como saber de onde esse imóvel surgiu, se foi invadido, transferido para outra pessoa ou até mesmo penhorado.

O que impede a escritura de um imóvel?

Dívidas com o banco

As dívidas são impedimentos bem comuns nesse processo. Se o vendedor usou o imóvel como garantia para um empréstimo e ainda não quitou essa dívida, o novo comprador não conseguirá registrar o imóvel. Ou seja, só será possível concluir o processo de registro após o pagamento total da dívida.

Qual a diferença entre indisponibilidade de bens e arresto?

“A indisponibilidade cautelar, diferentemente do arresto, da inalienabilidade e da impenhorabilidade, legal ou voluntária, atinge todo o patrimônio do devedor, e não um bem específico, não vinculando, portanto, qualquer bem particular à satisfação de um determinado crédito”, explicou a ministra.

Qual imóvel não pode ser penhorado?

De acordo com a lei nº 8.009, de 29 de março de 1990, o imóvel único da família (a casa em que a família reside) não pode ser penhorado, o art.

O que acontece se eu não tiver bens para penhorar?

O que acontece se o réu não tiver bens penhoráveis? Após fazer a avaliação de tudo o que há em posse do réu e não for possível identificar nenhum recurso passível de penhora, o juiz realiza a suspensão da execução por um ano.

Como conseguir a certidão de indisponibilidade de bens?

A ARISP disponibiliza ao Judiciário dois sistemas, para acesso com Certificado Digital: www.penhoraonline.com.br e www.indisponibilidade.org.br. No sistema Penhora Online (www.penhoraonline.com.br) é possível solicitar averbação de Penhora, Arresto e Sequestro; pesquisar ou pedir certidão; e consultar respostas.

Quais bens não penhoráveis?

Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados. Certos bens também podem ser declarados pelo executado, de forma voluntária, para que não sejam penhorados.

O que é indisponibilidade de bens na matrícula do imóvel?

A indisponibilidade é, portanto, a restrição do poder de o proprietário de dispor da coisa (vendê-lo ou onerá-lo). Ela impede que o proprietário venda o imóvel, por exemplo.

Artigo anterior
Quais são as principais funções do nervo vago?
Artigo seguinte
O que é um prisma de base triangular?