O que acontece com o uso excessivo de adubos inorgânicos?

Perguntado por: Alice Diana Leal  |  Última atualização: 16. Februar 2025
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

Isso é extremamente importante, pois o uso excessivo de adubos inorgânicos pode causar desastres ambientais, como mudança na composição química do solo, tornando-o menos produtivo e, em longo prazo, causando danos ao ecossistema.

O que acontece se adubar demais?

Maiores dosagens de fertilizantes se tornam um limitante para o desenvolvimento da cultura. Em outras palavras, doses elevadas podem causar toxidez nas plantas. O excesso de determinado nutriente também pode levar à não absorção dos demais, causando sintomas de deficiência.

Que problemas podem causar o excesso de adubação?

Desse modo, a maioria dos produtores usa fertilizantes além das necessidades das plantas, o que acarreta prejuízos econômicos, mas também ocasiona sérios problemas ambientais (contaminação do solo) e também produtivos, pois o excesso de fertilizantes leva ao desequilíbrio do solo e da planta.

Qual o impacto do fertilizante inorgânico?

Os fertilizantes inorgânicos podem gerar resíduos e seu uso excessivo pode provocar danos ao solo. Além disso, geralmente os fertilizantes orgânicos precisam de menos energia para sua elaboração e podem exigir um menor esforço econômico por parte do agricultor.

Quais são as consequências da aplicação excessiva de fertilizantes?

A aplicação excessiva de fertilizantes nitrogenados na agricultura pode acarretar alterações no solo e na água pelo acúmulo de compostos nitrogenados, principalmente a forma mais oxidada, favorecendo a proliferação de algas e plantas aquáticas e alterando o ciclo do nitrogênio, representado no esquema.

Isso acontece se você colocar ADUBO DEMAIS! (Adubos minerais)

31 questões relacionadas encontradas

O que o excesso de nitrogênio pode causar?

O excesso de nitrogênio nos vegetais

Por estar diretamente relacionado à síntese de proteínas e ao crescimento, as plantas apresentam crescimento anormal, com acúmulo de massa verde e provável estiolamento. De um lado, crescimento vegetativo acelerado e anormal, do outro, desenvolvimento reprodutivo lento e minimizado.

Quais são os impactos ambientais provocados pelo uso contínuo de adubos químicos como o NPK?

A maior parte dos fertilizantes aplicados penetra diretamente no solo, mas uma parte é levada pelo processo de lixiviação. Como resultado, os compostos químicos presentes nos fertilizantes causam a contaminação de rios, lagos e lençóis freáticos.

O que são adubos inorgânicos?

Ao contrário do adubo orgânico, a adubação inorgânica é desenvolvida com base na extração mineral, misturando todos os nutrientes necessários às plantas, como potássio, fósforo, nitrogênio, entre outros. Portanto, ela não é natural, como o tipo anterior.

Qual a diferença de adubos orgânicos e inorgânicos?

Os adubos orgânicos são aqueles formados por matéria de origem animal e vegetal. Já os adubos inorgânicos são obtidos a partir de extração mineral ou refino de petróleo.

Quais são os fertilizantes inorgânicos?

Os inorgânicos mais comuns levam fertilizantes minerais, como nitrogênio, fósforo, potássio, fosfato, magnésio ou enxofre. A maior vantagem desses tipos de fertilizantes está no fato de conterem grandes concentrações de nutrientes que podem ser absorvidos quase que instantaneamente pelas plantas.

Como corrigir excesso de adubação?

Diminua a quantidade de fertilizantes no solo fazendo uma lixiviação com água. Verta grandes quantidades deste líquido em redor das raízes para que as substâncias penetrem mais no solo, indo para além das raízes. Deixe a mangueira depositar a água na base da planta por um mínimo de 30 minutos.

O que causa o excesso de fósforo nas plantas?

Outro sintoma é o menor crescimento da planta, como decorrência de raízes pouco desenvolvidas. No plantio, o excesso de fósforo na cova ou sulco reflete, indiretamente, ao interferir na absorção ou no transporte, para a parte aérea, do cobre, ferro, manganês e zinco.

O que causa o excesso de fósforo na planta?

Fósforo (P)

As folhas mais jovens tornam-se de cor verde escura, finas e menores e também podem apresentar clorose seguida de necrose nas extremidades. Ocorre também redução do tamanho dos bulbos. O excesso de P pode causar deficiências induzidas de micronutrientes, especialmente de zinco e cobre.

Quais são os 4 tipos de fertilizantes?

Veja os principais tipos a seguir:
  1. Fertilizante orgânico. Formado por materiais de origem animal e vegetal, podendo ser introduzidos após moídos ou decompostos. ...
  2. Fertilizante mineral. ...
  3. Fertilizante organomineral. ...
  4. Biofertilizante.

O que causa o excesso de enxofre nas plantas?

Os sintomas de excesso de enxofre nas plantas, por sua vez, também podem resultar em clorose nas folhas novas, além de necrose e desfolhamento. As folhas tendem a ser pequenas e a planta apresentará internódios curtos. Porém o excesso de S não é um problema comum.

Pode adubar toda semana?

Se estão começando a dar sinal de que precisam, é hora de adubá-las: — Em geral, a horta precisa ser regada a cada três meses, o gramado duas vezes por ano e as plantas que dão flor uma vez por mês. Exceto orquídeas, que devem ser adubadas uma vez por semana — explica a paisagista Carol Costa.

Pode misturar adubo orgânico com adubo químico?

“O diferencial dele é o ganho de produção. Quando a gente mistura matéria orgânica, ou adubo orgânico com o adubo químico, ocorre um sinergismo e a produção aumenta.

Quais são as desvantagens do adubo orgânico?

Também têm os seguintes inconvenientes: Como fonte diluída de nutrientes, quando comparados com os fertilizantes inorgânicos, transportando grandes quantidades de fertilizante, incorre em custos mais elevados, especialmente com chorume e estrume.

Quais as características dos fertilizantes inorgânicos?

Os fertilizantes inorgânicos são, caracteristicamente, de rápida acção e baixo custo. No entanto, alguns fertilizantes, como os baseados em amónia, podem acidificar o solo numa utilização a longo prazo.

Qual a origem dos fertilizantes inorgânicos?

Os adubos químicos são manipulados em laboratório e, geralmente, de origem mineral, derivados de rochas e petróleo e extraídos de minas de carvão, com exceção dos nitrogenados.

Qual o adubo mais completo?

Esterco bovino

É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes.

O que os compostos inorgânicos fazem?

Dissolve diversas substâncias e é a base de diversas reações químicas e biológicas.

Como você pode identificar o excesso de nutrientes no solo?

Folhas murchas, secas ou enrugadas

Isso porque a aparência das folhas são indicativos da saúde do seu solo. Por exemplo, quando ela apresenta folhas murchas, secas ou enrugadas, pode ser um indicativo do excesso de nutrientes. Além disso, você pode ampliar essa perspectiva para diagnosticar outros tipos de problema.

Como os fertilizantes poluem o solo?

Os fertilizantes contêm em sua composição nitratos e fosfatos, e uma vez lançados nas lavouras são posteriormente arrastados com a água das chuvas para o leito dos rios ou se infiltram no solo, indo para os lençóis freáticos e mananciais.

Quanto tempo leva para a planta absorver o adubo?

A velocidade de absorção foliar dos diferentes nutrientes é variável. O potássio, os elementos secundários e os micronutrientes são absorvidos em períodos de horas até 1 dia; já a velocidade de absorção do fósforo é mais lenta.

Artigo anterior
Qual o valor de uma medalha de ouro olímpica?
Artigo seguinte
Quantas sessões de depilação a laser precisa?