O que acontece com excesso de enxofre nas plantas?

Perguntado por: Ivan Afonso Martins Garcia Tavares  |  Última atualização: 15. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (18 avaliações)

Os sintomas de excesso de enxofre nas plantas, por sua vez, também podem resultar em clorose nas folhas novas, além de necrose e desfolhamento. As folhas tendem a ser pequenas e a planta apresentará internódios curtos. Porém o excesso de S não é um problema comum.

O que o enxofre causa nas plantas?

Principais funções do Enxofre:

Auxilia a planta na defesa contra pragas e doenças. Importante componente para as proteínas. Melhora a qualidade nutritiva dos cereais. Eleva a produção de colmos e o teor de sacarose na cana-de-açúcar.

O que faz o enxofre na planta?

Promove o melhor aproveitamento do nitrogênio pela planta

fixação de nitrogênio do ar e sua incorporação nos aminoácidos: o enxofre está envolvido na redução de nitrato em aminoácidos, portanto, a ausência desse nutriente ou a sua presença em baixa quantidade prejudica esse processo.

Qual a dosagem de enxofre para plantas?

Na maioria das culturas, a necessidade de enxofre gira em torno de 10 kg a 30 kg/ha. Mas existe diferença da necessidade entre leguminosas e gramíneas. Normalmente, as leguminosas são mais exigentes quando comparada às gramíneas.

Quais pragas O enxofre combate?

O oídio do cajueiro, doença que na última década vem devastando pomares em todo o País, pode ser controlado com a aplicação de enxofre – um produto inócuo à saúde humana e ao meio ambiente e apropriado para cultivos orgânicos.

SÉRIE NUTRIENTES: ENXOFRE funções, sintomas de deficiência e fertilizantes para correção

34 questões relacionadas encontradas

Quais plantas gostam de enxofre?

Em algumas culturas, a exigência de enxofre pode ser maior que o fósforo (P). Como é o caso do rabanete, cebola, pimenta, algodão, feijão, soja entre outras. O enxofre também está associado a características relacionas a qualidade dos alimentos como o odor e o sabor.

Pode pulverizar enxofre nas plantas?

Descrição. INDICAÇÃO : ENXOFRE DIMY é indicado para o controle de ácaros e também possui efeito nutricional nas plantas. MODO DE USAR: Misturar 30g do produto em 10 litros de água. PRECAUÇÕES : Não aplicar o produto nas horas mais quentes para evitar a queima das folhas.

Pode usar enxofre em todas as plantas?

Todas as plantas precisam de enxofre para completar o seu ciclo reprodutivo, uma vez que ele é um dos macronutrientes essenciais. Para a maioria das culturas agrícolas a necessidade de enxofre a ser fornecido via adubação varia de 10 kg a 30 kg/ha.

Qual a quantidade de enxofre por litro de água?

Usar 3 gr para 1 lt de água, preparar a calda e aplicar ao entardecer. Para controle efetivo, faça três pulverizações em intervalo de 3 dias, depois faça aplicações de controle em período de 7/7 dias, depois recomenda-se ao menos uma aplicação por mês.

Quando pulverizar com enxofre?

Pulverizar as folhas, evitando aplicar das 9h às 16h, para evitar queimas pelo sol. Atenção: Por se tratar de uma solução com nutrientes não recomendamos guardar a diluição, devido ao risco de contaminação fora da embalagem original.

O que substitui o enxofre nas plantas?

Além disso, o selênio se comporta de forma muito semelhante ao enxofre, e as plantas não distinguem entre os dois nutrientes e, dessa forma, o selênio pode substituir o enxofre em muitas proteínas e enzimas da planta.

Para que o enxofre é indicado?

Ajuda a defesa do corpo. Outra grande vantagem do enxofre é que ele possui ação anti-inflamatória, além de ser antioxidante. Isso significa que combate os radicais livres e ainda aumenta a defesa do corpo contra agentes invasores, prevenindo, por exemplo, a gripe. Além disso, o mineral ajuda a desintoxicar o organismo.

Como diluir o pó de enxofre?

O enxofre é uma molécula apolar, portanto, em que ele se dissolve? Não em água, mas a solubilidade é razoável (cerca de 25g/L) em acetona. Outros solventes apolares podem ser usados: dissolva um pouco de enxofre no solvente, e deixe apenas o sobrenadante evaporando em um béquer ou vidro de relógio.

Como saber se a planta precisa de enxofre?

Como saber se a planta precisa de enxofre? Sintomas como o baixo desenvolvimento de folhas novas, folhas amareladas e a morte delas podem ser indicativos de deficiência de enxofre. No entanto, é recomendável realizar uma análise de solo e consultar um especialista em cultivo, para uma avaliação precisa.

Qual o problema do enxofre?

Exposição humana e efeitos na saúde

O composto irrita o nariz, a garganta e os pulmões causando tosse, falta de ar, chiado no peito, catarro e crises de asma. Os indivíduos asmáticos ou com doenças crônicas de pulmão e coração, bem como as crianças, são mais sensíveis aos efeitos do dióxido de enxofre.

Quais os sintomas de deficiência de enxofre nas plantas?

Enxofre: Os sintomas de deficiência de enxofre são semelhantes aos de nitrogênio, ou seja, as folhas apresentam coloração verde-amarelada. Entretanto, neste caso, as folhas novas são as primeiras a serem afetadas. As plantas deficientes geralmente apresentam o caule lenhoso, duro e de pequeno diâmetro.

O que acontece se misturar enxofre com água?

O enxofre é responsável pela chuva ácida, pois, ao ser oxidado na atmosfera, forma o dióxido de carbono e trióxido de carbono. Esses, ao reagirem com a água, formam os ácidos sulfuroso e sulfúrico, que diminuem o pH da água da chuva, tornando-a ainda mais ácida.

Qual a quantidade ideal de enxofre no solo?

Os níveis críticos de S são 10 e 35 mg dm-3 para solos com teor de argila maior que 40 % e 3 e 9 mg dm-3 para solos com teor de argila menor ou igual a 40 %, respectivamente nas profundidades 0 a 20 cm e 20 a 40 cm. As doses de S são recomendadas de acordo com a classe de teores disponíveis nas duas camadas (Tabela 1).

Qual adubo que tem enxofre?

Existem diversas fontes de enxofre na adubação agrícola. Entre as principais disponíveis no mercado, estão o enxofre elementar, o sulfato de potássio, o gesso agrícola, o super simples e o sulfato de amônio.

Como usar o enxofre no pé de caju?

Como controle preventivo, recomenda-se aplicação de um produto comercial a base de enxofre registrado para o cajueiro. Use-o na dosagem de 500 gramas a 600 gramas por 100 litros de água e o volume da calda, de 800 litros a 1.000 litros por hectare.

Como usar enxofre na jabuticabeira?

Uma das soluções é pulverizar um pouco de enxofre diluído em água durante o desenvolvimento dos frutos. A aplicação pode ser feita todos os dias, até que as manchas desapareçam. Além disso, é possível fazer uma calda bordalesa.

Como fazer para dissolver o enxofre na água?

O enxofre é diluido em um balde com água morna (C). No momento em que a cal apagar (parar de borbulhar), aumente o fogo e aos poucos coloque a mistura de enxofre. Acrescente então 10 litros de água fervente e faça uma marca no vasilhame, na altura dos 10 litros.

Pode usar enxofre na Terra?

O enxofre (S) é um dos elementos químicos mais conhecidos e utilizados pelos agricultores. Ele não só mantém o solo fértil e nutrido, como também pode ajudar no controle de pragas. Justamente por isso, foi escolhido como pauta para este artigo.

Qual é o efeito do enxofre na rosa do deserto?

MODO DE USAR:
  1. Dilua 6 g (1 colher de sobremesa rasa) do produto para cada 01 (um) litro de água.
  2. Utilizando um pulverizador, aplique a solução uniformemente sobre as folhas, tanto na parte de cima quanto na de baixo das mesmas.

Para que serve o enxofre nas rosas do deserto?

Ele aumenta a cor verde das folhas, auxilia no crescimento e ajuda na formação das sementes e frutos. A falta do enxofre faz com que as novas folhas fiquem amareladas e com nervuras mais claras, os caules ficam curtos e amarelados e o crescimento da planta diminui.

Artigo anterior
Como disfarçar o crescimento das unhas de gel?
Artigo seguinte
Pode pagar o licenciamento na lotérica?