O que acontece com a taxa de juros alta?

Perguntado por: Diego Henriques Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (49 avaliações)

Um exemplo: quando a taxa Selic aumenta e o acesso ao dinheiro (crédito, empréstimos, financiamentos…) fica menor, o consumidor para de fazer maiores gastos. No longo prazo, essa estratégia controla a inflação por gerar menor demanda e, consequentemente, oferta mais barata.

O que causa o aumento da taxa de juros?

A elevação da taxa Selic ajuda a controlar a inflação. Isso porque juros maiores encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas mais altas dificultam a recuperação da economia.

Quais são os efeitos da taxa de juros alta?

Os impactos da alta na taxa básica de juros (Selic), que passou a subir em março e ganhou velocidade neste segundo semestre, já são sentidos por pessoas, empresas e investidores. Emprestar dinheiro está mais caro, a renda fixa voltou a ser a “queridinha dos investidores” e a economia emite sinais de desaceleração.

O que acontece quando a taxa básica de juros sobe?

Quando a taxa Selic está muito alta, o valor do dólar tende a diminuir no país. Isso ocorre porque investidores estrangeiros fazem investimentos no Brasil atrelados aos juros. Com a maior quantidade da moeda norte-americana na economia, a oferta também aumenta.

Quais as consequências para a economia brasileira se a taxa de juros subir?

Se a taxa Selic aumenta

Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação; Os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos; Os rendimentos de investimentos em Renda Fixa ou títulos públicos indexados à Selic aumentam.

A verdade sobre a taxa de juros

28 questões relacionadas encontradas

Qual o impacto da alta da taxa Selic?

Com a Selic (taxa básica de juros) fechando o ano a 9,25%, 7,25 pontos percentuais a mais do que no início de 2021, alguns segmentos da economia sofrem maior impacto. Em geral, a renda variável perde atratividade e alguns setores da Bolsa tendem a despencar, como foi visto ao longo do ano.

Quais são os impactos da taxa de juros nas finanças?

Um aumento nos juros, em tese, desestimularia os investimentos por tornar o crédito mais caro, o que pode aumentar, inclusive, o desemprego no País. “Precisamos que o PIB continue crescendo e que a economia seja aquecida, para suavizar os efeitos da atual pandemia de Covid-19″.

Como a taxa de juros afeta as empresas?

Para as empresas, a taxa de juros do capital de giro também aumenta, e o empréstimo que o empresário precisaria para ampliar o seu negócio, pagar contas ou fazer qualquer tipo de investimento também ficará com taxas maiores”, esclarece o especialista.

Qual o impacto da moeda e das taxas de juros no desenvolvimento econômico?

Segundo a teoria econômica, o aumento da taxa de juros torna o crédito mais caro, diminuindo a tomada de empréstimos. Como o crédito diminui, há menos dinheiro para consumir ou investir, fazendo com que a demanda diminua.

Quais são os possíveis impactos que o aumento da taxa de juros poderá ocasionar as famílias e as empresas?

Um aumento na taxa de juros afetará investimento e consumo negativamente e, assim, interferirá no crescimento da economia.

Qual o impacto de uma Selic mais alta no crescimento da economia?

Quando a inflação aumenta, como é o cenário atual, o BC utiliza a política monetária – sobe a Selic – para encarecer o custo do crédito e, assim, 'esfriar' a economia e, consequentemente, controlar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - no acumulado de 12 meses até setembro, a alta é de 10,25%.

Qual a influência da taxa Selic na economia?

Quando a taxa Selic está mais alta, os juros tendem a subir, e os mesmos investimentos tradicionais tendem a ficar mais atrativos. A ideia é que circule menos dinheiro na economia, e dessa maneira, exista menos consumo. Com uma busca menor por produtos e serviços, a inflação tende a cair.

O que muda com a Selic mais alta?

Em ciclos de alta da Selic, os investimentos em renda fixa ficam mais atrativos. Para este momento, as apostas continuam sendo nos investimentos pós-fixados atrelados a uma taxa flutuante, como CDI, Selic e IPCA, pois esses índices corrigem o retorno do investimento conforme sua variação.

Qual é o impacto da taxa Selic na nossa economia atual Qual é a sua tendência atual é por quê?

Impacto no crédito

A taxa Selic é uma referência para o custo das linhas de crédito em geral. Quando ela é elevada, a tendência é de que empréstimos e financiamentos fiquem mais caros – ou seja, que bancos e outras instituições financeiras cobrem juros mais altos nessas operações.

Qual a tendência da taxa Selic para 2021?

Considerando apenas as 88 respostas nos últimos cinco dias úteis, a expectativa para a Selic no fim de 2021 também permaneceu em 9,25%. Já para 2022, a mediana passou de 11,75% para 11,25%, considerando as 87 atualizações dos últimos cinco dias úteis.

Qual melhor investimento com a Selic alta?

Para realizar objetivos de até um ano, que não sejam a reserva de emergência, as melhores oportunidades estão em uma modalidade de títulos de bancos médios e pequenos isentos de Imposto de Renda: as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) atreladas ao CDI.

Quem se beneficia com a alta da Selic?

Segundo Fernanda Mansano, economista-chefe do TC, os setores que se beneficiam com a Selic em 7,75% ao ano são: financeiras, bancos e seguros. No caso dos bancos, o custo de crédito fica maior, fazendo estes ganharem com o spread bancário.

Quem ganha com Selic alta?

Quem ganha com a alta da Selic? O aumento da Selic é positiva para os bancos que poderão obter maior spread em operações de crédito. Spread é a diferença entre a taxa que o banco paga pegar dinheiro emprestado (por exemplo, através da emissão de CDBs) e a taxa que ele cobra para emprestar esse dinheiro.

Onde a Selic influencia?

A taxa Selic é usada pelo Banco Central para influenciar as outras taxas de juros do país, praticadas por bancos e demais instituições do sistema financeiro para definir, por exemplo, quanto o consumidor pagará por um empréstimo ou, ainda, o valor que um investidor vai receber por algum título que adquiriu.

Qual o papel e a importância da taxa de juros para os agentes econômicos?

A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação sob controle. ... Por outro lado, se os juros sobem, a autoridade monetária inibe consumo e investimento, que ficam mais custosos, a economia desacelera e evita-se que os preços subam (que ocorra inflação).

Qual é a diferença entre juros e taxa de juros?

Quando deposita dinheiro numa conta‑poupança, o juro é a remuneração que recebe do banco pelo seu depósito. As taxas de juro indicam esse custo ou rendimento como uma percentagem do montante do seu empréstimo ou depósito (dado que está a “emprestar” as suas poupanças ao banco).

Como a taxa de juros pode afetar a sociedade?

Na economia real, taxas baixas de juros favorecem o consumo e a produção. As pessoas passam a comprar mais com o crédito mais barato e as empresas a produzirem mais, aumentando a empregabilidade.

Como a taxa de juros pode impactar as questões empresariais e como consequência a gestão financeira da empresa?

Em caso de taxas de juros elevadas no mercado, as empresas tem menos incentivos à tomar empréstimos para realizar novos investimentos, especialmente os investimentos produtivos. Dessa forma, a taxa de juros acaba sendo um fator que pode impactar o ritmo de desenvolvimento da economia.

Artigo anterior
Qual é o papel do Orçamento Público na ação governamental?
Artigo seguinte
Quem fez o gol do tetra do Brasil?