O que acontece com a perda da bainha de mielina?

Perguntado por: Leonor Salomé Coelho Vaz Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (18 avaliações)

Quando a bainha de mielina está danificada, os nervos não conduzem os impulsos de forma adequada. Às vezes, as fibras nervosas também são afetadas. Quando a bainha de mielina é capaz de se reparar e regenerar por si mesma, a função nervosa é completamente restabelecida.

É possível regenerar a bainha de mielina?

A bainha de mielina se regenera usando lipídeos que só podem ser produzidos a partir de uma enzima dependente do cobre. Sem essa ajuda, os outros nutrientes não podem fazer seu trabalho.

Quais as doenças relacionadas com a perda da bainha de mielina?

Existem algumas doenças que podem afetar essa estrutura, a mais conhecida entre elas é a Esclerose Múltipla (EM).
...
  • Visão dupla;
  • Neuralgia do trigêmeo (dor intensa na face);
  • Desequilíbrio;
  • Fadiga;
  • Dificuldade de atenção e memória;
  • Falta de controle da bexiga;
  • Piora dos sintomas no calor, dentre outros.

Qual a importância da bainha de mielina no sistema nervoso?

A bainha de mielina permite a condução dos impulsos elétricos ao longo da fibra nervosa com velocidade e precisão. No entanto, quando a bainha de mielina é lesionada, os nervos não conduzem os impulsos de forma adequada2.

Porque a destruição das bainhas de mielina compromete esse processo?

Se você tem Esclerose Múltipla (EM), sua bainha de mielina é danificada. Isso significa que seus nervos não são capazes de enviar e receber mensagens como deveriam. Devido a isso, a EM pode enfraquecer os músculos, danificar a sua coordenação e causar paralisias.

NEURÔNIOS, Bainha de mielina (VIT B12)

21 questões relacionadas encontradas

Tem cura doença desmielinizante?

Não há cura para condições desmielinizantes, mas o crescimento de mielina pode ocorrer em áreas de danos.

O que causa uma doença desmielinizante?

Algumas vezes, as doenças desmielinizantes primárias se desenvolvem após uma infecção viral ou vacinação contra uma infecção viral. Uma provável explicação é que o vírus ou outra substância de alguma forma aciona o sistema imunológico para atacar os próprios tecidos do corpo (reação autoimune.

O que causa doença desmielinizante?

Em relação às possíveis causas, as doenças desmielinizantes podem ocorer em doenças genéticas, por reações após uso de vacinas, por agentes infecciosos, por reações autoimunes próprias do indivíduo, e outras por fatores desconhecidos.

Como a destruição da bainha de mielina afeta a atividade muscular?

A perda da bainha de mielina prejudica a atividade muscular, porque reduz a velocidade dos impulsos nervosos que percorrem os axônios dos neurônios motores que acionam os músculos esqueléticos.

Qual é a função dos astrócitos?

Entre as funções que podem ser atribuídas aos astrócitos, podemos destacar a função de sustentação, controle da composição iônica e molecular do ambiente onde estão localizados os neurônios, transferência de substâncias para os neurônios, resposta a sinais químicos, entre outras atividades.

Como a perda da bainha de mielina altera a velocidade da condução nervosa?

A bainha de mielina acelera a condução do impulso nervoso, pois impede que o impulso "vaze" e se dissipe, funcionando como um isolante elétrico. O impulso nervoso ocorre aos saltos ao longo do axônio, através dos nódulos de Ranvier.

Qual é a função principal da mielina?

O resultado destes estudos mostrou que a bainha de mielina tem a função de isolar o axônio e fazer com que o potencial de ação percorra-o por todo o seu comprimento e chegue ao terminal, além de ser responsável por sua velocidade.

São doenças causadas por degeneração de mielina?

A esclerose múltipla é uma doença autoimune, na qual as células de defesa do organismo atacam os neurônios e destroem a sua bainha de mielina. Essa condição provoca lesões no cérebro que levam à atrofia ou perda de massa cerebral. Assim, as funções do sistema nervoso central ficam comprometidas.

O que é a doença de Devic?

A doença de Devic, ou neuromielite óptica, é uma doença rara, de etiologia incerta, que está classificada na categoria de doenças desmielinizantes do sistema nervoso central1. Na maioria dos casos, uma etiologia específica não é identificada, mas um mecanismo imunológico de dano tecidual parece provável2.

Quais os sintomas da doença desmielinizante?

Sintomas associados ao efeito da desmielinização nos nervos
  • dormência.
  • perda de reflexos e movimentos descoordenados.
  • pressão arterial mal controlada.
  • visão embaçada.
  • tontura.
  • batimento cardíaco acelerado ou palpitações.
  • problemas de memória.
  • dor.

Como ocorre a regeneração da bainha de mielina?

Ao mesmo tempo, células que formam a bainha de mielina do coto distal modificam-se e proliferam, originando colunas celulares que servirão de guia para os ramos que estão crescendo a partir do coto proximal. Quando um desses ramos penetra nessa coluna de células, ele regenera completamente o axônio.

Quando termina a formação da bainha de mielina?

Começa a ser formada no segundo trimestre da gestação, continua após o nascimento e sua maturação se dará mais ou menos os 25 ou 30 anos.

O que produz a bainha de mielina?

Sua formação ocorre através das células chamadas oligondendrócitos no sistema nervoso central e neurolemócito, também conhecido como célula de Schwann, no sistema nervoso periférico.

Como o neurônio transmite o impulso nervoso para o músculo?

15) A) O neurônio comunica-se com o músculo através de uma sinapse, denominada placa motora. A chegada do impulso nervoso à placa motora, desencadeia a liberação do mediador químico acetilcolina na fenda sináptica. Esse mediador é que excitará a membrana muscular.

Quais as consequências da desmielinização?

Uma doença desmielinizante é qualquer doença do sistema nervoso na qual a bainha de mielina dos neurônios é danificada. Isso prejudica a condução de sinais nos nervos afetados, causando prejuízos na sensação, movimento, cognição e outras funções dependendo dos nervos envolvidos.

Como a bainha de mielina influencia a propagação do impulso elétrico?

A propagação rápida dos impulsos nervosos é garantida pela presença da bainha de mielina que recobre as fibras nervosas. ... Nas fibras nervosas mielinizadas, o impulso nervoso, em vez de se propagar continuamente pela membrana do neurônio, pula diretamente de um nódulo de Ranvier para o outro.

O que causa a neuromielite óptica?

A doença tem causa autoimune, em que o organismo ataca suas próprias células. No caso da neuromielite óptica, o corpo produz um anticorpo chamado aquaporina 4.

Como diagnosticar doenças desmielinizantes?

A Ressonância Magnética de crânio e coluna (medula espinhal) é a principal ferramenta para o diagnóstico da doenças desmielinizantes do SNC.

O que significa a palavra desmielinizante?

[ Medicina ] Que provoca desmielização ou danificação da bainha de mielina (ex.: doença desmielinizante; polineuropatia desmielinizante).

Quais são as doenças degenerativas da coluna?

“As doenças degenerativas da coluna são doenças que decorrem de processos de desgaste dessas estruturas. Os acometimentos mais comuns são degeneração dos discos intervertebrais, protusões e hérnias de disco, artrose facetária ou artrose da coluna, estenose do canal vertebral e escoliose degenerativa”, afirma.

Artigo anterior
Qual a diferença entre emergência e calamidade?
Artigo seguinte
O que significa estrutura psicológica?