O que acontece com a mercadoria no capitalismo?

Perguntado por: José Ribeiro Gomes  |  Última atualização: 2. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (42 avaliações)

A cinesia contínua de mercadorias, no capitalismo, é possível graças à capacidade do dinheiro em realizar um movimento permanente. Assim, o dinheiro é uma mercadoria especial, que tem, entre outras, as funções de ser medida de valor e meio de circulação ao mesmo tempo.

O que é mercadoria no capitalismo?

Mercadoria é o que se produz para o mercado, isto é, o que se produz para a venda e não para o uso imediato do produtor. A produção de mercadorias já existia antes do capitalismo ter começado a existir, mas foi o sistema capitalista que a generalizou.

Como o trabalho se transforma em mercadoria no sistema capitalista?

Para que a força de trabalho seja convertida em mercadoria, duas condições precisam ser preenchidas: que o trabalhador seja proprietário da força de trabalho e que, ao mesmo tempo, não seja proprietário de nenhum meio de produção.

Como funciona o meio de produção no capitalismo?

O modo de produção capitalista possui por ato fundante a relação de compra e venda da força de trabalho4, no qual o trabalhador oferta sua única mercadoria – força de trabalho - ao capitalista que a utiliza para valorizar o capital.

Quais as principais formas de produção de mercadorias no capitalismo?

Os principais tipos de produção, que se aplicaram completamente nas cadeias produtivas industriais, mas que podem ser vistos em outras esferas da economia (e até fora dela), são: taylorismo, fordismo e toyotismo.

Fetichismo da mercadoria | Karl Marx

26 questões relacionadas encontradas

Qual é o principal objetivo do sistema capitalista?

O capitalismo é o sistema econômico que tem como principal característica a acumulação de capital privado. Esse modelo é praticado na maior parte dos países do globo. O modelo econômico capitalista visa ao acúmulo de capital. O capitalismo é um sistema econômico que tem como objetivo principal a obtenção de lucro.

Quais são as vantagens e desvantagens do sistema capitalista?

Costuma-se indicar como vantagem que o capitalismo é capaz de gerar muita produção de forma eficiente. Em vez disso, os críticos do capitalismo veem isso como uma desvantagem, já que o planeta Terra tem recursos limitados e isso pode acabar causando um esgotamento dos recursos.

Qual é a principal característica do modo de produção capitalista?

São características clássicas do capitalismo: Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual. Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital. Não pare agora...

Quais são os principais problemas do capitalismo?

No entanto, também apresenta alguns pontos negativos, tais como a desigualdade social, a exploração do trabalho, a concentração de riqueza nas mãos de poucos, a degradação ambiental e a competição desenfreada, que pode levar a crises econômicas.

O que o capitalismo mudou no mundo?

Com o capitalismo, as pessoas esperavam menos das autoridades governantes, em troca de maiores liberdades civis, incluindo liberdade individual, política e econômica. Mas o capitalismo evoluiu de maneira significativa durante os séculos seguintes e especialmente durante a segunda metade do século 20.

Qual é a relação entre trabalho e mercadoria?

O trabalho desempenha o papel de uma mercadoria adquirida por meio da remuneração estabelecida em contratos e regulada pelo mercado.

O que pode se tornar uma mercadoria?

Para se tornar mercadoria, é preciso que o produto, por meio da troca, seja transferido a outrem, a quem vai servir como valor de uso.} ¹¹a Por último, nenhuma coisa pode ser valor sem ser objeto de uso. Se ela é inútil, também o é o trabalho nela contido, não conta como trabalho e não cria, por isso, nenhum valor.

O que é o trabalho como mercadoria?

O trabalho converteu-se em uma mercadoria como qualquer outra que o capitalista adquiria sempre que via a possibilidade de obter algum lucro delas.

Por que no capitalismo a força de trabalho é entendida como mercadoria?

De acordo com a teoria marxista, por não deter os meios de produção, o proletário é levado a vender sua força de trabalho ao capitalista, para poder garantir sua subsistência. Dessa maneira, a própria força de trabalho/mão de obra torna-se uma mercadoria, à medida que será vendida em troca de dinheiro (salário).

Qual a crítica que Marx faz ao trabalho como mercadoria?

As mercadorias, para Marx (1971, p. 55), “só encarnam valor na medida em que são expressões de uma mesma substância social, o trabalho humano; seu valor é, portanto, uma realidade apenas social, só podendo manifestar-se, evidentemente, na relação social em que uma mercadoria se troca por outra”.

Por que a força de trabalho se torna mercadoria?

Portanto, a força de trabalho assume no próprio trabalhador a forma de mercadoria, razão pela qual o seu trabalho assume a forma de trabalho assalariado e que se aliena no processo de produção capital. Palavras-chave: Mercadoria; Trabalho; Consumo; sociedade.

Qual o ponto fraco do capitalismo?

O capitalismo foi criticado por estabelecer o poder nas mãos de uma classe minoritária que existe através da exploração de uma classe trabalhadora majoritária; por priorizar o lucro sobre o bem social, os recursos naturais e o meio ambiente; e por ser um motor de desigualdades e instabilidades econômicas.

Porque o capitalismo é um problema?

Um defeito central do capitalismo é sua tendência à crise – a sua tendência a canibalizar seus próprios pressupostos e, assim, a gerar periodicamente miséria galopante e em escala maciça. Portanto, a “crítica” que visa revelar as contradições ou tendências de crise embutidas no sistema, é importante.

Quais são os países mais capitalistas do mundo?

São os 34 principais países capitalistas:
  • Singapura;
  • Suíça;
  • Irlanda;
  • Nova Zelândia;
  • Luxemburgo;
  • Taiwan;
  • Estônia;
  • Holanda;

Quais são os três pilares do capitalismo?

São os três pilares do capitalismo:
  • economia de mercado;
  • propriedade privada;
  • acúmulo de capital.

Quem mais se beneficia com o capitalismo?

É um sistema voltado exclusivamente para beneficiar os consumidores. Só irá prosperar quem consegue fornecer bens e serviços que os consumidores voluntariamente querem adquirir. Dado que empresários e empregados são também consumidores, então é óbvio que eles também acabam se beneficiando do capitalismo.

Qual é o melhor modelo econômico?

Considerado por muitos como o sistema político e econômico vitorioso, especialmente por conta do fato de que ele vigora na maior parte dos países ao redor do mundo e é o sistema que impera nos países mais importantes do mundo, o Capitalismo tem algumas características básicas.

Qual é uma das maiores críticas ao capitalismo?

Uma das maiores críticas ao capitalismo diz sobre o fato de que um número muito pequeno de pessoas detém grande parte da riqueza do mundo. Críticas recentes têm demonstrado que a desigualdade social dentro do capitalismo está fora de controle e é considerada uma das grandes ameaças ao progresso social.

Artigo anterior
Quantos mil UI de vitamina D por dia?
Artigo seguinte
Qual a quantidade de sal por quilo de carne?