O que acontece com a empresa que não fornecer EPI e EPC para seus funcionários?

Perguntado por: Érica Pinheiro de Almeida  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (72 avaliações)

Caso aconteça algum acidente de trabalho em que o colaborador não estiver utilizando o devido EPI, além de multas, a empresa será obrigada a indenizar o funcionário, em alguns casos, também será obrigada a pagar um adicional de insalubridade de 40% do salário do funcionário, por todo o período que ele trabalhou, ...

Quais as consequências para a empresa que não utilizar ou disponibilizar o EPC?

Portanto, diante de um acidente que poderia ter sido evitado com o uso de um EPC, por exemplo, a repercussão pode ocorrer nas esferas: civil, trabalhista e até mesmo penal. Sendo que na esfera penal, poderá o empregador responder por processos criminais e sofrer com a sanção máxima de uma prisão.

O que acontece se a empresa não fornecer EPIs para o empregado?

Se o funcionário não utilizar o EPI, ele poderá ser advertido pelo coordenador responsável. Se mesmo assim o colaborador não fizer a sua parte, poderá ser demitido por justa causa. Caso o trabalhador seja visto trabalhando sem o equipamento, a empresa poderá sofrer com multas e/ou processos judiciais.

Quais as consequências para o empregado pela não utilização dos EPI?

A falta de uso de EPI em uma indústria implica em consequências tanto para a empresa quanto para o colaborador. O empregador pode ser obrigado a pagar multas, pode demitir por justa causa e, nos piores casos, ocorrer algum acidente de trabalho ou risco para a saúde do trabalhador.

Quais as consequências na saúde e segurança dos trabalhadores caso a inspeção dos equipamentos de proteção não for realizada devidamente?

158 – Cabe aos empregados: Parágrafo único – Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada: (…) b) ao uso dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa.” Tal recusa injustificada pelo empregado do uso do EPI, também possibilita a demissão por justa causa, é o que salienta CASSAR (2014):

EMPRESA NÃO FORNECE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO: TIRA DÚVIDAS TRABALHISTAS

37 questões relacionadas encontradas

Pode o empregador cobrar pelo fornecimento do EPI?

O patrão pode descontar o valor do EPI do salário dos empregados ? A resposta é NÃO! Esses equipamentos devem ser fornecidos gratuitamente pela empresa, e essa ordem está prevista no artigo 166 da CLT.

Qual a importância do EPC para o trabalhador?

O uso de equipamentos de proteção coletiva em construções colabora para a redução de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, além de conscientizar trabalhadores e empregadores da importância dos sistemas de proteção e das boas práticas no canteiro de obras, qualificando a mão de obra e assegurando o bom ...

Qual é a importância do EPC?

EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva, que são equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos fornecidos pelo ambiente de trabalho, de maneira coletiva.

Qual a importância do uso correto dos EPI e EPC para os funcionários?

Tanto os EPI's quanto os EPC's são importantes para garantir a segurança e zelar pela saúde dos trabalhadores, porém os dispositivos coletivos devem ter preferência e, se não forem suficientes para a proteção completa, os equipamentos individuais devem ser utilizados.

Qual a importância do uso de EPI e EPC?

O EPC é utilizado para garantir a proteção coletiva, um único equipamento protege diversos colaboradores. Já o Equipamento de Proteção Individual (EPI) serve para proteger cada trabalhador de maneira individual. Os dois tem a finalidade de garantir a segurança dos colaboradores, porém, cada um de uma maneira.

Pode ser descontado EPI do funcionário?

Materiais e equipamentos

Uniformes, crachás, equipamentos de EPI, salvo quando o empregado os danifica por irresponsabilidade, não pode ser descontados do salário. Na situação de dano causado pelo funcionário, apenas com autorização escrita do mesmo é que o desconto poderá ser feita.

É obrigatório devolver EPI?

A Norma Regulamentadora 6, que dispõe a respeito de EPI, não cita que seja necessário devolver o equipamento ao término do vínculo empregatício. Contudo, empresas que realizam o controle de entrega e devolução continuarão mantendo a sua organização e, por isso, pode ser necessário realizar a devolução.

O que a empresa não pode descontar?

De acordo com a magistrada, o empregador pode descontar tão somente os "salários correspondentes" ao período não trabalhado - por isso, o termo "prazo respectivo", constante na CLT. A magistrada lembrou que salário é contraprestação pelo serviço prestado. Logo, se não houve trabalho, não há o que receber.

O que pode descontar do funcionário?

Conforme a CLT existem 2 descontos que são obrigatórios ao trabalhador sendo o pagamento da contribuição ao INSS e o desconto do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Pode descontar prejuízo do funcionário?

A lei determina que os descontos por prejuízos acidentais devem estar previstos no contrato de trabalho do funcionário para que sejam permitidos. Ou seja, o empregador só pode descontar o valor de um item danificado se o contrato de trabalho especificar que tal desconto poderá acontecer.

Quando se quebrar algo no trabalho tenho que pagar?

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), um empregado precisa pagar por danos físicos dentro do ambiente do trabalho. No entanto, isso só deve acontecer quando se observar a culpa do trabalhador em questão.

Sou obrigada a devolver o uniforme para a empresa?

Se a empresa exige uniforme, é ela que deve pagar por ele e fornecer ao funcionário, no seu tamanho. É como um instrumento de trabalho. E, quando o trabalhador for embora da empresa, ele é obrigado a devolver a roupa.

É obrigação do trabalhador repor os EPI danificados?

Nunca! A empresa é obrigada a fornecer EPI gratuitamente ao funcionário, isso está bem claro na NR 6.3. E SE O FUNCIONÁRIO FIZER MAU USO.

O que diz o artigo 166 da CLT?

Art . 166 - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.

O que diz o artigo 462 da CLT?

Nos termos do artigo 462, caput, da CLT, ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

É obrigação do empregado substituir imediatamente o EPI quando danificado e ou extraviado?

e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; O empregador é obrigado a obrigar o funcionário a usar EPI. Se o empregador é omisso não exigindo o uso, pode responder em caso de danos a saúde do funcionário, pode sofrer as penalidades previstas na NR além de muitos outros problemas…

Quando o empregador deve disponibilizar EPIs para seus funcionários?

Ocasiões para fornecimento do EPI: Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais do trabalho; Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; Para atender a situações de emergência.

Quando a empresa fornece ao trabalhador um EPI quais as ações obrigatórias que a empresa deve implementar para que a proteção individual seja eficaz?

Usar o equipamento, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservação; Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e, Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Quem deve fornecer os instrumentos de trabalho?

Instrumentos de trabalho devem ser fornecidos pelo empregador.

Em quais circunstâncias que a empresa é obrigada a fornecer aos empregados gratuitamente EPI adequado ao risco em perfeito estado de conservação e funcionamento?

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, apenas quando as medidas de ordem geral não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho.

Artigo anterior
Quanto ganha um assistente social que trabalha em hospital?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva um pé de ipê para crescer?