O que acontece ao lixo?

Perguntado por: Andreia Nádia Coelho de Batista  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (37 avaliações)

Todo lixo comum produzido nas residências vai para os Aterros Sanitários, grandes áreas preparadas tecnicamente para receber diariamente o material não reciclável. “É uma obra de engenharia para a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

O que acontece com o lixo?

Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado. A queima de lixo que é bastante utilizada é também prejudicial, pois libera gases nocivos à atmosfera, empobrece o solo e desperdiça materiais recicláveis e de energia.

Qual é o destino do lixo?

Na maioria das vezes, o destino do lixo são os lixões: grandes terrenos afastados dos centros urbanos, onde o lixo é depositado a céu aberto, sem uma pré-seleção de materiais recicláveis e orgânicos.

O que acontece com o lixo da população?

Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.

O que acontece com o lixo da coleta seletiva?

A coleta seletiva de lixo é um processo que separa e recolhe de todo o lixo seco descartado pelas empresas, comércios e residências. Nessa seleção, o lixo que pode ser reciclado é separado dos resíduos orgânicos. Esse lixo orgânico, geralmente é descartado e levado para os aterros sanitários ou viram compostagem.

O que acontece com o lixo eletrônico europeu?

33 questões relacionadas encontradas

O que é feito com o lixo reciclável?

Garrafas de água e refrigerante podem ser transformadas em tecidos, conforme suas fibras são quebradas e reorganizadas. Já existem também calças jeans e camisetas feitas de PET.

O que acontece com o lixo que fica embaixo da terra?

Os aterros sanitários são menos nocivos ao meio ambiente, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Dessa forma, os subprodutos do lixo, como chorume e gases tóxicos, são retidos e não entram em contato com a natureza.

Quais são os principais problemas causados pelo lixo?

O lixão encontra-se em funcionamento inadequado, sem atender as regras de proteção ao meio ambiente, ocasionando assim inúmeros impactos ambientais, tais como: proliferação de micro e macrovetores de doenças, poluição visual, alteração na qualidade do solo, depreciação de águas subterrâneas, contaminação dos catadores, ...

Como o lixo afeta a saúde pública?

Poucos são os trabalhos que relacionam os riscos à saúde pública e seus efeitos na atividade de catação, mas acidentes com cortes, perfurações, queimaduras, dermatites são consequências desse contato, além de alta incidência de intoxicações alimentares e doenças parasitárias.

Porque o lixo é tão prejudicial?

Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.

Qual é o destino do lixo no Brasil?

Diariamente são descartadas 240 mil toneladas de lixo no Brasil, das quais mais de 70% tem como destino aterros sanitários. A maior parte dos 30% de resíduos restante também não é destinada de forma correta, sendo descartada em terrenos abertos e até mesmo córregos, rios e áreas florestais próximas de centros urbanos.

Qual é a destinação correta do lixo?

A verde é para vidro, a amarela para metal, a vermelha para plástico e a azul para papel. O primeiro passo para destinar os materiais de forma correta é saber a diferença entre o lixo molhado e o seco.

Quais são as melhores destinações do lixo?

Os principais destinos do lixo no Brasil:
  1. 1 - Lixões.
  2. 2 - Aterros sanitários.
  3. 3 - Compostagem.
  4. 4 - Coleta seletiva e reciclagem.
  5. 5 - Incineração de lixo.
  6. 6 - Tratamentos especiais.

Como o lixo é recolhido?

Na maioria dos países, a coleta de lixo é feita pelo poder público — no Brasil, pelas prefeituras ou empresas especializadas contratadas para essa finalidade. Ela é, portanto, sustentada por uma taxa retirada do IPTU.

Porque o lixo é uma questão de saúde pública?

O Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) destaca que a situação é uma questão de saúde pública, pois o descarte inadequado do lixo causa problemas aos habitantes como alagamentos e inundações e contaminação do solo e dos lençóis freáticos ...

Qual é a relação entre resíduos sólidos poluição e saúde pública?

Os resíduos sólidos sendo mal geridos causam poluição visual, poluição do solo, do ar e do lençol freático. Além disso, prejudica a saúde da população. Também, para as empresas que fazem uma gestão inadequada há o risco de sofrerem penalidades, por exemplo, multas ou paralisação de suas atividades.

Como o lixo pode ser prejudicial ao meio ambiente?

contaminação dos rios e mares; formação de ilhas de lixo; destruição da flora e fauna aquática; proliferação de doenças, como a dengue.

Quais são as principais causas do lixo?

O lixo pode ser a causa da poluição visual, por causa do descarte feito de forma imprópria ou em lugares impróprios; a poluição do ar, por causa da queima feita no processo de incineração; poluição do solo e poluição das águas, especialmente do lençol freático (águas subterrâneas), principalmente por causa do chorume.

Quais são as causas do acúmulo de lixo?

As causas para tantos problemas com o lixo são muitas: comportamentos errados, falta de estrutura ou pouca conscientização são alguns dos fatores. Mas nas redes as causas citadas foram apenas o lixo jogado na rua (39,6%) e nas praias (60,4%).

Quais as soluções para o problema do lixo?

As soluções são inúmeras, basta escolher…
  • Aterros tecnológicos. A proposta é que o próprio lixo combata a si mesmo por meio de processos que aceleram a decomposição de lixos orgânicos. ...
  • Biodigestão. ...
  • Crédito de carbono. ...
  • Incineração. ...
  • O lixo que vira asfalto.

O que acontece com o resíduo levado para o aterro sanitário?

Impactos no meio físico

A decomposição da matéria orgânica existente na massa de resíduos descartados no aterro sanitário produz uma quantidade significativa de chorume e biogás, rico em metano (CH4). Ao se infiltrar no solo, o chorume causa a poluição dos lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos.

O que acontece com o lixo nos incineradores?

A incineração do lixo consiste na sua queima a altas temperaturas. Para o processo são utilizadas instalações chamadas incineradores. Essa técnica de tratamento dos resíduos visa reduzir o grande volume de lixo gerado, com mais rapidez. Além do mais pode gerar energia.

O que é feito com o lixo em um aterro sanitário?

O sistema dos aterros sanitários viabiliza a captação de chorume e dos gases liberados pelo lixo, uma vez que são resíduos tóxicos que contaminam o solo, o ar e os cursos de água. Uma das alternativas tem sido o uso do metano para a produção de biogás, um biocombustível proveniente de materiais orgânicos.

Quais os tipos de lixo e os principais destinos?

Coleta Seletiva e Reciclagem
  • Azul: aos papéis e papelões;
  • Verde: aos vidros;
  • Vermelho: para os plásticos;
  • Amarelo: para os metais;
  • Marrom: para os resíduos orgânicos;
  • Preto: para madeiras;
  • Cinza: para materiais não reciclados;
  • Branco: destinado aos lixos hospitalares;

Qual o melhor destino para o lixo reciclável?

Incinerador de produtos químicos. O melhor caminho para o lixo é a compostagem e a reciclagem, pois o lixo já utilizado pode ser reutilizado diversas vezes, como é o caso do papel, papelão, metais, vidros, plásticos, borracha e materiais organicos.

Artigo anterior
Quando o fiador responde?
Artigo seguinte
Como colocar o google adsense no wordpress?