O que a teoria Piaget defende?

Perguntado por: Enzo Carlos de Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)

De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica.

O que a teoria de Piaget defende?

RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.

Quais os principais conceitos da teoria de Piaget?

A preocupação central de Piaget, ao tentar entender a construção do conhecimento, recai na inteligência. Destacam-se três aspectos fundamentais da inteligência: estrutura da inteligência, conteúdo da inteligência e função da inteligência.

Qual a importância da teoria de Piaget?

O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado. Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia.

Qual é o objeto de estudo de Piaget?

Objeto de estudo de Piaget e principais contribuições

Piaget desenvolveu em suas pesquisas a teoria da construção do conhecimento, mais conhecida como Epistemologia genética, seu foco principal foi o sujeito Epistemológico o qual foi estudado pelo método clínico desenvolvido pelo próprio Piaget.

A Teoria da aprendizagem de Piaget (resumo)

28 questões relacionadas encontradas

Qual o principal foco da teoria de Piaget?

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".

Qual a metodologia de ensino de Piaget?

A metodologia construtivista é baseada na obra de Jean Piaget (1896-1980), um biólogo e psicólogo suíço que estudou os meios de aquisição de conhecimento. Para ele, o conhecimento se constrói através das interações entre sujeitos e o meio.

Qual a importância de Piaget para a educação?

Com base nos resultados de suas pesquisas, Piaget propôs a adoção de um processo educacional em que os alunos são vistos como protagonistas, e por isso abalou a teoria pedagógica tradicional que desenha a mente de uma criança como algo vazio, à espera de ser preenchida por conhecimento.

Quais foram as contribuições da teoria de Piaget para o processo de alfabetização?

Para Piaget, a estrutura cognitiva vai construindo-se concomitante à construção de novos conhecimentos, por meio da busca natural do homem de adaptar-se ao meio ambiente. Piaget concebe o homem como sujeito ativo dentro do processo de aprendizagem, por entender o conhecimento como o resultado da interação homem-meio.

Quais as contribuições da teoria de Piaget para o exercício docente?

Piaget traz contribuições significativas para algumas áreas específi- cas do conhecimento humano, caracterizando o processo de aprendizagem e mostrando o que pode e o que deve ser feito para desenvolver o ensino ativo de forma que o aluno se sinta envolvido no processo de construção do seu conhecimento.

Quais são os 4 estágios de Piaget?

As 4 fases do desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget
  • Estágio sensório-motor (0 a 2 anos): ...
  • Estágio pré-operacional ou simbólico (2 a 7 anos): ...
  • Estágio operatório concreto (7 a 11/12 anos): ...
  • Estágio operatório formal (a partir de 12 anos): ...
  • E o desenvolvimento infantil na pandemia?

Quais os principais conceitos da teoria de Vygotsky?

Resumo: os pilares básicos do pensamento de Vygotsky

O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural; A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana; A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (signos).

Quais são as principais características dos períodos de desenvolvimento de Piaget?

Piaget não segue uma regra para definir idades exatas, mas esses períodos se apresentam em seqüência e estão divididos em quatro etapas: período sensório-motor, período pré-operatório, período operatório concreto e período operatório formal.

O que o construtivismo defende?

O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).

Qual a contribuição de Jean Piaget para a educação e quais seus reflexos nos dias atuais?

Ele forneceu uma percepção sobre as crianças que serve como base de muitas linhas educacionais atuais. Segundo Piaget (2011), é graças a linguagem que a criança tornar-se capaz de invocar situações não atuais, libertando-se então das fronteiras do espaço próximo e presentes, ou seja, saindo do campo perceptivo.

O que diz Piaget sobre a educação infantil?

Com base na teoria de Piaget, a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação.

Quais as principais contribuições de Lev Vygotsky e de Jean Piaget para a aprendizagem?

Contudo, enquanto Piaget enfatiza a interação com o meio físico, Vygotsky da ênfase sobre a interação com meio sócio-cultural. ... Ambos os autores, entretanto, consideram o sujeito como um ser ativo que constrói ou re-constrói seu próprio conhecimento.

Quais são as contribuições de Piaget para a educação contemporânea?

Pode-se dizer que o grande feito de Piaget foi o de ajudar a compreender o objeto do conhecimento e os mecanismos que possibilitam a sua aquisição. Os processos de acumulação e assimilação, a prática ativa de acordo com o nível de desenvolvimento da criança e a mediação deste aprendizado pelo professor.

Quais são os métodos de ensino?

Quais são as principais metodologias de ensino?
  • O método de ensino tradicional. ...
  • O método de ensino construtivista. ...
  • O método de ensino montessoriano. ...
  • O método de ensino waldorfiano. ...
  • O método de ensino sócio-interacionista. ...
  • Conheça todas as suas possibilidades. ...
  • Entenda quais são as diretrizes de cada escola.

O quê metodologia ativa de ensino?

As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de ...

Quais as metodologias ativas de ensino?

Metodologias ativas são processos de aprendizagem em que os alunos participam ativamente da construção do conhecimento. São exemplos de metodologias ativas: PBL, Ensino Híbrido, Gamificação, entre outras mais.

Qual o objetivo da psicologia do desenvolvimento de Piaget?

A Psicologia do desenvolvimento tem como finalidade observar, descrever e explicar as principais mudanças vividas pela criança durante seu desenvolvimento.

Quem foi Piaget e qual a sua principal contribuição para a psicologia?

Jean Piaget (1896-1980) nascido na cidade de Neuchâtel na Suíça, foi um especialista em psicologia evolutiva e dedicou-se aos estudos de epistemologia genética. Revolucionou a Educação, pois seus estudos derrubaram paradigmas relacionados à aprendizagem.

Quais são as principais características dos períodos sensório-motor?

A criança experimenta dentro desse período, as características dos subestágios, que são compostas por: uso de reflexos, movimento de preensão, movimento de engatinhar, organização das suas ações, início da percepção imaginativa o “faz de conta”, além da permanência dos objetos.

Quais são as principais características do período Pré-operatório?

PERÍODO PRÉ-OPERACIONAL (2 aos 6 anos): tem como caracteriza principalmente neste estágio, o estabelecimento da noção de objeto, sem que o mesmo esteja próximo, habilidades de imaginação é imitação dos objetos também caracteriza fortemente esse estágio, executado no estágio sensório-motor mais de maneira, materna e ...

Artigo anterior
O que significa hereges na Bíblia?
Artigo seguinte
O que é ponto de equilíbrio contábil em unidades?