O que a serotonina faz?

Perguntado por: Yasmin Viviane de Moura  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (48 avaliações)

A Serotonina é uma molécula biológica do grupo monoamina neurotransmissora sintetizada nos neurónios serotoninérgicos do Sistema nervoso central e nas células enterocromafins do trato gastrointestinal dos animais. A serotonina também se encontra em vários cogumelos e plantas, incluindo frutas e vegetais.

Qual a função da serotonina no organismo?

A serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, é um neurotransmissor. Ou seja, é a substância química que faz com que os neurônios passem sinais entre si. Entre suas funções está a regulagem do ritmo cardíaco, do sono, do apetite, do humor, da memória e da temperatura do corpo.

Como age a serotonina no cérebro?

A ação da serotonina no cérebro

Esse neurotransmissor atua na comunicação entre os neurônios e está associada ao desejo de comer (apetite), humor, sono e cognição, que é o processo de aquisição de conhecimento. Como é associada ao humor, existe uma relação com os pacientes que sofrem com a depressão.

O que acontece quando a serotonina está alta?

Síndrome da serotonina é uma condição potencialmente fatal que resulta do aumento da atividade serotoninérgica do sistema nervoso central que normalmente está relacionada a fármacos. Os sintomas podem incluir mudanças no estado mental, hipertermia e hiperatividade autonômica e neuromuscular. O diagnóstico é clínico.

Onde é produzida a serotonina no cérebro?

A maioria da serotonina do corpo, entre 80-90%, pode ser encontrada no trato gastrointestinal (TGI), mas a substância pode ser encontrada também nas plaquetas do sangue e no Sistema Nervoso Central (SNC). A glândula pineal, localizada no centro do cérebro humano, é responsável por secretar a serotonina.

Conheça as funções da serotonina no corpo humano

43 questões relacionadas encontradas

Como é fabricada a serotonina?

A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro, estabelecendo comunicação entre as células nervosas, podendo também ser encontrada no sistema digestivo e nas plaquetas do sangue. Esta molécula é produzida a partir de um aminoácido chamado triptofano, que é obtido através dos alimentos.

Onde se encontra a serotonina?

Esses alimentos são:
  • Origem animal: queijo, frango, peru, ovos e salmão;
  • Frutas: banana, abacate e abacaxi;
  • Vegetais e tubérculos: couve-flor, brócolis, batata, beterraba e ervilhas;
  • Frutas secas: nozes, amendoim, caju e castanha do Brasil;
  • Soja e derivados;
  • Algas: spirulina e algas marinhas;
  • Cacau e canela.

Qual o nível ideal de serotonina no sangue?

Os valores normais de serotonina devem ser entre 50 ng/mL e 200,7 ng/mL.

O que aumenta os níveis de serotonina?

Os níveis de serotonina podem ser aumentados por meios de estratégias naturais como prática de atividade física, realização de massagens ou alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano.

Qual é a função da acetilcolina?

A acetilcolina consiste numa substância química que atua como neurotransmissor, transmitindo os impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso. Também se encontra associada à transmissão de impulsos entre as junções das células nervosas e musculares, que provocam a contração muscular.

Como aumentar a serotonina com suplementos?

Alguns dos suplementos que podem ser indicados são o 5-HTP, que consegue facilmente chegar ao sistema nervoso e induzir a produção de serotonina, e o suplemento de triptofano, quando não é possível obter quantidades ideais desse aminoácido por meio da alimentação.

Como aumentar a produção de serotonina e endorfina?

A melhor maneira para liberar todos os hormônios do quarteto da felicidade é praticar atividades físicas regularmente. Exercícios aeróbicos, como corrida, natação e ciclismo, são excelentes para aumentar a produção dessas substâncias pelo cérebro, principalmente a serotonina.

O que faz baixar o nível de serotonina?

Como reduzir os níveis sanguíneos de serotonina?
  1. No caso de síndrome serotoninérgica, todas as medicações que agem no ciclo de serotonina devem ser SUSPENSAS imediatamente;
  2. Ajustar a alimentação: adotar um plano alimentar rico em proteínas e baixa concentração de carboidratos;

O que causa a falta de serotonina no cérebro?

A serotonina baixa é causada por estresse e alimentação inadequada. No primeiro caso, acontece o aumento do cortisol, que provoca a diminuição do processo químico no cérebro, afetando a produção de serotonina.

Que tipo de exame é serotonina?

O Fleury acaba de incorporar à sua rotina a dosagem de serotonina sérica por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). O exame é especialmente útil no diagnóstico da síndrome carcinóide, uma neoplasia que cursa com sintomas diversos, tais como rubor facial, cólicas, diarréia e broncoespasmo.

Quando liberamos serotonina?

É o neurotransmissor responsável por promover sensação de prazer e bem-estar. A ausência dessa substância no cérebro pode causar de mau humor a depressão. É liberada no organismo como um analgésico diante das situações de dificuldades, como dor e estresse, com o objetivo de amenizá-los.

Quais alimentos ajudam na serotonina?

Procure comer melancia, abacate, mamão, banana e limão. Essas frutas possuem o aminoácido triptofano, que ajuda na produção de serotonina. O consumo de três a cinco porções de frutas diariamente é o mais recomendado. Para facilitar a ingestão, você pode fazer saladas de frutas para consumir ao longo da semana.

Quais os alimentos que diminuem a serotonina?

Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo a nutricionista Rosana Farah, ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina.

Quem descobriu a serotonina?

A Serotonina foi descoberta em meados do século XX, pelo químico e farmacêutico italiano Vittorio Erspamer (1909-1999). Mais tarde, a substância foi identificada por outros cientistas estadunidenses que confirmaram sua existência.

É possível medir serotonina?

Embora seja possível medir o nível de serotonina no sangue, não é possível medir os níveis de serotonina no cérebro. Os pesquisadores não sabem se os níveis de serotonina na corrente sanguínea refletem os níveis de serotonina no cérebro.

Qual é o alimento que pode baixar o cortisol?

Alimentos que auxiliam no controle do cortisol:
  • • Abacate (o melhor modulador)
  • • Oleaginosas⠀
  • • Semente de girassol⠀
  • • Semente de abóbora⠀
  • • Frutas cítricas⠀
  • • Vegetais verdes escuros⠀
  • • Tomate, batata inglesa⠀
  • • Chá verde⠀

O que acontece quando o cortisol está muito baixo?

As causas para o cortisol baixo podem ser a disfunção das glândulas adrenais por depressão crônica, inflamação, infecção ou tumor, por exemplo. Outra causa importante de cortisol baixo é a suspensão abrupta do uso de algum corticoide que se esteja usando, como prednisona ou dexametasona.

Como estimular a produção de endorfina?

7 formas naturais de liberar endorfina
  1. Fazer exercício físico. Para pessoas que gostam de correr, uma das melhores formas de liberar endorfinas é fazer uma corrida, pelo menos 1 vez por semana. ...
  2. Comer chocolate. ...
  3. Dar gargalhadas. ...
  4. Ter relações sexuais. ...
  5. Ser grato. ...
  6. Relembrar bons momentos. ...
  7. Fazer planos para o futuro.

Onde encontrar endorfina e serotonina?

  • Proteínas em geral: peixes (o mais rico em triptofano é o salmão, mas como é um peixe caro, pode ser substituído pela sardinha), aves, ovos, leite e queijos.
  • Aveia.
  • Tâmaras secas.
  • Gergelim.
  • Grão de bico.
  • Amêndoas.
  • Sementes de girassol e de abóbora.
  • Amendoim.

O que libera mais endorfina?

Todas as atividades servem para liberar a endorfina, porém as mais praticadas são: corridas, caminhadas, andar de bicicleta e natação. Os esportes de raquete, como tênis, squash e beachtennis também são ótimas alternativas.

Artigo anterior
O que é uma citação direta e indireta?
Artigo seguinte
Deve é verbo?