O que a Revolução Industrial trouxe como resultado social?

Perguntado por: Bianca Kyara Assunção Paiva Faria  |  Última atualização: 13. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (19 avaliações)

uma melhoria das condições de trabalho nas fábricas, com a redução da jornada de trabalho. a garantia de emprego a todos os assalariados.

Quais foram os principais resultados sociais da Revolução Industrial?

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

Qual foi o impacto da Revolução Industrial na sociedade?

A Primeira Revolução Industrial resultou na introdução de máquinas a vapor e na mecanização da produção, levando ao crescimento econômico, à urbanização e ao surgimento do sistema capitalista, mas também gerou condições de trabalho desumanas e impactos ambientais negativos.

O que nos trouxe a Revolução Industrial?

A principais consequências, que também pode se considerar como as causas da Revolução Industrial foram: a consolidação do Capitalismo; a expansão do Imperialismo; a industrialização dos países; as novas relações de trabalho; o aumento da capacidade produtiva e de consumo; o êxodo rural e a urbanização; os avanços nos ...

Como a Revolução Industrial contribuiu para a sociedade?

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.

Revolução Industrial | Resumindo

30 questões relacionadas encontradas

Quanto à industrialização modificou a sociedade?

O processo de industrialização provoca o crescimento das áreas urbanizadas e imputa maior dinamismo às economias nacionais. Em contrapartida, foi um dos principais responsáveis pelo aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de causar outros tipos de poluição ambiental.

Quais foram os impactos sociais e ambientais da Revolução Industrial?

Os impactos causados pela revolução, principalmente na primeira e na segunda parte, foram os mais variados, como a abertura de buracos na camada de ozônio, a extinção de biomas, o derretimento de geleiras, a poluição de recursos hídricos e do solo, as mudanças climáticas, entre outros tantos.

O que mais marcou a Revolução Industrial?

O termo Primeira Revolução Industrial marcou o início do processo de industrialização mundial, ou seja, a substituição da produção baseada especialmente na manufatura para a chamada produção de maquinofatura, que contava com a participação de máquinas e equipamentos diversos no processo produtivo.

Qual foi o maior impacto da Revolução Industrial no mundo?

Sua principal consequência da Revolução Industrial foi a transição do sistema feudal para o sistema capitalista e a criação do sistema fabril mecanizado. A partir dos avanços tecnológicos da época, fábricas passaram a ter uma complexa substituição do trabalho manual por máquinas.

Que tipo de sociedade emergiu com a Revolução Industrial?

A partir desse confronto cotidiano entre burguesia e operariado foi se desenvolvendo a sociedade capitalista, dando fôlego à Revolução Industrial. Durante o século XIX, novos mercados consumidores e de fornecimento de matérias-primas foram conquistados no que se convencionou chamar de imperialismo.

Como a Revolução Industrial está presente nos dias atuais?

Como isso está presente nos dias atuais

modernização e expansão de diversos setores industriais; investimentos em setores como tecnologia da informação, serviços financeiros, biotecnologia e indústrias criativas; sistemas de produção altamente interconectados e autônomos.

O que mudou com a Revolução Industrial no Brasil?

- Aumento da poluição do ar e dos rios (muitas industriais passaram a jogar produtos químicos e lixo em rios e córregos). - Crescimento desordenado dos centros urbanos com o êxodo rural e aumento da vinda de imigrantes para as grandes cidades. - Uso de mão de obra infantil (na primeira etapa da industrialização).

Quais os impactos sociais da Segunda Revolução Industrial?

Iniciou-se, nesse momento, o processo de urbanização, e, com ele, começaram alguns problemas, como o inchaço urbano e a favelização. O desemprego, que significou muita mão de obra disponível, desencadeou o aumento da pobreza, da violência e da desvalorização do trabalho.

O que foi a questão social durante a Revolução Industrial?

Resumo:A “questão social” surgiu por volta de 1830. Muitos pesquisadores associam-na à pobreza das massas popu- lares e às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo.

Qual foi um dos primeiros resultados da Revolução Industrial?

O avanço tecnológico característico da Revolução Industrial permitiu um grande desenvolvimento de maquinário voltado para a produção têxtil, isto é, de roupas. Com isso, uma série de máquinas, como a “spinning Jenny”, “spinning frame”, “water frame” e a “spinning mule”, foram criadas para tecer fios.

Quais foram os impactos negativos da Revolução Industrial?

Pontos negativos da Revolução Industrial
  • Crescimento desordenado das cidades.
  • Poluição ambiental.
  • Aumento do desemprego.
  • Surgimento do consumismo.
  • Problemas sociais.
  • Condições de subsistência da classe trabalhadora.
  • Jornada de trabalho muito intensa.
  • Alta concentração populacional.

Qual foi o impacto mais positivo da Revolução Industrial?

mecanização da agricultura e da indústria; desenvolvimento das comunicações; novos meios de transporte; avanços na medicina.

Quais são os principais impactos da Revolução Industrial no mundo profissional?

São impactos provocados pela Terceira Revolução Industrial no mundo profissional: Substituição da mão-de-obra humana por máquinas inteligentes. Automatização do ambiente de trabalho. Necessidade de conhecimento sobre as ferramentas da Informática.

Qual foi o impacto da Revolução Industrial sobre o meio ambiente?

Além da contaminação de rios e derretimento das geleiras ocasionando a morte de diversos animais; infertilidade do solo comprometendo plantações; tudo isso interfere negativamente na qualidade de vida das pessoas.

Quais são as 4 fases da Revolução Industrial?

IT Digital Innovation Executive
  • A Primeira Revolução Industrial (1760 – 1840):
  • A Segunda Revolução Industrial (1840 – 1945):
  • A Terceira Revolução Industrial (1950 – 2010):
  • A Quarta Revolução Industrial iniciou em 2011:

Qual é a importância da Revolução Industrial?

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.

O que mudou na vida das pessoas após a Revolução Industrial?

A Revolução Industrial alterou as formas de produção e as relações de trabalho. A manufatura deu lugar à maquinofatura. A fábrica substituiu a oficina. Os desenvolvimentos técnicos na indústria têxtil e metalúrgica aumentaram a capacidade produtiva e os trabalhadores começaram a ter outras funções e estatuto.

Quais são as principais características da Revolução Industrial?

A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.

Artigo anterior
Como o histórico fica salvo no roteador?
Artigo seguinte
Tem como parcelar dívida em cartório?