O que a Psicologia fala sobre redes sociais?

Perguntado por: Gabriela Victória Araújo de Alves  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (63 avaliações)

Em um artigo de opinião publicado na revista The Atlantic, Twenge afirmou que o uso exagerado de internet e redes sociais pode ter relação direta com o aumento exponencial de ansiedade e depressão – de acordo com a ONU, elas incidem em 3,6% e 4,4% da população mundial, respectivamente.

O que a psicologia diz sobre as redes sociais?

Esses sites, diz a psicóloga Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP, criam “a possibilidade de aproximar pessoas e fazer com que elas pertençam a um grupo e, muitas vezes, ajudam-nas a encontrar apoio numa hora difícil”.

Como as redes sociais afetam o psicológico?

O uso excessivo das redes amplifica emoções de caráter negativo, as quais podem afetar o seu bem-estar emocional e agravar sintomas da depressão, estresse e ansiedade.

O que o psicólogo não pode fazer nas redes sociais?

Segundo a Cartilha Psicologia e Ética nas Redes Sociais (2019), é vedada ao psicólogo, ainda, induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.

Como as redes sociais afetam o comportamento humano?

As redes sociais impregnam um novo processo de socialização, e neste novo processo encontramos um paradigma com valências positivas e negativas. Por um lado, permitem uma voz mais ativa do indivíduo comum na sociedade civil, facilitam as relações à distância mas curiosamente distanciam as relações.

Psicólogo e Redes Sociais

30 questões relacionadas encontradas

Como as redes sociais mudaram o comportamento das pessoas?

As redes sociais se multiplicaram e evoluíram muito nos últimos dez anos, com o avanço de apps e das soluções de comunicação à distância. Algumas plataformas, como Facebook, LinkedIn, WhatsApp e Twitter, cresceram exponencialmente com a incorporação de novos recursos.

Como a tecnologia interfere no comportamento das pessoas?

Desde de o seu surgimento a tecnologia vem impactando diretamente na sociedade com seus muitos benefícios, conseguiu mudar o comportamento da sociedade como todo. ... Com isso, a tecnologia influencia na acessibilidade do dia-a-dia do seu usuário tornando o acesso a informação simples e rápido.

O que é vedado ao psicólogo?

2º – Ao psicólogo é vedado: a. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão; b.

Pode seguir o psicólogo no Instagram?

É possível que psicólogos utilizem as redes sociais como forma de atendimento a seus pacientes, contudo deve ser feito uso conforme as permissões e proibições do Conselho Federal de Psicologia, para que regras não sejam quebradas.

Porque psicólogo não pode fazer propaganda?

A(O) Psicóloga(o) poderá divulgar e fazer referência apenas a títulos que de fato possua, ou seja, somente poderá se divulgar “especialista”, “mestre”, “doutor(a)” caso de fato possua um diploma de especialização, mestrado ou doutorado, ou possua o título de especialista conforme Resolução CFP nº 013/2007.

Como a tecnologia afeta a saúde mental?

Pesquisas mostram que o uso das telas pode alterar o funcionamento do cérebro, principalmente no que se refere aos neurotransmissores do bem-estar. As tecnologias, quando em excesso, potencializam esse funcionamento de uma maneira não saudável e, inclusive, causam fenômenos de dependência .

Porque as redes sociais causam depressão?

Para os pesquisadores, a causa da depressão em adolescentes por causa do uso das redes sociais tem a ver com a natureza desse uso. As garotas tendem a usar mais redes sociais como o Facebook, Snapchat e Instagram, que é mais baseado na aparência física, tirando fotos e comentando sobre elas.

Como as redes sociais exploram a vulnerabilidade do psicológico humano?

Sean Parker, um dos fundadores do Napster e ex-presidente do Facebook, admitiu que a rede social funciona “explorando uma vulnerabilidade na psicologia humana”. De fato, um experimento de cinco neurocientistas em 2014 concluiu que o Facebook aciona a mesma parte impulsiva do cérebro que o jogo e o abuso de substâncias.

Qual a relação das redes sociais com o aumento dos transtornos psicológicos?

Em um artigo de opinião publicado na revista The Atlantic, Twenge afirmou que o uso exagerado de internet e redes sociais pode ter relação direta com o aumento exponencial de ansiedade e depressão – de acordo com a ONU, elas incidem em 3,6% e 4,4% da população mundial, respectivamente.

Qual o mal das redes sociais?

Psicólogos, psiquiatras e especialistas do Vale do Silício alertam que o uso das redes sociais pode ser viciante e suas consequências, as mesmas de qualquer outra dependência: ansiedade, dependência, irritabilidade, falta de autocontrole...

Quais os transtornos gerados pelas redes sociais para seus usuários?

consumo de substâncias; hostilidade e comportamento agressivo; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; solidão, baixa autoestima e tendência a atitudes suicidas.

Pode dar presente para psicóloga?

Na clínica psicológica, o presentear deve ser trabalhado em terapia. Algumas vertentes da psicologia pontuarão que o psicólogo não deve aceitar presentes, pois acarretaria em uma informalidade entre profissional e paciente que fugiria às normas éticas de atendimento.

Como um psicólogo pode divulgar seu trabalho?

É permitido ao psicólogo, no exercício profissional, na divulgação e publicidade, através dos meios de comunicação, vincular ou associar o título de psicólogo e/ou ao exercício profissional, somente técnicas ou práticas psicológicas já reconhecidas como próprias do profissional psicólogo e que estejam de acordo com os ...

Como fazer propaganda de psicólogo?

Apresentar o nome, o CRP e o número de registro do psicólogo. Fazer referência apenas aos títulos e qualificações que realmente possua. Divulgar somente as qualificações, atividades e recursos relativos às técnicas e práticas que sejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão.

O quê psicólogo não pode fazer?

O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.

Quais casos o psicólogo não pode atender?

Se você ainda está se perguntando o que leva um psicólogo a recusar-se a admitir um novo paciente, listamos abaixo alguns desses fatores:
  • Neutralidade. Para um psicólogo, os fatos ocorridos não são o foco principal da sessão. ...
  • Influência das relações pessoais. ...
  • Confiança. ...
  • Desentendimentos.

Quem o psicólogo não pode atender?

“A decisão pelo atendimento é do(a) psicólogo(a), que considerará se o atendimento interferirá negativamente nos objetivos do serviço prestado, uma vez que não há nada na regulamentação que proíba especificamente o atendimento de familiares e/ou conhecidos(as).”

O que mudou na vida das pessoas com a tecnologia?

A tecnologia e as telecomunicações mexeram na forma como lidamos com as coisas, como nos comunicamos, nossos relacionamentos, a maneira de trabalharmos e de fazermos negócios. Essas mudanças já estão tão presentes em nossas vidas, que é impossível imaginá-las sem.

Quais são os pontos positivos e negativos da tecnologia para a sociedade atual?

A tecnologia bem aplicada ajuda a aprender coisas novas todos os dias, a encontrar novos passatempos, a estar em contato com pessoas de todo o mundo, a melhorar o desempenho no trabalho ou na escola, a compartilhar informações de forma fácil, rápida e a um baixo custo, no entanto, ela também pode se tornar negativa e ...

Que mudanças essas tecnologias provocam na vida das pessoas?

Com o advento da tecnologia muitos processos foram modificados na vida do ser humano: as comunicações (advento do telefone, do telefone celular, dos computadores, etc.), as atividades realizadas em casa (lavar roupas, lavar louças, cozinhar, etc.), o ensino nas escolas e faculdades (implantação do computador, do tablet ...

Artigo anterior
O que significa sonhar com o Exú capa preta?
Artigo seguinte
É possível que nos crimes de drogas os prazos para conclusão do inquérito sejam duplicados?