O que a polícia não pode fazer em uma abordagem?

Perguntado por: Liliana Sá de Mota  |  Última atualização: 20. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (53 avaliações)

DA ABORDAGEM POLICIAL Não use palavras agressivas, não faça movimentos bruscos ou que possam ser interpretados como tentativa de fuga ou de agressão. Mantenha suas mãos visíveis o tempo todo. Não toque a(o) policial, pois isso pode ser interpretado como uma tentativa de agressão ou fuga.

Quais os direitos do cidadão em uma abordagem policial?

QUAIS OS MEUS DIREITOS DURANTE A ABORDAGEM?
  • Saber a identificação do policial que aborda.
  • Saber o motivo da abordagem.
  • Não ser algemado se não estiver sendo violento ou tentado fugir.
  • Ser revistado apenas por policiais do mesmo sexo que você.
  • Acompanhar a revista em seu carro e pedir testemunhas (que não seja policial)

Qual é o artigo que o policial não pode mexer no celular?

O policial só pode acessar o conteúdo do seu aparelho se você autorizar ou mediante ordem judicial, conforme artigo 7º do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) e incisos X e XII do artigo 5º da Constituição Federal de 1988, que garante o direito à intimidade, à vida privada e ao sigilo das comunicações.

Pode um policial apontar uma arma em abordagem?

Pode apontar arma em uma abordagem de rotina? Policias não podem apontar armas durante abordagens nem atirar em carros que furem blitz.

Quando um policial pode revistar alguém?

A polícia precisa de elementos concretos e objetivos que gerem uma suspeita de que uma pessoa esteja com uma arma proibida ou com objetos ou papéis relacionados a um crime para parar e revistar alguém sem mandado judicial. Caso contrário, a abordagem e revista é ilegal.

ABORDAGEM POLICIAL | "O QUE A POLÍCIA PODE OU NÃO FAZER?"

25 questões relacionadas encontradas

Sou obrigado a deixar o policial me revistar?

Mesmo que você tenha provas ou tenha vivenciado determinada situação, o agente de segurança não pode te obrigar a prestar depoimento como testemunha; você só deve ser conduzido à Delegacia se você concordar. Se você for constrangido a depor e testemunhar sem querer, isso con gura crime de abuso de autoridade.

Sou obrigado a responder abordagem policial?

O primeiro e mais fundamental direito que você tem quando abordado pela polícia é o direito ao silêncio. Isso não significa que você pode ignorar completamente os policiais, mas significa que você não precisa responder a perguntas que possam incriminá-lo.

Sou obrigado a desbloquear o celular para a polícia?

O desbloqueio de aparelho celular solicitado por policiais só é obrigatório quando há uma ordem judicial para tanto. Disto isto, a resposta sobre o questionamento é NÃO, você não é obrigado a desbloquear seu aparelho em uma abordagem policial. De onde vêm as informações do Jusbrasil?

Pode abordar sem motivo?

A legislação brasileira já determina que a abordagem policial sem mandado policial só pode ser feita se existir “fundada suspeita” de que a pessoa “esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito” (ou seja, que poderiam ter sido usados ou ser parte de um crime).

É permitido gravar uma abordagem policial?

Qual lei permite filmar abordagem policial? Pode! Artigos 37 e 5°, inciso II da Constituição Federal, Artigos 33 e 30 da Lei 13.869/2019 (Lei de abuso de autoridade). Sobre o direito de imagem, Artigo 5°, inciso X da Constituição Federal e Artigo 20 do Código Civil.

É crime falar que é policial sem ser?

O artigo 307 define como crime o ato de atribuir-se ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem ou causar dano a alguém, e prevê pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.

O que fazer quando um policial te desrespeita?

Caso um abuso tenha sido cometido por um Policial Civil, por exemplo, é preciso buscar pela Corregedoria da Polícia Civil. Caso seja militar, na Corregedoria da Polícia Militar. O mesmo vale para Guardas Municipais e policiais federais.

Pode apontar a arma de fogo na hora da abordagem?

O ato de apontar arma de fogo contra pessoas durante os procedimentos de abordagem não deverá ser uma prática rotineira e indiscriminada.

Quais são os limites da abordagem policial?

DA ABORDAGEM POLICIAL

Não use palavras agressivas, não faça movimentos bruscos ou que possam ser interpretados como tentativa de fuga ou de agressão. Mantenha suas mãos visíveis o tempo todo. Não toque a(o) policial, pois isso pode ser interpretado como uma tentativa de agressão ou fuga.

O que fazer em uma abordagem policial abusiva?

Quaisquer irregularidades ou abusos, tendo em vista a sua própria integridade física, devem ser denunciados e apurados pelos órgãos oficiais (ouvidorias, corregedorias, Ministério Público, Defensoria Pública) no momento posterior mais conveniente”, recomenda o órgão.

Quando um policial pode pegar meu celular?

O policial só pode acessar o conteúdo do seu aparelho se você autorizar ou mediante ordem judicial, conforme artigo 7º do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) e incisos X e XII do artigo 5º da Constituição Federal de 1988, que garante o direito à intimidade, à vida privada e ao sigilo das comunicações.

Qual a forma correta de chamar um policial?

Como devo chamar um policial?
  1. Policial. A forma mais comum de se referir a um policial é simplesmente chamá-lo de "policial". ...
  2. Agente. Outra forma de se referir a um policial é utilizando o termo "agente". ...
  3. Senhor/Senhora. ...
  4. Oficial. ...
  5. Polícia.

Pode sair da polícia quando quiser?

É comum que praças e oficiais da PM que pretendam deixar a instituição com menos de 5 anos de serviço ativo sejam comunicados da necessidade de indenizar o erário público dos investimentos feitos em sua formação como condição para a exoneração.

Sou obrigado a entregar a chave da moto na blitz?

Sou obrigado a entregar a chave da moto na blitz? é permitido a polícia tirar a chave do contato da moto ou carro durante uma abordagem e ficar com a chave até o final da abordagem.

Sou obrigado a mostrar meu celular?

Em caso de abordagem policial eu sou obrigado a entregar o meu celular? A resposta é não. Ninguém é obrigado a fornecer senha ou qualquer outra informação armazenada no celular à polícia sem prévia autorização judicial.

Sou obrigado a parar em uma blitz?

Possivelmente você já deve ter ouvido que não parar na blitz é crime, de desobediência, mas a verdade é que o motorista que foge de uma abordagem policial, comete infração administrativa. Que pode ser entendida melhor no Artigo 195 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Quando a polícia pode entrar na sua casa?

“Se tem mandado, pode entrar na casa da pessoa, pode invadir a casa ao longo do dia. Prestação de socorro, casos de desastre ou flagrante delito não entram dentro dessa regra de ser durante o dia e podem ocorrer sem o consentimento do morador”, acrescenta.

Como responder a uma abordagem policial?

A cartilha reforça quais são os direitos e deveres do cidadão considerado suspeito pela Polícia Militar. Para que a abordagem não se torne uma grande crise, recomenda-se não correr, deixar as mãos visíveis, evitar movimentos bruscos, não tocar no policial, não fazer ameaças ou falar palavras ofensivas.

Quais são os três tipos de abordagem policial?

O POP prevê que a abordagem pode se desenvolver de três diferentes maneiras: (1) abordagem a pessoa sob fiscalização de polícia; (2) abordagem a pessoa em atitude sob fundada suspeita; e (3) abordagem de pessoa infratora da lei.

Pode se recusar a ser revistado?

Faça o possível para permanecer parado, obedecendo às determinações do policial. Caso seja efetuada a busca pessoal, não se recuse a ser revistado, pois o policial está agindo de acordo com a lei (artigo 244 do Código de Processo Penal).

Artigo anterior
Quais os sintomas da próstata feminina?
Artigo seguinte
O que e oleo de coco?