O que a lei diz sobre fidelidade?

Perguntado por: Teresa Amorim Guerreiro  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1231/20, que proíbe a cobrança de multa pela quebra de fidelidade contratual junto às prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, de TV e de internet durante reconhecido período de pandemia.

É legal cobrar multa por quebra de fidelidade?

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe a cobrança de multa por quebra de fidelidade contratual junto a prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, TV e internet durante períodos de pandemia.

Qual o prazo de fidelidade por lei?

A norma entra em vigor no Estado no prazo de 60 dias.

Como não pagar multa de fidelidade?

Ao verificar que o serviço não está sendo oferecido com qualidade, o consumidor tem direito de cancelar a internet sem pagar multa. Mas, para isso, é preciso comprovar que o que foi contratado não está sendo cumprido. O primeiro passo, recomenda o advogado Leandro Nava, é saber como registrar as infrações.

O que diz a lei 1231 20?

PL 1231/2020 Inteiro teor. Projeto de Lei

Impede a cobrança de multa por quebra de fidelidade contratual junto às prestadoras de seviço de telefonia fixa, movel e TV, enquanto durar qualquer pandemia declarada pela Organização Mundial da Saude - OMS.

17 - Fidelidade e Multa em Telefonia

36 questões relacionadas encontradas

Qual prazo máximo de fidelização Anatel?

O ministro assinalou que a licitude do prazo de fidelidade é reconhecida pela Norma Geral de Telecomunicações 23/96 e pela Resolução 477/07, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A NGT 23, porém, limita esse prazo a 12 meses, no máximo.

Como saber se uma lei está em vigor?

Não existe uma ferramenta para saber se o dispositivo está ou não em vigor. A melhor forma é você acessá-lo diretamente na fonte. Tente acessar o site do Ministério do Trabalho e veja se o encontra em Legislação ou em Publicações.

Como cancelar um contrato de fidelização?

Período de fidelização
  1. No mercado português, existem normalmente quatro opções para os consumidores: um contrato sem fidelização ou com fidelização a 6, 12 ou 24 meses.
  2. Para quem está fidelizado, se quiser rescindir o contrato normalmente é necessário pagar uma indemnização à operadora.

Como cancelar internet com fidelidade?

tempo de fidelidade abusivo – o tempo máximo de contrato dos serviços de telecomunicação é de 12 meses. Caso o tempo de contrato previsto pela operadora for superior a esse período, o acordo será considerado abusivo. Assim, após 12 meses o cliente tem o direito de cancelar o serviço sem pagar multas por fidelidade.

Como desistir de um contrato assinado?

Formas de como cancelar um contrato assinado
  1. Quebra de contrato de prestação de serviço. ...
  2. Fim do prazo de contrato. ...
  3. Acordo mútuo entre as partes. ...
  4. Caso uma das partes exerça o direito de rescisão nos termos da lei. ...
  5. Caso uma das partes exerça o direito de rescisão de acordo com as cláusulas contratuais.

Qual o prazo para cancelar um contrato?

49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.

Como fica a quebra de contrato na pandemia?

O consumidor não pode ser penalizado pelos contratos cancelados decorrentes de caso fortuito ou força maior.

Como funciona a fidelização das operadoras?

A cláusula de fidelidade é aquela que obriga o consumidor a permanecer vinculado a um determinado plano de telefone, durante certo período e, consequentemente, implica em uma multa a ser paga caso o consumidor deseje mudar de plano ou de operadora.

Pode cobrar taxa de cancelamento?

Importante lembrar que o valor, também conhecido como multa rescisória, pode ser cobrado. Por isso, antes mesmo de contratar, fique atento ao valor da multa e ao tempo de fidelidade, que não pode passar de 12 meses. Caso contrário, poderá buscar seus direitos na lei do consumidor de cancelamento de serviço.

Sou obrigado a assinar contrato de fidelidade?

A Resolução autoriza a prestadora de serviços a oferecer aos seus clientes benefícios para que, em troca, permaneçam vinculados ao contrato por um prazo mínimo. Contudo, a fidelidade não poderá ser exigida, ou imposta, em hipótese alguma. A prerrogativa de aceitar ou não a oferta é do consumidor!

Tem como cancelar internet antes da instalação?

Segundo o direito de arrependimento previsto pelo Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, quando você faz a compra/contratação de um serviço ou produto fora do estabelecimento comercial (por telefone, internet, etc) você tem direito de cancelar até 7 dias a contar do dia em que recebeu o produto ou serviço.

Sou obrigado a pagar multa de contrato de internet?

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (24) o Projeto de Lei 1231/20, que proíbe a cobrança de multa pela quebra de fidelidade contratual junto às prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, de TV e de internet durante reconhecido período de pandemia.

Como saber se a lei foi revogada?

Para saber se alguma portaria GM/MS foi revogada ou está vigente, basta acessar o sistema Saúde Legis.

Onde encontrar as leis atualizadas?

Na página Legislação no Portal da Câmara dos Deputados pode ser encontrada toda a legislação federal em texto acessível (formatos HTML, PDF, DOC, E-book). As mesmas leis estão disponíveis também em coletâneas separadas por tema na Edições Câmara e na Biblioteca Digital.

Quais leis foram atualizadas em 2021?

Altera a Lei nº 14.124, de 10 de março de 2021, para determinar a inclusão como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 de gestantes, puérperas e lactantes, bem como de crianças e adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade ou privados de liberdade.

O que diz a Anatel sobre fidelidade de planos?

Como dito anteriormente, o tempo de fidelidade não pode superar o prazo de 12 meses. Isso é previsto no art. 57 da Resolução nº 632/2014 da Anatel. Se para cancelar o plano de internet sem a incidência de multa o consumidor deve aguardar o período de 13 meses, saiba que esta cláusula estará contrária a legislação.

Em que situação a prestadora pode fidelizar o consumidor?

A prestadora pode oferecer benefício(s) ao consumidor em troca de uma vinculação à ela por um prazo mínimo que não poderá ultrapassar 12 meses.

Qual o prazo de fidelidade da Vivo?

Os planos e combos da Vivo, em geral, têm fidelidade de 12 meses. Isso significa que no período de um ano você terá que pagar multa em caso de cancelamento.

Quanto é a multa de fidelidade da Oi?

Caso sua Banda Larga da Oi tenha sido contratado com fidelização será necessário pagar multa. A cobrança é proporcional ao período que falta para completar os 12 meses da fidelização e o valor base é de R$ 300,00.

Artigo anterior
Para que serve o sol da manhã?
Artigo seguinte
O que é software 5 Exemplos?