O que a lei diz sobre fidelidade?
Perguntado por: Teresa Amorim Guerreiro | Última atualização: 8. April 2022Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1231/20, que proíbe a cobrança de multa pela quebra de fidelidade contratual junto às prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, de TV e de internet durante reconhecido período de pandemia.
É legal cobrar multa por quebra de fidelidade?
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe a cobrança de multa por quebra de fidelidade contratual junto a prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, TV e internet durante períodos de pandemia.
Qual o prazo de fidelidade por lei?
A norma entra em vigor no Estado no prazo de 60 dias.
Como não pagar multa de fidelidade?
Ao verificar que o serviço não está sendo oferecido com qualidade, o consumidor tem direito de cancelar a internet sem pagar multa. Mas, para isso, é preciso comprovar que o que foi contratado não está sendo cumprido. O primeiro passo, recomenda o advogado Leandro Nava, é saber como registrar as infrações.
O que diz a lei 1231 20?
PL 1231/2020 Inteiro teor. Projeto de Lei
Impede a cobrança de multa por quebra de fidelidade contratual junto às prestadoras de seviço de telefonia fixa, movel e TV, enquanto durar qualquer pandemia declarada pela Organização Mundial da Saude - OMS.
17 - Fidelidade e Multa em Telefonia
Qual prazo máximo de fidelização Anatel?
O ministro assinalou que a licitude do prazo de fidelidade é reconhecida pela Norma Geral de Telecomunicações 23/96 e pela Resolução 477/07, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A NGT 23, porém, limita esse prazo a 12 meses, no máximo.
Como saber se uma lei está em vigor?
Não existe uma ferramenta para saber se o dispositivo está ou não em vigor. A melhor forma é você acessá-lo diretamente na fonte. Tente acessar o site do Ministério do Trabalho e veja se o encontra em Legislação ou em Publicações.
Como cancelar um contrato de fidelização?
- No mercado português, existem normalmente quatro opções para os consumidores: um contrato sem fidelização ou com fidelização a 6, 12 ou 24 meses.
- Para quem está fidelizado, se quiser rescindir o contrato normalmente é necessário pagar uma indemnização à operadora.
Como cancelar internet com fidelidade?
tempo de fidelidade abusivo – o tempo máximo de contrato dos serviços de telecomunicação é de 12 meses. Caso o tempo de contrato previsto pela operadora for superior a esse período, o acordo será considerado abusivo. Assim, após 12 meses o cliente tem o direito de cancelar o serviço sem pagar multas por fidelidade.
Como desistir de um contrato assinado?
- Quebra de contrato de prestação de serviço. ...
- Fim do prazo de contrato. ...
- Acordo mútuo entre as partes. ...
- Caso uma das partes exerça o direito de rescisão nos termos da lei. ...
- Caso uma das partes exerça o direito de rescisão de acordo com as cláusulas contratuais.
Qual o prazo para cancelar um contrato?
49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Como fica a quebra de contrato na pandemia?
O consumidor não pode ser penalizado pelos contratos cancelados decorrentes de caso fortuito ou força maior.
Como funciona a fidelização das operadoras?
A cláusula de fidelidade é aquela que obriga o consumidor a permanecer vinculado a um determinado plano de telefone, durante certo período e, consequentemente, implica em uma multa a ser paga caso o consumidor deseje mudar de plano ou de operadora.
Pode cobrar taxa de cancelamento?
Importante lembrar que o valor, também conhecido como multa rescisória, pode ser cobrado. Por isso, antes mesmo de contratar, fique atento ao valor da multa e ao tempo de fidelidade, que não pode passar de 12 meses. Caso contrário, poderá buscar seus direitos na lei do consumidor de cancelamento de serviço.
Sou obrigado a assinar contrato de fidelidade?
A Resolução autoriza a prestadora de serviços a oferecer aos seus clientes benefícios para que, em troca, permaneçam vinculados ao contrato por um prazo mínimo. Contudo, a fidelidade não poderá ser exigida, ou imposta, em hipótese alguma. A prerrogativa de aceitar ou não a oferta é do consumidor!
Tem como cancelar internet antes da instalação?
Segundo o direito de arrependimento previsto pelo Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, quando você faz a compra/contratação de um serviço ou produto fora do estabelecimento comercial (por telefone, internet, etc) você tem direito de cancelar até 7 dias a contar do dia em que recebeu o produto ou serviço.
Sou obrigado a pagar multa de contrato de internet?
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (24) o Projeto de Lei 1231/20, que proíbe a cobrança de multa pela quebra de fidelidade contratual junto às prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, de TV e de internet durante reconhecido período de pandemia.
Como saber se a lei foi revogada?
Para saber se alguma portaria GM/MS foi revogada ou está vigente, basta acessar o sistema Saúde Legis.
Onde encontrar as leis atualizadas?
Na página Legislação no Portal da Câmara dos Deputados pode ser encontrada toda a legislação federal em texto acessível (formatos HTML, PDF, DOC, E-book). As mesmas leis estão disponíveis também em coletâneas separadas por tema na Edições Câmara e na Biblioteca Digital.
Quais leis foram atualizadas em 2021?
Altera a Lei nº 14.124, de 10 de março de 2021, para determinar a inclusão como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 de gestantes, puérperas e lactantes, bem como de crianças e adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade ou privados de liberdade.
O que diz a Anatel sobre fidelidade de planos?
Como dito anteriormente, o tempo de fidelidade não pode superar o prazo de 12 meses. Isso é previsto no art. 57 da Resolução nº 632/2014 da Anatel. Se para cancelar o plano de internet sem a incidência de multa o consumidor deve aguardar o período de 13 meses, saiba que esta cláusula estará contrária a legislação.
Em que situação a prestadora pode fidelizar o consumidor?
A prestadora pode oferecer benefício(s) ao consumidor em troca de uma vinculação à ela por um prazo mínimo que não poderá ultrapassar 12 meses.
Qual o prazo de fidelidade da Vivo?
Os planos e combos da Vivo, em geral, têm fidelidade de 12 meses. Isso significa que no período de um ano você terá que pagar multa em caso de cancelamento.
Quanto é a multa de fidelidade da Oi?
Caso sua Banda Larga da Oi tenha sido contratado com fidelização será necessário pagar multa. A cobrança é proporcional ao período que falta para completar os 12 meses da fidelização e o valor base é de R$ 300,00.
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