O que a lei diz sobre falta no trabalho?

Perguntado por: Ivan Lisandro Campos Coelho  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 5/5 (53 avaliações)

A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada. O empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana, salvo se as faltas forem consideradas justificadas.

Qual a punição para falta não justificada?

Logo de cara, quando uma ausência injustificada acontece, o trabalhador terá descontado do seu salário o valor referente ao dia perdido. ... Caso a semana da falta possuir um feriado, o empregado também perderá a remuneração sobre esse dia.

Quantas vezes o funcionário pode faltar?

15 e 23 faltas no período, terá apenas 18 dias de férias; Quem teve faltas superiores a 24, terá apenas 12 dias de férias. Esta regra é válida para as faltas sem justificativas. Lembrando que a lei permite ao trabalhador faltar cinco vezes ao ano sem justificação.

O que justifica a falta no trabalho?

478 da CLT, existem outros cenários que são passíveis de enquadramento como faltas justificadas, são eles:
  1. Período de licença-maternidade (120 dias) ou aborto autorizado por lei.
  2. Afastamento por doença ou acidente de trabalho (15 dias)
  3. Afastamento por inquérito judicial para apuração de falta grave.

Quantos dias o funcionário tem direito a faltar?

Segundo determinação da lei, após 30 dias consecutivos de faltas injustificadas, as empresas têm o direito de alegar a situação de abandono de emprego, o que consequentemente garante a empresa o direito de demitir o trabalhador por justa causa.

Trabalhador Faltou ao Trabalho: o que pode ser descontado? TUDO SOBRE FALTAS

24 questões relacionadas encontradas

O que acontece se faltar 2 dias de trabalho?

Faltar no trabalho sem justificativa pesa no bolso. A empresa tem direito a descontar do trabalhador dois dias de salário. O dia em que ele não apareceu e a remuneração do descanso semanal. ... A lei só permite ausência de dois dias e em alguns casos: marido, esposa, filhos, pais ou avós.

O que acontece se faltar 1 dia de trabalho?

1- A primeira coisa que acontece quando alguém tem uma falta injustificada, ou sem justificativa, é a perda do dia de serviço. FALTOU NÂO RECEBE O DIA. 2- Quem faltar do serviço, sem uma justificativa, perde também o valor do Descanso Semanal Remunerado (DSR). ... Sim, perde o valor referente há esse dia também.

Como fazer uma justificativa de falta no trabalho?

Carta formal
  1. Especifique de maneira clara o dia e a hora da sua ausência. ...
  2. Seja breve e direto na explicação do motivo da sua falta.
  3. A carta de justificativa não abona as faltas, então sempre que possível anexe algum documento que faça isso, como um atestado médico, por exemplo.

Qual a melhor desculpa para faltar ao trabalho?

Abaixo explicaremos cada um dos itens para que você possa ficar despreocupado caso o motivo para não ir trabalhar esteja relacionado abaixo.
  • Falecimento. ...
  • Casamento. ...
  • Doação de Sangue. ...
  • Dever Eleitoral e Serviço Eleitoral. ...
  • Serviço Militar. ...
  • Audiências Judiciais. ...
  • Vestibular. ...
  • Consultas médicas – gestante.

Quais são as faltas justificadas ao trabalho?

Segundo a legislação, as faltas justificadas ou abonadas se referem aquelas que não podem ser descontadas do colaborador, caso ele não compareça ao trabalho. Além do desconto em sua remuneração, também não são aceitas medidas por parte da empresa, como o desligamento por justa causa.

Quantas faltas para ser demitido por justa causa?

Após 30 dias consecutivos e sem justificativa ausentes no trabalho, a empresa deverá notificar o colaborador para que compareça à empresa dentro de um determinado prazo para reassumir o seu cargo, sob a pena de demissão por justa causa por abandono de emprego.

O que é 30 dias consecutivos?

Contudo, a jurisprudência e a doutrina fixam um período de, em regra, 30 dias consecutivos de faltas injustificadas para que seja configurado o abandono de emprego e, com isto, a empresa possa demitir com justa causa o trabalhador. A regra dos “30 dias” é aplicada na maioria das vezes, mas há exceções.

Quantas advertência pode dar justa causa?

Geralmente, os empregadores dão 3 advertências antes de uma suspensão, mas há casos em que duas advertências já geram a suspensão, dada a gravidade do problema.

O que acontece quando um funcionário falta e não traz atestado?

Se a falta for por doença ou tratamento médico, o empregado deverá apresentar o atestado ao RH para que sua falta seja abonada, pois se o empregado não trabalhou porque estava doente, mas não apresentou atestado, o empregador poderá descontar do seu salário todos os dias de ausência.

O que fazer quando funcionário falta e não avisa?

O empregado que falta injustificadamente ao serviço pode receber advertências. Se persistir, faltando outros dias, o patrão pode aplicar a suspensão. Se, ainda assim, continuar faltando poderá ser despedido por justa causa, segundo artigo 482, alínea h, da CLT.

Quando funcionário falta e não traz atestado?

Com a nova regra, durante o período de emergência na saúde pública devido à Covid-19, se houver imposição de isolamento, o empregado que se ausentar por doença (relacionada ou não à pandemia) não necessitará apresentar nenhum tipo de atestado médico, desde que a ausência não supere sete dias.

O que falar para o chefe quando faltar?

Seja claro, direto e breve ao explicar sua necessidade em ficar em casa. Ao conhecer o seu chefe e ter uma ideia de como ele reage em relação à ausência ao trabalho por motivos de saúde, você terá uma melhor ideia de quantos detalhes você precisará fornecer a ele sobre sua doença, seus sintomas etc.

Como dar uma boa desculpa?

Avise com antecedência.
  1. Invente uma desculpa com antecedência, como "Preciso buscar o meu pai no aeroporto neste dia".
  2. Se não for possível inventar uma desculpa com antecedência, avise pelo menos algumas horas antes do evento. Não deixe para ligar minutos antes do horário marcado para dizer que não vai comparecer.

Como pegar atestado de um dia?

Se realmente estiver doente e precisar de um atestado, solicite ao médico um prazo maior do que o necessário. Em seguida, volte ao trabalho alguns dias antes. Assim, vai parecer um funcionário dedicado que utiliza menos dias de licença do que o recomendado pelo médico.

Como iniciar a justificativa de um trabalho?

Como começar uma justificativa?
  1. Fatos. Você pode começar sua justificativa impondo fatos sobre o cenário em torno do seu tema. ...
  2. Objetividade. Informar de forma objetiva também é uma boa abordagem para uma justificativa. ...
  3. Dados, pesquisa e estatísticas. ...
  4. Pense nas consequências do seu estudo. ...
  5. Seja objetivo.

Como fazer uma justificativa simples?

Como fazer uma justificativa de TCC
  1. aponte os aspectos positivos do trabalho.
  2. enalteça a contribuição do trabalho para o tema.
  3. mencione brevemente (sem aprofundar) os melhores argumentos do trabalho.
  4. eventualmente, exponha as consequências negativas que a falta de reflexão sobre o assunto abordado pode causar.

Como justificar uma solicitação?

Na solicitação do pedido mais justificativa, cada remetente deve apresentar de modo claro e objetivo o que se deseja, para que se deseja e a importância do pedido feito na carta. Não deve haver narrativas delongadas, nem informações que não contribuam para a efetivação do pedido.

Pode faltar um dia no trabalho?

Então faltei ao empregado não estou doente, não tem nenhuma permissão legal para a minha ausência, será que eu posso ser demitido por justa causa? E a resposta é negativa, se você faltar 01 dia sem nenhuma justificativa você não pode ser demitido. ... Nesse caso a empresa pode rescindir o contrato com você por justa causa.

Quanto é descontado do salário em um dia de falta?

Faltas (somente não justificadas)

Se o colaborador faltar mais de uma vez no mês, será necessário multiplicar o valor do salário diário pela quantidade de dias não trabalhados para então chegar ao total a ser descontado do pagamento.

Quais as consequências de faltar no trabalho?

A consequência imediata da falta sem justificativa é a perda de um dia de salário, correspondente ao dia de ausência. Fora isso, de acordo com a política da empresa, ela poderá descontar o valor do descanso semanal subsequente e, caso haja feriado na mesma semana, este dia também poderá ser descontado.

Artigo anterior
Como calcular GPS 2021?
Artigo seguinte
Quais são os resultados de exame de eletroneuromiografia?