O que a lei diz sobre dependentes químicos?

Perguntado por: Érica Leticia Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (54 avaliações)

Foi sancionada no último dia 6 de junho a Lei 13840/2019 que permite a internação involuntária de dependentes químicos sem autorização judicial, ou seja, uma internação sem consentimento do interessado.

O que é a lei 13.840 19?

A Lei nº 13.840/2019 promoveu mudanças no art. 60 da Lei nº 11.343/2006, que trata sobre medidas assecuratórias que podem ser decretadas pelo juiz em processos envolvendo os crimes da Lei de Drogas.

Porque não namorar um dependente químico?

O relacionamento do dependente químico

Isso pode ser problemático e dificultar o desenvolvimento de uma base sólida para um relacionamento. Quando alguém é dependente de drogas, suas prioridades estão relacionadas às drogas. Eles literalmente ficarão doentes se não receberem seus remédios.

Qual a nova lei de drogas?

Art. 1º Esta Lei altera a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, para tratar do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, definir as condições de atenção aos usuários ou dependentes de drogas e tratar do financiamento das políticas sobre drogas e dá outras providências. Art.

O que diz a lei sobre internação involuntária?

Art. 17 Na Lei nº 10.216/2001, a internação involuntária constitui uma responsabilidade da(o) profissional médica(o), mas a Lei Brasileira de Inclusão aponta para uma avaliação por equipe multiprofissional.

Lei sobre dependentes químicos é sancionada

26 questões relacionadas encontradas

Quem pode pedir a internação involuntária?

Vale ressaltar que o pedido de internação involuntária só pode ser feito por parentes com laços consanguíneos, ou seja, pai, mãe, avó, tio.

Quais os critérios para uma internação involuntária?

Conforme a lei, a internação poderá ser voluntária ou não. A involuntária dependerá de pedido de familiar ou responsável legal ou, na falta deste, de servidor público da área de saúde, de assistência social ou de órgãos públicos integrantes do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad).

O que mudou na lei de drogas com o pacote anti crime?

Por fim, a Lei 13.964/2019 (“Pacote Anticrime”) revogou expressamente esse dispositivo normativo, unificando o rol de critérios de progressão de regime no art. 112 da Lei n. 7.210/ 1984 (Lei de Execução Penal), o qual também traz patamares superiores para os delitos hediondos ou “equiparados”.

É crime ser usuário de drogas?

Legalmente, o ato de consumir drogas por si só não configura crime. O que a Lei pune são as condutas de guardar, adquirir, portar, transportar, plantar, semear, para o consumo pessoal, conforme se depreende da leitura do artigo. O ato, a conduta consumir drogas não é prevista no teor do dispositivo.

Qual a quantidade de droga para ser considerado usuário?

Não está na lei uma limitação concreta de quanto você pode portar, sendo que resta ao juiz interpretar se a quantidade da droga que o agente carregava era grande ou não. Assim, 01 g de droga seria claramente considerado porte para consumo, enquanto 20 kg de droga poderia ser considerado como tráfico.

Como manter um relacionamento com um dependente químico?

O bom relacionamento entre o dependente químico e seus familiares é fundamental para a sua recuperação, esteja ele fazendo uso abusivo do álcool ou das drogas. A família é um sistema dinâmico em constante transformação, que cumpre sua função social transmitindo valores e tradições culturais.

Como terminar um relacionamento com um dependente químico?

Se você está passando por uma situação em que sente que precisa terminar o relacionamento com um usuário de drogas, mas se vê preso (a) às circunstâncias e está tendo dificuldades para tomar essa decisão, o Busca Clínicas de Recuperação será uma ferramenta muito útil para encontrar profissionais especializados que ...

Sou esposa de um dependente químico?

Conscientize ele sobre o que a dependência química pode fazer, busque ajuda médica e psicológica para ele, para que desse modo, ele possa dar início a algum tipo de tratamento e cada vez mais cedo entenda e aceite que é um dependente.

O que a Lei diz sobre dependentes químicos São Paulo SP?

Foi sancionada no último dia 6 de junho a Lei 13840/2019 que permite a internação involuntária de dependentes químicos sem autorização judicial, ou seja, uma internação sem consentimento do interessado.

Qual a política pública adotada para o usuário de drogas?

A Lei nº 11.343/2006, que rege a política pública sobre drogas, estabelece como um dos princípios da prevenção “o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade individual” e preconiza também o “não-uso” ou o “retardamento do uso” e a redução de riscos como os objetivos almejados para ações preventivas.

O que é tráfico de drogas privilegiado?

Se o agente é primário, tem bons antecedentes, não integra organização criminosa e não se dedica a atividade ilícita, deve ser reconhecido o tráfico privilegiado.

Qual o código penal para usuário de drogas?

O uso de drogas está disciplinado no artigo 28, da Lei 11.343/2006, que considera usuário aquele que adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

O que fazer se for pego com drogas?

A condução à delegacia é necessária para que a autoridade policial possa elaborar o boletim de ocorrência com toda a narração dos fatos, bem como para realizar requerimento de análise da substância apreendida, colhimento do depoimento do usuário e dos agentes que efetuaram a abordagem e, por fim, a elaboração do termo ...

O que a Bíblia fala sobre o uso de drogas?

A Bíblia não fala diretamente sobre drogas mas diz que devemos evitar substâncias que alteram o nosso raciocínio e comportamento. Devemos ser sóbrios e ter controlo sobre aquilo que dizemos e fazemos.

O que mudou nos crimes hediondos com o pacote anti crime?

O crime de furto pode ser considerado por muitos como um delito leve, não oferecendo risco de vida a ninguém. Entretanto, o pacote anticrime trouxe uma situação de furto que agora é considerada como crime hediondo, que é quando ele é praticado com emprego de explosivo ou outro artefato similar.

O que alterou o pacote Anti-crime?

O Pacote Anticrime alterou o art. 157 do Código Penal, que dispõe sobre o crime de roubo, para incluir nas hipóteses de majoração da pena o emprego de arma branca, cuja penalidade poderá aumentar de um terço até a metade.

Quais as principais mudanças trazidas pelo pacote anticrime no tocante a lei de crimes hediondos?

Confira as principais mudanças com a aprovação do projeto anticrime sancionado no dia 24 de dezembro de 2019. A Legítima defesa foi estendida a agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém. Amplia o tempo máximo de cumprimento da pena de 30 anos para para 40 anos.

Qual a diferença entre internação compulsória e involuntária?

CNS repudia prática da internação compulsória e involuntária

A primeira é uma medida judicial, já a involuntária é um ato médico que incide sobre um paciente em um momento crítico e se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de outra pessoa.

É possível internar uma pessoa a força?

Para que você consiga internar o dependente químico de forma compulsória, deve procurar apoio judicial. Esse tipo de internação está prevista na Lei Federal de Psiquiatria nº 10.216/2001. Assim, é preciso que você procure um médico psiquiatra para que este realize o pedido junto ao Ministério Público.

Como funciona a internação involuntária de dependentes químicos?

A internação involuntária de dependentes químicos é aquela que ocorre sem o consentimento do usuário, a pedido de um terceiro – geralmente, seu familiar. Ela pode ocorrer quando o indivíduo perdeu a sua autonomia, como diante de quadro que afeta a sua saúde mental, incluindo aí casos de depressão.

Artigo anterior
Como é o TCC EAD da Estácio?
Artigo seguinte
Como preencher o documento MDF?