O que a imobiliária pode cobrar do locador?

Perguntado por: Luana Jesus Branco  |  Última atualização: 8. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (65 avaliações)

Assim como o seguro incêndio, a lei determina ser de responsabilidade do locador o pagamento das taxas, tributos e impostos que recaem sobre o imóvel, podendo transferir ao locatário mediante determinação contratual. Os Tributos e Impostos devem ser cobrados apenas pelo período em que se deu a locação.

O que a imobiliária não pode cobrar?

Imobiliária não pode cobrar comissão se venda não for concretizada, diz juiz.

O que a imobiliária cobra do locador?

E somente uma imobiliária possui condições plenas de realizar corretamente esse processo. Dessa forma, ela cobra uma porcentagem do locador para administrar seu imóvel, esse valor pode variar entre 8% a 10% do aluguel mensal da propriedade, em média.

O que não pode ser cobrado do inquilino?

O inquilino não deve ser obrigado a arcar com despesas que estejam além daquelas essenciais, como a taxa mensal de condomínio, salário e encargos trabalhistas dos porteiros, profissionais da limpeza e zelador, serviços de limpeza e manutenção das áreas de uso comum, reparos fundamentais para o funcionamento diário do ...

Quais taxas a imobiliária pode cobrar do inquilino?

Havendo a previsão contratual (geralmente incluindo o IPTU e taxas de serviços públicos, como a de coleta de lixo) as imobiliárias podem sim cobrar esse tributo do locatário. Porém não pode, mesmo havendo menção em contrato, cobrar taxas – sob qualquer denominação – sobre o valor do IPTU e assemelhados.

Devolução da caução (depósito) para o inquilino na locação de imóveis. | Marcel Toledo | PODCAST #15

19 questões relacionadas encontradas

Quais taxas O locador deve pagar?

Os impostos e taxas (IPTU, taxas de água, esgoto, iluminação pública ou qualquer outro), assim como o seguro incêndio, são de obrigação do locador.

Sou obrigada a pagar taxa de boleto de aluguel?

327 do Código Civil, que trata “Do lugar do pagamento”, é válida a cláusula do contrato de locação que estabelece como será realizado o pagamento do aluguel e que o inquilino arcará com a taxa do boleto bancário, que é adotado para facilitar a quitação do aluguel por parte do devedor.

O que o locador não pode exigir?

O locador, por sua vez, não pode pedir o imóvel de volta antes de terminado o prazo do contrato. E é possível estipular que o locatário pode devolver o imóvel depois de doze meses sem multa.

Quais reparos são de responsabilidade do proprietário?

Sendo assim, são algumas das responsabilidades do proprietário: Reparos estruturais: a responsabilidade por reparos estruturais e aqueles relacionados à infraestrutura do imóvel, como problemas hidráulicos que envolvam quebra de paredes, vazamentos de gás, infiltrações, entre outros, recai sobre o proprietário.

Quais despesas são de responsabilidade do locador?

A Lei do Inquilinato prevê que, no aluguel de apartamento ou de qualquer outro imóvel, cabe ao locador arcar com as taxas de administração imobiliária, seguro-incêndio e despesas extraordinárias do condomínio.

Quantos por cento do aluguel fica com a imobiliária?

O custo da contratação de uma imobiliária para intermediar o processo de locação de imóveis é de 7% a 10% do valor do aluguel mensal. No primeiro mês, a taxa cobrada poderá ser de 50% a 100% do aluguel, para cobrir despesas como vistorias e contratos.

É normal a imobiliária ficar com o primeiro aluguel?

Essa ação é chamada de “taxa de intermediação” no mercado imobiliário. A resposta é simples e iremos detalhar a seguir. Mas, em resumo, a imobiliária fica com o primeiro valor de aluguel para arcar com as despesas de validação financeira do interessado no imóvel e do processo contratual.

Pode cobrar taxa de contrato?

Prática comum no mercado imobiliário, a cobrança de taxa para transferir contrato é ilegal e abusiva.

É legal cobrar taxa de pintura?

A cláusula de pintura é utilizada como praxe nos contratos de locação, quando, o locador, entrega ao locatário o imóvel devidamente pintado, (pintura essa que pode ser total ou parcial do imóvel), que deve ser devidamente detalhada e clara, para que não reste dúvidas. — Cobrança de taxa de pintura não é válida.

Sou obrigada a pagar caução?

A caução pode ser exigida tanto pelo credor quanto pelo devedor, dependendo do tipo de obrigação e do risco envolvido. Se alguém aluga um imóvel, por exemplo, o proprietário pode exigir uma caução em dinheiro para garantir que o inquilino pagará o aluguel e não causará danos ao imóvel.

O que o proprietário pode exigir do inquilino?

Cabe ao proprietário indenizar o inquilino pelas despesas realizadas. Muitas vezes essa indenização pode ser descontada do valor do aluguel. É bom frisar que o proprietário deve realizar o conserto de eventuais defeitos ocultos, que não puderam ser detectados pelo inquilino durante a vistoria.

De quem é a obrigação de pintar a casa alugada?

1. Locador responde com exclusividade pelo desgaste resultante do uso normal do imóvel e, em face de preceito de natureza cogente, nula de pleno direito é cláusula contratual que imponha ao inquilino a obrigação de restituir o bem com pintura nova.

Quem paga conserto de casa alugada?

Basicamente, funciona assim: a manutenção é de responsabilidade do inquilino; por sua vez, consertos estruturais ficam por conta do proprietário. Mas, pelo fato de existir a Lei do Inquilinato e suas possíveis interpretações, essa não é uma regra exata.

Quem é responsável pelo desgaste natural do imóvel na locação?

O locatário será responsável apenas pelo o que for danificado ou modificado. Sobre o autorDireito Imobiliário na prevenção e solução de conflitos.

O que diz a Lei do Inquilinato sobre manutenção?

A Lei também prevê que é dever do inquilino zelar pela manutenção do imóvel enquanto nele estiver. Por isso, ele deve “realizar a imediata reparação dos danos verificados no imóvel, ou nas suas instalações, provocadas por si, seus dependentes, familiares, visitantes ou prepostos”.

Qual é a obrigação do locador?

São obrigações do locador entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina; garantir o uso pacífico do imóvel locado; manter a forma e o destino do imóvel; responder pelos vícios ou defeitos anteriores à locação; fornecer ao locatário caso solicitado descrição minuciosa do estado do ...

O que diz a nova Lei do Inquilinato?

O que diz a nova Lei do Inquilinato? Durante o prazo estipulado em contrato, o proprietário não poderá reaver o imóvel que foi alugado. O locatário pode devolver o imóvel, desde que pague a multa estipulada em contrato.

Quem tem que pagar a taxa de esgoto o inquilino ou o proprietário?

A responsabilidade do pagamento da fatura de serviço de água e esgoto, bem como da taxa da Coleta de Lixo, para os imóveis alugados, poderá ser do inquilino durante a vigência do contrato. A resolução entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022.

Pode cobrar juros de aluguel sem contrato?

Embora não o contrato não exista, a cobrança pode ser feita. por exemplo enviando a notificação extrajudicial. Juridicamente, mesmo sem contrato de locação assinado, as regras da Lei do Inquilinato estarão assegurando os direitos das partes envolvidas, ou seja, locador (proprietário) e locatário (inquilino).

Pode cobrar juros no aluguel?

Em geral, a maioria dos contratos prevê multa de 10% em caso de atraso, mas pode ser outra quantia. Já os juros, o máximo permitido é de 1% ao mês (somente instituições financeiras podem cobrar mais do que 1% ao mês de juros).

Artigo anterior
Como deixar o rejunte do piso branco?
Artigo seguinte
Como escrever o número por extenso?