O que a hérnia inguinal pode causar?

Perguntado por: Clara Mafalda de Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (60 avaliações)

A principal complicação da hérnia acontece quando o intestino fica muito preso na parede abdominal, acabando por perder o fornecimento de sangue. Quando isso acontece, os tecidos do intestino podem começar a morrer, causando dor intensa, vômitos, náuseas e dificuldade para se movimentar.

Quais os riscos da hérnia inguinal?

Riscos associados a presença da hérnia inguinal

As principais complicações da hérnia inguinal são o encarceramento e estrangulamento da hérnia . No encarceramento , o volume do conteúdo da hérnia aumenta rapidamente, de forma que ela se torna irredutível, ou seja, o conteúdo não volta mais para cavidade abdominal.

O que acontece se não operar a hérnia inguinal?

A hérnia inguinal encarcerada pode levar a uma situação muito mais grave, que se chama hérnia inguinal estrangulada. Neste caso o intestino ou outro órgão existente dentro da hérnia pode morrer, se o doente não for operado rapidamente.

Qual é a hérnia mais perigosa?

✴ Das hérnias que ocorrem na virilha (inguinais) as hérnias femorais são aquelas associadas a maior risco de complicações.

O que acontece quando a hérnia está perto de estourar?

Essa porção do intestino que é afetada se desprende e uma perfuração é causada no órgão, fazendo com que fezes e o seu líquido interior, chamado de líquido intestinal, vazem para toda a cavidade abdominal. Como consequência dessa ocorrência, o paciente pode acabar falecendo.

Hérnia inguinal: o tipo de hérnia abdominal mais comum

42 questões relacionadas encontradas

Quando a hérnia estoura Quais são os sintomas?

Os sintomas de uma hérnia inguinal estrangulada são a dor intensa, vermelhidão e sensibilidade na região da hérnia. Outros sintomas associados podem ser náuseas, vômitos, febre e uma sensação geral de mal estar. No caso desses sintomas, é importante o paciente consultar o médico imediatamente.

Quando a hérnia começa a doer?

Ela ocorre quando a parte de um órgão como intestino ou o tecido gorduroso invade um local indevido, o que pode causar dor. No caso das hérnias umbilicais, a maior parte das que aparecem antes dos 6 meses de idade some sozinha até os 4 anos.

Quando a hérnia e perigosa?

Existem duas ocasiões em que a hérnia pode matar. A primeira é quando ocorre estrangulamento do intestino. O segundo caso é quando há a obstrução intestinal.

Quando a hérnia desce para o saco?

A hérnia escrotal acontece por causa do enfraquecimento dos músculos do canal inguinal fazendo com que partes do intestino ou demais conteúdo do abdome se desloquem através deste canal para o escroto.

Quando é necessário operar hérnia?

Mas toda hérnia necessita de cirurgia? Sim, toda hérnia inguinal e incisional deve ser operada, a não ser que o paciente tenha menos de 5 anos de idade ou possua contraindicações para o procedimento. As hérnias não somem por conta própria. Todas as hérnias tendem a piorar com o passar do tempo e causar problemas.

É possível conviver com hérnia inguinal?

Apesar de ser possível conviver com uma hérnia durante anos, sem qualquer complicação, não podemos prever o momento exato de uma complicação. O encarceramento que precede à estrangulação, uma complicação mais grave de uma hérnia inguinal, pois pode causar a morte do paciente em decorrência de infecção generalizada.

Quanto tempo posso ficar com hérnia inguinal?

Depende de cada caso, mas para atividades leves em torno de 14 a 30 dias. Atividades pesadas em torno de 90 dias. Lembrando que quanto mais precoce o retorno maior o risco de recidiva.

Como colocar hérnia inguinal no lugar?

Na cirurgia por via anterior, também chamado de correção de hérnia aberta, o cirurgião faz uma incisão na virilha e empurra a saliência para dentro do abdômen e reforça a região utilizando uma tela sintética (tela de Marlex).

O que fazer quando a hérnia inguinal dói?

Em quase todos os casos de hérnia, o médico pode empurrar o intestino para o interior do abdômen, aliviando os sintomas, mas é sempre necessário fazer cirurgia para corrigir definitivamente o problema.

Quando a hérnia inguinal dói?

Quando se trata de hérnia inguinal, você poderá sentir também uma queimação ou dor e desconforto nessa região do corpo, mas isso nem sempre ocorre. Mas a presença da dor não significa que há uma hérnia. Outras infecções nos gânglios na virilha também podem doer.

Como fazer a hérnia sumir?

A cirurgia é a única forma efetiva para se tratar uma hérnia abdominal, pois a dor pode aparecer e sumir, mas depois voltar de forma repentina. Basicamente, a cirurgia pode ser realizada de duas formas: aberta, com anestesia local e laparoscópica, procedimento minimamente invasivo, mas que necessita de anestesia geral.

Como eliminar hérnia naturalmente?

Tratamento natural

Os principais são: Acupuntura: ajuda a eliminar a dor utilizando pequenas agulhas que são introduzidas em pontos de pressão para provocar uma ação analgésica; Pilates: exercícios para a postura e alongamento realizados no Pilates podem ajudar a estabilizar a hérnia de disco e diminuir a dor.

Quanto custa uma cirurgia de hérnia escrotal?

Fica em torno de 4500 reais com equipe cirurgica e internação no hospital.

Como é a dor da hérnia?

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.

Como voltar a hérnia pro lugar?

É possível ela voltar para o lugar na maioria das vezes, mas somente com objetivo de melhorar os sintomas, e nao como tratamento. A Hernia é causada por um defeito (buraco) na musculatura do abdome e se nao reparado esse defeito, ela sempre existirá.

Como reduzir uma hérnia inguinal?

O tratamento da hérnia encarcerada é a redução incruenta ou cirúrgica. É muito raro não se conseguir a redução manual incruenta. Se não houver redução manual, a herniorrafia de urgência está indicada. Quando há sofrimento de alças, a redução incruenta, via de regra, não é possível.

O que tomar para passar a dor da hérnia inguinal?

Uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos ou relaxantes musculares, como Aspirina, Paracetamol e Cizax, por exemplo, que devem ser recomendados pelo médico e utilizados de acordo com a orientação recebida.

Qual o tamanho da hérnia para operar?

Após aplicação de anestesia (pode ser raquidiana com sedação ou geral – em alguns casos selecionados até mesmo anestesia local!), são feitas incisões que permitem ao cirurgião atingir a região inguinal. O corte tem, em média, dez centímetros e é feito na virilha, sobre a região da hérnia.

Qual tamanho de uma hérnia grande?

As hérnias da parede abdominal que têm mais de 10 centímetros de afastamento laterolateral (medida do afastamento dos músculos reto abdominais) podem ser consideras grandes, apesar de não haver um consenso médico sobre o assunto.

Qual o tamanho de uma hérnia umbilical para operar?

Se não ocorrer o encerramento até aos 3 anos de idade, se ocorrer dor, se a hérnia ultrapassar os 1,5cm de diâmetro ou existir o risco de encarceramento ou estrangulamento, então deve ser considerado tratamento cirúrgico.

Artigo anterior
Porquê os tubarões são importantes?
Artigo seguinte
Porque dar café para o Santo?