O que a falta de vitamina b12 pode causar?

Perguntado por: Gustavo David Cruz Assunção Matos  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (20 avaliações)

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Quando a vitamina B12 é considerada baixa?

A discussão sobre os níveis de B12

No entanto, é bem estabelecido na literatura científica que as pessoas com níveis de B12 entre 200 pg/ml e 350 pg/mL – níveis considerados “normais” – têm claros sintomas de deficiência de B12.

Qual a causa da falta de vitamina B12?

As principais causas da deficiência dessa vitamina são a doença de Crohn, a realização de dietas vegetarianas sem a devida orientação ou a falta de fator intrínseco, uma substância que permite a absorção dessa vitamina.

Como repor vitamina B12?

Posologia Adultos Assintomáticos: 1000 mcg de vitamina B12, intramuscular, 1 vez por semana, até que a deficiência seja corrigida (em geral 6 a 8 semanas). Após, para casos com indicação de reposição por toda a vida, 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).

Quais as frutas e verduras que tem vitamina B12?

10 alimentos com vitamina B12 para incrementar sua alimentação e sua saúde
  • Salmão sockeye, ou salmão vermelho, rico em vitamina B12. shutterstock. ...
  • Levedura nutricional (nutritional yeast) shutterstock. ...
  • Mexilhão. shutterstock. ...
  • Bife de fígado. ...
  • Leite. ...
  • Truta arco-íris. ...
  • Cereal. ...
  • Atum – mais uma boa escolha de alimento com vitamina B12.

22. Vitamina B12 - Sintomas e Consequências da Deficiência

39 questões relacionadas encontradas

Quais os alimentos ricos em vitamina B12?

A vitamina B12, ou cobalamina, é uma das oito vitaminas do complexo B. Ela é encontrada em alimentos de origem animal (exceto o mel), como carnes vermelhas, frutos do mar, peixes, ovos e leite, e é responsável por importantes funções no corpo.

O que faz aumentar a vitamina B12?

Os alimentos ricos em vitamina B12 são especialmente os de origem animal, como peixes, carnes, ovos e laticínios, e ela desempenha funções como a manutenção do metabolismo do sistema nervoso, a formação do DNA e a produção de glóbulos vermelhos saudáveis para o sangue, prevenindo anemia.

Para que a vitamina B12 é indicada?

A Vitamina B12, também conhecida como Cobalamina, desempenha uma série de funções essenciais para o nosso organismo, sendo importante para, entre outras coisas, manter o metabolismo em funcionamento. Se trata de um nutriente que tem, entre suas funções, a produção de glóbulos vermelhos no sangue.

Qual a dosagem ideal de vitamina B12?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma quantidade de consumo diário médio de 2,4 microgramas (mcg) de vitamina B12 para os adultos. Alguns dos principais alimentos que contêm essa vitamina são: Bife de fígado (100 gramas) = 112 mcg de B12.

Quando a vitamina D está baixa?

Quando há deficiência de vitamina D, o organismo absorve menos cálcio e fosfato. Se não houver uma quantidade suficiente de cálcio e fosfato disponível para manter os ossos saudáveis, a deficiência de vitamina D pode causar um distúrbio ósseo denominado raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos.

Quando a vitamina B12 é considerada alta?

Os autores concluíram que, os maiores níveis plasmáticos de vitamina B12 (> 455,41 pg /mL) foram associados ao aumento no risco de morte por todas as causas (P = 0,005), considerando ainda, uma maior cautela ao uso clínico de suplementações de B12 para pacientes com deficiência da vitamina.

O que é dosagem de vitamina B12?

A dosagem de vitamina B12, com ou sem o folato, pode ser útil no diagnóstico de neuropatia. Em pacientes com deficiência conhecida de vitamina B12 ou de folato, esses exames são pedidos para monitorar a eficácia do tratamento, especialmente em pessoas com problemas de absorção que devem se tratar durante toda a vida.

Quanto de B12 tem na carne?

O restante são proteínas, minerais e vitaminas. Aliás, a carne vermelha é campeã em vitamina B12. Ao ingerir 100 g de carne de porco ou de boi consumimos 2 mcg de vitamina B12. No fígado encontramos cerca der 70,4 mcg da mesma vitamina.

Quem não pode tomar vitamina B12?

Cirurgia bariátrica prévia, insuficiência pancreática, intestino irritável, infecções parasitárias, uso de metformina e certas condições autoimunes são considerados fatores adicionais de risco para deficiência de vitamina B12.

Para que serve a injeção de vitamina B12?

A vitamina B12 injetável, ou hidroxocobalamina, é uma forma artificial de vitamina B12, usada para tratar níveis baixos dessa vitamina no corpo que pode ocorrer por má nutrição, má absorção da vitamina pelo intestino, problemas no estômago, infecções ou câncer, por exemplo.

O que produz a vitamina B12?

Ao contrário de algumas vitaminas, como a D, a B12 não é sintetizada pelo organismo dos animais ou dos seres pertencentes ao reino vegetal. Ela é produzida com a ajuda de microrganismos, como bactérias, que a produzem e a partir daí, ela se torna biodisponível para os outros seres vivos a partir da alimentação.

Qual é a fruta que é rica em vitamina B?

Também conhecida pelo nome de ácido fólico ou folato, a vitamina B9 pode ser encontrada em alimentos como brócolis, couve, espinafre, lentilha, grãos, feijão ervilha, laranja e outras frutas cítricas, ovos e nabiças.

Qual carne tem mais B12?

Em média, uma porção de carne vermelha contribui com seis vezes mais vitamina B12 do que o frango e três vezes mais do que as carnes suínas. Em comparação a ovos, leites e queijos, a quantidade também é superior.

O que é bom para repor a vitamina D?

Tomar sol por 15 minutos diariamente é a forma mais eficaz de se conseguir manter bons níveis de vitamina D no organismo. Mas a alimentação sempre pode ajudar no processo - e, em casos avaliados por médicos, pode ser necessária a suplementação.

O que é bom para vitamina D baixa?

Se a minha vitamina D baixa: o que fazer?
  • Deixe braços e pernas expostos e proteja partes sensíveis como rosto e colo;
  • Não exagere no tempo de exposição para evitar a vermelhidão da pele, sinal de lesão pelo sol;
  • Quando terminar, proteja também o restante do corpo.

Quanto tempo a vitamina D começa a fazer efeito?

“Pode demorar semanas ou alguns meses”, observa. “Assim, uma nova dosagem de vitamina D deve ser feita após pelo menos três meses desde o início da suplementação”, recomenda.

Quanto tempo devo tomar a vitamina D?

A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.

Quanto tempo a vitamina D?

Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia. O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas.

Quais são as doenças causadas pela falta de vitamina D?

Um indivíduo que carece da substância também está sujeito a desenvolver sintomas de quadros como esclerose múltipla, artrite, diabetes tipo 1, hipertensão arterial, asma, esquizofrenia, depressão e autismo.

Quais as frutas que contém vitamina D?

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.

Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.

Artigo anterior
Como apagar preenchimento automático de um site?
Artigo seguinte
Qual é a classe gramatical de se?