O que a ética de Nietzsche propõe destruir?

Perguntado por: Constança Ângela Costa de Costa  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 5/5 (62 avaliações)

A ética de Nietzsche (1844-1900) pode ser comparada à ação de um martelo, pois com um martelo podemos destruir. ... Nietzsche propõe destruir a então vigente moralidade européia ocidental e contemporânea, fundamentada em ídolos vazios e valores que só oprimem e anulam o homem.

O que é ética para Nietzsche?

A contribuição mais notável de Nietzsche para a ética consiste em sua autoproclamada “negação da moral”. ... Deste modo, ele nega tanto a autoridade quanto o valor da moral. É a articulação e defesa dessa postura imoralista que confere a Nietzsche um lugar de destaque na história da ética.

O que Nietzsche propõe contra a moral?

Nietzsche afirmava que o cristianismo, imperioso a partir da Idade Média, impôs uma inversão de valores morais que culminaria no enfraquecimento do ser humano por ser a negação dos impulsos morais que falam mais alto em qualquer animal.

Qual o principal conceito de Nietzsche?

Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.

Quais são as principais ideias de Nietzsche?

As ideias-chave de Nietzsche incluíam a dicotomia apolíneo/dionisíaca, o perspectivismo, a vontade de poder, a "morte de Deus", o Übermensch (Super Homem) e eterno retorno.

A Ética em Nietzsche

18 questões relacionadas encontradas

Quem foi Nietzsche e quais foram as suas principais ideias?

Nietzsche foi um dos filósofos contemporâneos mais influentes. Desenvolveu obras que questionam a decadência do ser humano pós cristianismo. Dessa forma, elaborou estudos que comparavam as formas de vida da sociedade antes e após o surgimento do cristianismo. ...

Quem foi o filósofo Nietzsche e suas principais ideias?

Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo, escritor e crítico alemão que exerceu grande influência no Ocidente. Sua obra mais conhecida é “Assim Falava Zaratustra”. O pensador estendeu sua influência para além da filosofia, penetrando na literatura, poesia e todos os âmbitos das belas artes.

Como Nietzsche define o conceito de valor?

Os valores de morais, segundo Nietzsche, são criados, em um primeiro momento, pelos nobres, poderosos, superiores em posição e pensamento em oposto a tudo que se tem como baixo, vulgar plebeu, e sempre tendo como base seus próprios interesses. ... Não são mais os nobres que criam a moral, mas os pobres, os fracos.

Qual a visão de Nietzsche sobre as concepções morais?

Nietzsche concluiu que as concepções morais são elaborada pelos homens, a partir dos seus interesses, isto é, são produtos histórico-culturais.

Como Nietzsche chama a crise moral contemporânea?

Niilismo é a inversão dos valores vitais pelo cristianismo, que transforma em afirmação de poder o sofrimento e a lassidão de uma vida diminuída. O niilismo, assim, é a doença dos tempos modernos, a vida depreciando a vida. Paradoxalmente, niilismo é também a denúncia desses valores.

O que é ser ético para Sartre?

A ética é condição para que possamos viver e conviver em sociedade, respeitando o diferente e nos responsabilizando por nossas próprias escolhas. Deste modo, Sartre faz uma reflexão profunda sobre a liberdade humana, desde sua condição de existência até a suas conseqüências diretas sobre a vida do indivíduo.

O que Hans Jonas defende?

O filósofo atribuiu ao ser humano a responsabilidade pela manutenção da natureza e pela garantia do bem-estar e da existência de futuras gerações. Em O Princípio Responsabilidade, Jonas enfatiza que a sobrevivência da humanidade depende de esforços para cuidar do planeta e, assim, assegurar seu futuro.

Qual a origem da moral Segundo Nietzsche?

Toda essa conceitualização do 'bom' e do 'mau', originada na antítese da divisão das classes sociais, nasce, justamente, do pensamento de que o homem é um ser dominante. Isso está inteiramente intrínseco em seus instintos. No instinto de dominação é que a genealogia da moral encontrou sua real expressão.

Qual é a visão de Nietzsche sobre a metafísica justifique?

“A crença fundamental dos metafísicos é a crença nas oposições de valores”, escreve Nietzsche na segunda seção de seu livro significativamente intitulado Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro, publicado em 1886.

O que se entende por valor?

Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente.

O que Nietzsche entendia por transvaloração dos valores?

Ao proceder à transvaloração dos valores, Nietzsche os entende como “humanos, demasiado humanos“. Isso significa que é o homem que deve dar sentido à própria vida. Até porque, afirma o filósofo, divindades não existem. A vida é aqui.

O que é valor para a filosofia?

Valor (do latim valore) é uma relação entre as necessidades do indivíduo (respirar, comer, viver, posse, reproduzir, prazer, domínio, relacionar, comparar) e a capacidade das coisas e de seus derivados, objetos ou serviços, satisfazerem o pensamento racional do indivíduo.

Quem foi Nietzsche e qual a sua importância para a filosofia?

Friedrich Nietzsche (1944-1900) foi um consagrado filósofo alemão que também se dedicou aos estudos de idiomas como o grego e o latim. Além disso, seus pensamentos agitaram a sociedade da época por serem contrários aos princípios do cristianismo. ... É que não é raro encontrar Nietzsche no Enem e no vestibular.

Qual é a origem dos valores morais?

Os valores morais determinam como devem ser os comportamentos, funcionando como uma espécie de orientação sobre a forma de agir, e de certa forma garantem a ordem social. ... Isso porque os valores morais são baseados em diversos fatores, como cultura, tradição, cotidiano, religião e educação de determinado povo.

Qual a crítica feita por Hans Jonas As éticas tradicionais?

A ética tradicional, segundo defende, fundava-se e acontecia apenas dentro dos limites do ser humano, não afetando a natureza das coisas extra-humanas. A natureza não era objeto da responsabilidade humana, pois cuidava de si mesma. A ética tinha a ver apenas com o aqui e o agora.

O que Hans Jonas apresenta em seu ensaio principal O princípio responsabilidade?

Em sua obra principal, O princípio responsabilidade, ensaio para uma ética para a civilização tecnológica, o autor apresenta a responsabilidade enquanto princípio importante para fundamentar a ética de uma civilização em que a tecnologia ofertou poderes de imensurável utilização, que, da mesma forma, produzem ...

Quais são as principais características que Hans Jonas atribui ao que ele chama de éticas tradicionais?

Ele chama a atenção para o fato de que, nas éticas tradicionais, os efeitos positivos e negativos resultantes do agir humano só eram considerados num limite espaço- temporal próximo ao agir.

O que é ética para Hannah Arendt?

Arendt nos apresenta uma perspectiva ética que não tem um modelo definido. Trata-se de um cuidado com os homens que não está baseado em nenhuma idéia de bem previamente definida, mas que é criada em concerto por meio da ação.

O que é ética existencial?

Uma ética fundada na autonomia da vontade e da intersubjetividade, e não na heteronomia de instâncias exteriores à consciência livre e responsável. Palavras Chave: Ética; Felicidade; Autonomia moral; Heteronomia moral; Valores.

O que é ética essencialista?

A ética dos antigos ou a ética essencialista apresenta 3 aspectos: 1 – agir em conformidade com a razão; 2 – agir em conformidade com a natureza e com o caráter natural de cada indivíduo; 3 – a união permanente entre a ética – conduto do indivíduo – e política – valores da sociedade.

Artigo anterior
Qual a diferença de acidez e alcalinidade?
Artigo seguinte
Qual o melhor analgésico para extração de dente?