O que a equipe de Rutherford esperava que fosse ocorrer com a lâmina de ouro ao receber o impacto das partículas alfa?

Perguntado por: António Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (48 avaliações)

3) Sobre o bombardeamento de lâminas metálicas com partículas alfa, responda: a) O que a equipe de Rutherford esperava que fosse ocorrer com a lâmina de ouro, ao receber o impacto das partículas alfa? esperavam que as partículas alfa fossem, em sua grande maioria, refletidas.

O que se esperava no experimento de Rutherford?

O que Rutherford Esperava? Rutherford esperava desvios de todas as partículas, se: Um alto desvio no sentido da chapa positiva ocorresse, a radiação era do tipo beta, que é negativamente carregada e tem massa baixa, consistindo-se de elétrons. Nenhum desvio ocorresse, então haveria uma radiação neutra, do tipo gama.

O quê Rutherford observou de surpreendente com essa experiência?

Ele observou que a maior parte dessas partículas atravessava a lâmina, algumas eram repelidas e outras eram desviadas. A conclusão que ele chegou era átomo possui um grande vazio e seria formada por outras partículas: os prótons e elétrons.

Porque Rutherford usou uma fina lâmina de ouro é não uma barra de ouro?

Para provar que os átomos não são maciços, como previa a Teoria de Dalton, Ernest Rutherford elaborou uma experiência, em 1911, onde ele bombardeou com partículas alfa (provenientes de uma amostra do elemento polônio, que é radioativo) uma fina placa de ouro.

O que ocorre com as partículas alfa ao atingirem a lâmina de ouro?

Visto que a maioria das partículas alfa atravessou os átomos da lâmina de ouro, isso significa que os átomos possuem uma grande parte vazia. Nesse espaço vazio ficam os elétrons e, por isso, esse espaço foi chamado de eletrosfera.

Modelo Atômico de Rutherford - Lâmina de Ouro - Núcleo do Átomo - O Experimento de Rutherford

33 questões relacionadas encontradas

Por que na experiência de Rutherford a maioria das partículas alfa atravessa a folha de ouro sem sofrer nenhum desvio?

“A maioria das partículas alfa atravessava os átomos da lâmina sem sofrer desvio de sua trajetória.” - Isso mostrou que o núcleo era muito pequeno e a maior parte dele era composta de um vazio que permitia ao átomo atravessar a lâmina.

Porque algumas partículas alfa sofrem desvios ao atingir a folha de ouro?

(F) As partículas alfa sofrem desvio em sua trajetória ao passar próximo ao núclo, porque as partículas alfa são positivas, assim como o núcleo do átomo também é positivo, e cargas de mesmo sinal se repelem.

Quais foram as conclusões de Rutherford com relação a sua experiência?

Rutherford chegou à conclusão de que o átomo teria um núcleo pequeno, denso e positivo, além de elétrons girando ao redor do núcleo em uma região vazia chamada eletrosfera.

O que ocorre com as partículas alfa ao atingirem a lâ mina de ouro qual é o resultado experimental que permite comprovar essa observação?

Ao final deste experimento, Rutherford notou que a maioria das partículas alfa atravessava a lâmina, não desviava, nem retrocedia. Algumas partículas alfa se desviavam, e muito poucas retrocediam. Baseando-se nestes dados, Rutherford concluiu que, ao contrário do que Dalton pensava o átomo não poderia ser maciço.

Quais as características da partícula alfa?

Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.

Como Rutherford explicava os desvios na trajetória das partículas alfa?

Para explicar o desvio de algumas partículas, Rutherford admitiu que esses núcleos teriam carga positiva; como as partículas alfa são positivas, as que passam muito próximo dos núcleos dos átomos da lâmina sofrem um desvio em sua trajetória, pelo fato das cargas de ambos, das partículas alfa e do núcleo do átomo de ...

Por que Rutherford concluiu que o núcleo atômico era muito pequeno denso é carregado positivamente?

Segundo o modelo de Rutherford, o tamanho do átomo seria de 10 000 e 100 000 vezes maior que seu núcleo. Observemos que Rutherford teve que admitir os elétrons orbitando ao redor do núcleo, porque, sendo eles negativos, se estivessem parados, acabariam indo de encontro ao núcleo, que é positivo.

Qual era o objetivo do experimento de Rutherford?

Denomina-se de modelo de Rutherford a proposta feita para o átomo pelo cientista Ernest Rutherford no ano de 1911, com o objetivo de demonstrar a forma e a composição idealizadas do constituinte da matéria: o átomo.

Qual o modelo atómico de Rutherford explique?

O modelo atômico de Rutherford dizia que o átomo seria formado por um núcleo com partículas positivas (prótons) e partículas neutras (nêutrons), além de uma eletrosfera, que seria uma região vazia onde os elétrons ficariam girando ao redor do núcleo.

O que o modelo de Rutherford tinha de errado?

A falha do modelo de Rutherford é mostrada pela teoria do eletromagnetismo, que aponta que toda partícula com carga elétrica submetida a uma aceleração origina a emissão de uma onda eletromagnética.

Qual foi a grande descoberta de Rutherford?

Ernest Rutherford foi um grande físico e químico, ele é responsável pela descoberta das partículas alfa e beta, além de ter conceituado a meia-vida radioativa.

Qual comportamento Rutherford esperava quanto ao trajeto das partículas alfa no momento em que incidem na finíssima lâmina de ouro?

Ele considerou que as cargas dos átomos, estariam distribuídas uniformemente pela esfera e por isso não existiria regiões com concentração de carga positiva ou negativa. Sendo assim, esperava que quando a partícula alfa, atravessasse próxima ao átomo (folha de ouro) nada aconteceria ou teria um desvio muito pequeno.

Qual era o objetivo do experimento realizado por Geiger e Marsden que deram origem ao modelo atômico proposto por Rutherford?

O experimento de Geiger–Marsden, também conhecido como experimento da folha de ouro ou experimento de Rutherford, foi uma experiência científica realizada por Hans Geiger e Ernest Marsden em 1909 com o objetivo de investigar a estrutura do átomo.

Qual a partícula atômica que gira em torno do núcleo?

Os elétrons são partículas de carga negativa que ficam girando ao redor do núcleo atômico e possuem massa 1836 vezes menor que a dos prótons e nêutrons. Os elétrons são partículas que fazem parte da constituição do átomo.

Qual modelo atómico é conhecido como pudim de passas?

Física Moderna. J.J. Thomson propôs em 1907, um modelo atômico, chamado pudim de passas. Esse modelo baseava o átomo como uma massa carregada positivamente, com cargas negativas espalhadas dentro desse pudim, como passas.

Qual foi a descoberta de Bohr?

Nascido no dia 7 de outubro de 1885, em Copenhaguen, o físico dinamarquês Niels Henrik David Bohr foi um dos fundadores da chamada física dos átomos (ou física atômica). Em 1913, ele propôs um modelo para o átomo de hidrogênio baseado em conceitos preliminares da teoria quântica.

Quais foram as principais conclusões do experimento de Thomson?

Os experimentos de J.J. Thomson com tubos de raios catódicos mostraram que todos os átomos contêm minúsculas partículas subatômicas com carga negativa, ou elétrons. Thomson propôs o modelo do pudim de passas do átomo, com elétrons carregados negativamente inseridos em uma "sopa" carregada positivamente.

Por que algumas partículas sofrem desvio?

Isso ocorre porque ao redor do núcleo positivo estariam girando partículas muito menores (que não atrapalham a passagem das partículas alfa), possuidoras de carga elétrica negativa (para contrapesar a carga positiva do núcleo), e que foram denominadas elétrons.

Porque uma pequena quantidade de partículas sofrem desvios muito grandes?

c) As partículas sofrem desvios muito grandes porque encontram pela frente o núcleo do átomo (região de alta densidade que apresenta partículas com carga positiva). Com a descoberta do elétron, Thomson verificou a existência de partículas menores que o átomo, isto é, existem partículas subatômicas.

Que parte do átomo é positivamente carregada?

No núcleo está concentrada a carga positiva e a maior parte da massa do átomo.

Artigo anterior
Faz mal usar boné?
Artigo seguinte
O que é terçol interno?