O que a dor em fossa ilíaca direita sugere?

Perguntado por: Joana Borges Gonçalves  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (33 avaliações)

A dor referida migra, então, para a região do apêndice, geralmente na fossa ilíaca direita, podendo estar associada a sinais de irritação peritoneal (descompressão brusca positiva). A febre é baixa ou ausente; quando alta, sugere perfuração(1).

O que pode ser dor na fossa ilíaca direita?

Apendicite aguda; outras patologias apendiculares crônicas; lesões do ceco e íleo terminal - volvo, ruptura, torção, intussuscepção, tiflite, tuberculose, micose, câncer, tumores benignos; tumores do cólon ascendente; divertículo de Meckel e sua patologia; espasmos de ceco; invaginação ileocecal ou obstrução; ...

Para que serve a fossa Iliaca?

As fossas ilíacas estão situadas na parte de baixo deste quadrado, uma de cada lado. Em caso de dores abdominais, uma localização precisa de onde está o incômodo auxilia os médicos para a determinação da condição que está afetando o paciente.

Como saber se é dor de apendicite?

Sintomas de apendicite
  1. Dor ou desconforto abdominal sem localização;
  2. Dor abdominal intensa no lado inferior direito;
  3. Náuseas ou vômitos;
  4. Perda de apetite;
  5. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);
  6. Mal estar geral;
  7. Prisão de ventre ou diarreia;
  8. Barriga inchada ou excesso de gases;

O que é o sinal de Rovsing?

Sinal de Rovsing: Dor na fossa ilíaca direita à palpação da fossa ilíaca esquerda. Palpação no cólon descendente desloca os gases para o cólon ascendente, atingindo o apêndice inflamado hipersensível, provocando dor.

Dor na fossa ilíaca direita: e se não for apendicite? Apendagite Epiploica!

34 questões relacionadas encontradas

O que é o sinal de McBurney?

O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.

O que é sinal Blumberg?

O sinal de Blumberg é um sinal semiológico caracterizado por dor à descompressão brusca da parede abdominal no ponto apendicular, mais conhecido como ponto de McBurney.

O que pode ser confundido com apendicite?

Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal refere-se à doença de Crohn e à colite ulcerativa, que se caracterizam por uma inflamação do intestino, levando à ocorrência de sintomas muito semelhantes às da apendicite, como dor abdominal, diarreia e febre.

Como saber se é gases ou apendicite?

Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale seus sintomas:
  1. 1.Dor ou desconforto abdominal. ...
  2. 2.Dor intensa no lado inferior direito da barriga. ...
  3. 3.Náuseas ou vômitos. ...
  4. 4.Perda de apetite. ...
  5. 5.Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º) ...
  6. 6.Mal estar geral. ...
  7. 7.Prisão de ventre ou diarreia. ...
  8. 8.Barriga inchada ou excesso de gases.

Quanto tempo dura a dor de apendicite?

O processo de inflamação tende a ser muito rápido e pode durar por volta de 12 a 18 horas. As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome.

Qual órgão fica na fossa ilíaca esquerda?

Fossa ilíaca esquerda (ou região inguinal): cólon sigmoide, ovário e tuba esquerda.

O que causa dor na fossa ilíaca esquerda?

A dor na região ilíaca esquerda ocorre devido a lesões do cólon sigmoide, trato urinário esquerdo, genitália feminina interna, afecções musculoesqueléticas ou neurológicas.

O que é a dor do lado esquerdo da barriga?

A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em fisgadas ou causa outros sintomas como barriga inchada, sensação de peso na barriga ou arrotos frequentes.

O que pode ser dor na crista ilíaca?

Uma contusão da crista ilíaca é uma lesão aguda e dolorosa causada por um impacto direto na crista ilíaca da pélvis. A lesão pode causar sangramento nos músculos abdominais ou abdutores do quadril que se ligam à crista ilíaca. O osso e o músculo que a cobrem se machucam com frequência, e a dor pode ser intensa.

O que é linfonodos na fossa Iliaca direita?

Linfonodos, popularmente chamadas "ínguas" são órgãos de defesa do nosso sistema imune. O fato de estarem aumentados indicam que algo na região do abdômen está exigindo um aumento das células de defesa, isto pode ser uma inflamação, uma infecção e, em alguns casos, até mesmo uma neoplasia.

O que é dor no lado direito da barriga?

Quais as causas da dor no lado direito da barriga? As causas da dor no lado direito da barriga podem ser desde gases, indigestão e constipação até apendicite aguda. Alguns outros exemplos são: Diverticulite (inflamação na parede interna do intestino);

Como é a dor de gases?

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos

A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa. Entretanto, o desconforto tende a diminuir quando o organismo começar a eliminar o excesso dos gases intestinais.

Qual é o sintoma de gases?

Sintomas de gases intestinais:

Cólica intestinal; Flatulência constante; Prisão de ventre; Inchaço na região.

O que é bom para soltar gases?

5 formas para eliminar gases intestinais rapidamente
  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Como descartar o fato de ser apendicite?

Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale os sintomas para saber quais as suas chances:
  1. 1.Dor ou desconforto abdominal. ...
  2. 2.Dor intensa no lado inferior direito da barriga. ...
  3. 3.Náuseas ou vômitos. ...
  4. 4.Perda de apetite. ...
  5. 5.Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º) ...
  6. 6.Mal estar geral. ...
  7. 7.Prisão de ventre ou diarreia.

Quem tem apendicite consegue andar?

Pacientes cujo apêndice se localiza mais próximo da região pélvica podem ter diarreia, caso a inflamação da apendicite acometa também o reto. Em geral, porém, o que o paciente tem não é propriamente diarreia, mas, sim um aumento na frequência das evacuações, sem necessariamente haver grandes perdas de fezes líquidas.

Quanto tempo leva para apendicite se manifestar?

Sinais de apendicite

Geralmente, a evolução ocorre em 72 horas, quando o problema já entrou num estágio mais avançado e a infecção tornou-se mais grave, podendo levar a uma perfuração ou formação de bloqueio.

Como avaliar o sinal de Blumberg?

A pesquisa do sinal é feita no ponto de McBurney, também chamado de ponto apendicular. É traçado uma linha que liga a cicatriz umbilical com a espinha ilíaca ântero-superior. Divide-se esta linha em 3 partes, sendo o ponto referido o local que corresponde ao encontro do terço médio com o terço distal da linha.

Para que serve o sinal de Murphy?

O Sinal de Murphy' é presente no exame físico de um paciente. É indicativo de colecistite, quando o paciente suspende a inspiração por dor à compressão do rebordo costal direito(local onde se encontra a vesícula biliar).

Onde é ponto de McBurney?

O ponto de McBurney está no terço lateral de uma linha que liga a espinha ilíaca anterior ao umbigo e corresponde ao local em que a base do apêndice se liga ao ceco.

Artigo anterior
O que é responsabilidade objetiva e subjetiva no CDC?
Artigo seguinte
Sou magra posso fazer abdominoplastia?