O que a doença de Graves pode causar?

Perguntado por: Martinho Carvalho  |  Última atualização: 1. Juli 2025
Pontuação: 4.5/5 (52 avaliações)

A doença de Graves é a causa mais comum do hipertireoidismo. A frequência cardíaca e a pressão arterial podem aumentar, os ritmos cardíacos podem estar alterados e a pessoa pode suar excessivamente, sentir nervosismo e ansiedade, ter dificuldade para dormir, perder peso sem estar tentando e evacuar com mais frequência.

Quais os riscos da doença de Graves?

A doença de Graves é uma doença autoimune da tireoide caracterizada pela produção excessiva de hormônios por essa glândula, causando hipertireoidismo, que leva ao surgimento de sintomas como nervosismo, perda de peso mesmo com o apetite aumentado, olhos salientes ou palpitações cardíacas, por exemplo.

Como controlar doença de Graves?

O tratamento da doença de Graves é feito com o uso de medicamentos que ajudam o trabalho da tireoide, como remédios que fazem com que ela pare de produzir tantos hormônios extras ou que ajudem ela a deixar de ser atacada pelo próprio organismo.

Como se desenvolve a doença de Graves?

A causa mais comum de hipertireoidismo é a Doença de Graves, que ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tireoide.

Porque a doença de Graves resulta no hipertireoidismo?

No entanto, na doença de Graves, os anticorpos estimulam a tireoide a produzir e secretar hormônios tireoidianos em excesso no sangue. Esta causa de hipertireoidismo é, muitas vezes, hereditária e quase sempre leva ao aumento da tireoide.

Doença de Graves, a causa mais comum de Hipertireoidismo | Dr Jônatas Catunda

24 questões relacionadas encontradas

Qual o risco que você tem uma pessoa que tem hipertireoidismo?

Se não tratado, o hipertireoidismo pode levar a outros problemas de saúde mais graves, que podem envolver o coração e os ossos. No coração, os sintomas podem variar entre batimentos cardíacos acelerados, irregulares e insuficiência cardíaca congestiva. Já nos ossos, o paciente pode desenvolver osteoporose.

Quais os piores sintomas do hipertireoidismo?

Queda de cabelo e/ou fraqueza do couro cabeludo. Rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação das mesmas. Fraqueza nos músculos, especialmente nos braços e coxas. Intestino solto.

Como fica o TSH Na doença de Graves?

A tireoide recebe estímulos da hipófise (“glândula mestra”) por meio do TSH (hormônio estimulante da tireoide) para realizar suas funções. Em casos de doença de Graves, o anticorpo TRAb passa a fazer as vezes do TSH, o que altera a produção hormonal.

Qual é o tipo de tireoide mais grave?

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.

Qual exame detecta a doença de Graves?

Exames laboratoriais para o diagnóstico da doença de Graves envolvem a pesquisa de autoanticorpos anti-tireoide: Imunoglobulina estimulante da tireoide (TSI) – A presença desse autoanticorpo confirma o diagnóstico de doença de Graves.

Onde ocorre a Doença de Graves?

A Oftalmopatia de Graves é uma doença autoimune crônica que afeta os tecidos retrobulbares dos olhos – músculos extraoculares e tecidos conectivos orbitais – e tem relação com as doenças autoimunes da tiroide.

Quem tem Doença de Graves pode beber?

Consumo excessivo de álcool agrava lesões vasculares nas infecções graves, como sepse. Considerado tóxico para o organismo e relacionado a diversas doenças, o álcool é alvo de estudos dos pesquisadores Carlos Renato Tirapelli e Carla Ceron, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

Qual a melhor vitamina para quem tem hipertireoidismo?

Cálcio e vitamina D

Para algumas pessoas com hipertiroidismo tem-se verificado alguns distúrbios na massa óssea. O hipertiroidismo não controlado e após anos sem tratamento, pode originar osteopenia e osteoporose. Nesse sentido, pode ser vantajoso reforçar a alimentação com alimentos que tenham estes nutrientes.

Quem tem doença de Graves pode aposentar?

Atualmente, duas leis definem as doenças graves, contagiosas ou incuráveis que dão direito à aposentadoria: a 8.112/90, que se refere aos funcionários públicos, e a 8.213/91, que regulamenta os planos da Previdência Social para o setor privado.

Qual a diferença entre doença de Graves e Tireoidite de Hashimoto?

Existe uma "doença" denominada Hashi-Graves. Converse com o seu endocrinologista e veja se esse é o seu caso. Os anticorpos para Tireoidite de Hashimoto e Doença de Graves são diferentes. No primeiro caso, o anti- TPO está elevado, enquanto no segundo caso, é o TRAB que está elevado.

Quais são as doenças autoimunes mais graves?

Lúpus é considerada a mais grave das doenças autoimunes.

Quando a tireoide pode virar câncer?

O câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço. Frequentemente, ele surge em uma idade mais precoce do que a maioria dos outros tipos de câncer em adultos – dois em cada três casos ocorrem com pessoas na faixa etária entre 20 e 55 anos de idade.

Tem direito a auxílio doença quem tem hipertireoidismo?

O hipertireoidismo pode causar incapacidade de longo prazo, perda de função da tireoide e um prognóstico negativo. A chance de BPC-LOAS para a manifestação grave do CID-10 é média.

Quando a tireoide é considerada câncer?

Diagnóstico. O diagnóstico de câncer na tireoide considera os achados no exame clínico de palpação da glândula e a presença de gânglios linfáticos aumentados.

Quando TSH é preocupante?

Exame de TSH

<4,5 μUI/mL: níveis normais de TSH no sangue, com baixa probabilidade de hipotireoidismo. de 4,5 a 10 μUI/mL: alteração no nível de TSH no sangue, podendo indicar um caso de hipotireodismo. >10 μUI/mL: nível alto de TSH, com grandes chances de hipotireoidismo.

O que o Tapazol faz no corpo?

Age inibindo a síntese dos hormônios da tireóide que são substratos para a tireóide peroxidase, resultando no desvio do iodo na síntese dos hormônios tireoidianos. Inibe também a conversão periférica de T4 para T3, ação que pode contribuir na eficácia do tratamento de hipertireoidismo.

Qual o remédio mais usado para hipertireoidismo?

O metimazol e a propiltiouracila são os medicamentos mais frequentemente usados para tratar o hipertireoidismo. Eles trabalham na diminuição da produção de hormônios tireoidianos da glândula. O carbimazol, o medicamento mais amplamente usado na Europa, é convertido em metimazol no organismo.

Como são as crises de hipertireoidismo?

Os principais sintomas do hipertireoidismo são a agitação, queda de cabelo, insônia, calor, fraqueza muscular, perda de peso, entre outros. Os sintomas de hipertireoidismo surgem quando a glândula tireoide funciona de maneira acelerada, produzindo uma quantidade excessiva de hormônios.

Como é uma crise de hipertireoidismo?

Vários sintomas comuns de hipertireoidismo são decorrentes de maior sensibilidade aos hormônios adrenérgicos, como nervosismo, palpitações, hiperatividade, aumento de sudorese, hipersensibilidade ao calor, fadiga, aumento de apetite, perda ponderal, insônia, fraqueza e aumento da frequência de movimentos intestinais ( ...

O que uma pessoa com hipertireoidismo não pode fazer?

Que alimentos evitar? Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide. Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína.

Artigo anterior
Para que serve o Enzymax?
Artigo seguinte
Qual fruta faz perder peso?