O que a bolsa integral do Prouni cobre?

Perguntado por: Andreia Lopes  |  Última atualização: 3. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (69 avaliações)

Há dois tipos de bolsas de estudo oferecidas pelo ProUni: Bolsa integral: cobre 100% do valor da mensalidade do curso. Bolsa parcial: cobre 50% do valor da mensalidade do curso, cabendo ao aluno arcar com os custos da outra metade.

O que um bolsista do Prouni tem direito?

Cerca de 4,5 mil bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) vão receber auxílio de R$ 300,00 mensais, a partir de março, para custear despesas de transporte, alimentação e material didático.

Como funciona Prouni integral?

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O que a bolsa do Prouni cobre?

No caso de bolsas integrais, o Prouni paga 100% da mensalidade para a faculdade. Quando a bolsa é parcial, paga 50% e o estudante paga 50% da mensalidade para a universidade. Portanto, ao se formar, o bolsista do Prouni (parcial ou integral) não precisa devolver o valor pago pelo governo.

Quem passa no Prouni paga alguma coisa?

Os contemplados não precisam pagar nada a faculdade nem durante e nem depois dos estudos, pois o programa arca com todas as mensalidades do curso. Os que conseguirem uma bolsa parcial do Prouni (50%) precisam pagar metade das mensalidades do curso de escolha durante o período de estudos.

O QUE A BOLSA DO PROUNI DÁ DIREITO

36 questões relacionadas encontradas

Qual a desvantagem do Prouni?

Desvantagens do Prouni:

O candidato precisa comprovar baixa renda, ter tirado uma nota mínima no Enem e, ainda assim, a bolsa não está garantida, porque ele participará de um processo seletivo.

O que é bolsa integral tem que pagar?

Bolsa integral: os estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa podem se candidatar a uma bolsa integral do Prouni. O estudante selecionado para uma bolsa integral do Prouni não precisa pagar nenhuma taxa para “liberar” a bolsa.

Quanto o ProUni cobre?

Os alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni) que estudam em regime de turno integral receberão uma bolsa-permanência no valor de R$ 300,00.

Quantos semestres O ProUni cobre?

✓ ProUni: A bolsa de estudo do ProUni poderá ser utilizada durante o período equivalente a duas vezes o prazo de integralização do curso, por exemplo, se o curso é de 4 anos pode ser concluído em até 8 anos.

Quem tem ProUni paga dependência?

Caso o bolsista integral fique com alguma dependência, não é cobrado o valor correspondente. Já bolsistas parciais devem pagar 50% do valor da dependência. O bolsista pode trancar o curso, porém é necessário solicitar a suspensão do usufruto da bolsa.

O que é bolsa 100 integral?

Já a bolsa integral, custeia 100% das mensalidades. Ela é destinada aos estudantes que possuem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Segundo o MEC, serão disponibilizadas 304.638 bolsas integrais no Prouni 2024.

Como funciona a bolsa de 100% do Prouni?

Para conseguir uma bolsa de 100% no Prouni é preciso ter renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salários mínimos. Vale lembrar que para a matrícula na instituição será preciso comprovar essa renda.

É possível perder a bolsa do Prouni?

O aluno do Prouni precisa comparecer às aulas. Ele perderá o direito à bolsa do prouni se faltar a mais de 25% das aulas por período, de acordo com a grade curricular, sendo considerado como “evasão escolar”.

Quem é bolsista do Prouni tem direito a passe livre?

O bolsista Prouni tem direito a passe livre; basta apresentar a declaração da faculdade atestando que participa do programa.

Quem tem direito a 100% Prouni?

Quem tem direito ao Prouni 100%?

“O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso.

O que acontece com a bolsa Prouni se a renda aumentar?

- O que acontece se minha renda aumentar? Perco a bolsa? Os bolsistas do ProUni não precisam comprovar a renda a cada semestre, mas se a renda aumentar substancialmente a recomendação é avisar o Ministério da Educação (MEC), que tomará a decisão sobre o cancelamento ou não da bolsa.

Quem é bolsista do Prouni pode reprovar?

Por exemplo, se o estudante cursou oito disciplinas no último período, ele pode reprovar em apenas duas. Caso ele tenha uma taxa de reprovação maior que isso, os professores responsáveis pelas reprovações e o coordenador do Prouni analisarão se o aluno perderá a bolsa de estudos.

Quem tem Prouni pode reprovar em quantas matérias?

O bolsista precisa ser APROVADO (rendimento satisfatório) em no mínimo 75% das disciplinas no semestre. Exemplo: Se você cursa 3 disciplinas, não pode reprovar em nenhuma. Se você cursa de 4 a 7 disciplinas, só pode reprovar em 1. Se você cursa de 8 a 10 disciplinas, só pode reprovar em 2.

Sou bolsista do Prouni posso fazer outra faculdade pública?

É vedado ao estudante usar a bolsa do Prouni e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita. Portanto, quem for selecionado por ambos, deve optar por um deles.

Como conseguir uma bolsa 100% integral?

Existem diversas maneiras de conseguir uma bolsa de estudos integral. A principal forma é por meio do PROUNI, que foi mencionado anteriormente. O programa utiliza a nota do ENEM e a comprovação de renda para conceder bolsas integrais.

O que é melhor Fies ou Prouni?

Mas, afinal, Fies ou Prouni: qual a melhor opção? Os dois programas estudantis oferecem vantagens e desvantagens. É importante ressaltar que o Prouni oferece bolsas gratuitas, enquanto o Fies é um financiamento com juros baixos e até zero, a depender da renda do estudante. Então, a escolha é pessoal.

É mais fácil passar no Prouni?

Apesar de poder ser difícil passar no Prouni em determinadas instituições e cursos, há outras oportunidades oferecidas pelo programa que possuem uma nota de corte menor. Com uma média acima de 500 pontos já é possível conquistar uma vaga na graduação de cursos menos procurados.

É mais fácil passar no SiSU ou no Prouni?

No SiSU, não é exigida uma média mínima, mas quanto mais altas as notas do Enem, maior a chance de ser selecionado para a vaga na qual o candidato tem interesse. Já para o ProUni exige-se média acima de 450 pontos nas provas.

Quantas faltas perde a bolsa do Prouni?

Alunos que faltarem a mais de 25% das aulas são enquadrados em evasão escolar. Esse também é um critério para a perda do benefício da bolsa do Prouni. Além disso, de acordo com um parecer do MEC, todo aluno que não tiver o mínimo de 75% de presença nas aulas pode ser reprovado por faltas.

O que é bolsista integral?

Há dois tipos de bolsas de estudo oferecidas pelo ProUni: Bolsa integral: cobre 100% do valor da mensalidade do curso. Bolsa parcial: cobre 50% do valor da mensalidade do curso, cabendo ao aluno arcar com os custos da outra metade.

Artigo anterior
Como era a vida na pré história?
Artigo seguinte
O que é B2B no turismo?