O que a BNCC fala sobre os gêneros textuais?
Perguntado por: Gabriela Andreia Pereira de Pinho | Última atualização: 6. September 2024Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)
A BNCC entende que diferentes formatos e gêneros textuais fazem parte da vida das pessoas e devem ser explorados também em sala de aula. É válido trazer HQs e receitas, mas também abordar a produção digital, como e-mails, blogs, podcast, memes, vlogs e outros formatos típicos da cultura jovem atual.
Qual habilidade da BNCC para gêneros textuais?
A habilidade EF69LP07 consiste em: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica ...
Qual o objetivo da BNCC como a questão de gênero é abordada?
As problemáticas que a sociedade vem vivenciando em relação às questões de gênero indicam a necessidade de a educação escolar, das crianças e dos jovens, participarem de reflexões que problematizam a invisibilidade, os estereótipos, a desvalorização e a violência contra a mulher.
O que diz a habilidade da BNCC EF35LP07?
EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
O que diz a BNCC sobre a produção de texto?
O documento propõe construir o domínio progressivo da habilidade de produzir textos em diferentes gêneros, sempre tendo em vista a interatividade e a autoria. Nos primeiros anos, isso representa saber para que serve a escrita e como ser capaz de começar a praticá-la.
Simulado Alfabetização e Letramento- Atualizado 2024
Qual é a habilidade da BNCC para interpretação de texto?
A habilidade EF15LP02 consiste em: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem ...
O que diz a BNCC sobre a leitura e a escrita?
Como consta na BNCC: “esses conhecimentos de alfabetização até o 2º ano incluem a criança compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas, dominar as convenções gráficas, conhecer o alfabeto, compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita, dominar as relações entre grafemas e fonemas, saber ...
Qual o objetivo da habilidade EF15LP02?
Habilidade: (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...
Qual é o objetivo da habilidade EF15LP03?
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. - Interpretação oral e/ou escrita de textos de diversos gêneros textuais.
Qual é o objetivo da habilidade EF15LP01?
Todos os Campos de Atuação Leitura/escuta (Compartilhada e autônoma) (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação ...
Qual habilidade da Bncc trabalhar masculino e feminino?
A habilidade EF03LP08 consiste em: Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
Qual a importância de ensinar sobre gênero na escola?
Falar sobre gênero e sexualidade é parte da construção do respeito à diferença, uma criança que chega em casa e só conhece uma única forma de convívio com o outro, tem na escola a oportunidade de conhecer outros modos, que não necessariamente o preconceito e a violência com o que lhe é diferente.
Porque é importante falar de gênero nas escolas?
Gênero: desnaturalizando as desigualdades
Por isso, para garantirmos o direito à educação de qualidade para todas as pessoas, precisamos falar sobre as desigualdades de gênero na escola. Falar de gênero é uma forma de revelar desigualdades que são na maioria das vezes silenciadas na sociedade e tidas como normais.
Qual o objetivo do trabalho com gêneros textuais na educação básica?
O trabalho com gêneros textuais buscou contribuir para a apropriação das diversas formas de dizer que circulam socialmente, possibilitando, ainda, o desenvolvimento de capacidades específicas inerentes à leitura, compreensão e produção de textos, com o objetivo de instrumentalizar o aluno para que possa ler, produzir, ...
O que trabalhar em gêneros textuais?
- Canção popular. ...
- Biografia. ...
- Receitas. ...
- Notícia. ...
- Regras de jogo. ...
- História em quadrinhos.
O que trabalhar com os gêneros textuais?
Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.
O que diz a habilidade da Bncc EF15LP09?
A habilidade EF15LP09 consiste em: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
Qual o objetivo da habilidade EF03LP11?
A habilidade EF03LP11 consiste em: Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico- visuais, considerando a situação ...
Qual o objetivo da habilidade EF02LP12?
A habilidade EF02LP12 consiste em: Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
O que é a habilidade EF15LP10?
A habilidade EF15LP10 consiste em: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
O que significa a habilidade EF15LP17?
A habilidade EF15LP17 consiste em: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
O que diz a habilidade EF15LP11?
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
Quais são as habilidades de leitura e escrita BNCC?
A BNCC divide as práticas de linguagem em quatro categorias: 1) Leitura/escuta (compartilhada e autônoma); 2) Escrita (compartilhada e autônoma); 3) Oralidade e 4) Análise linguística/semiótica (alfabetização) e logo a seguir oferecemos um quadro com os eixos trabalhados, seus objetos de conhecimento e os objetivos de ...
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01LP08?
EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
Qual é a habilidade para leitura e escrita?
A habilidade de escrita e a compreensão de leitura são construtos relacionados a um conceito maior, a linguagem. Esta se refere à capacidade de comunicação do ser humano, compartilhando pensamentos, sentimentos e ideias, por meio de símbolos gestuais, orais e escritos (Gazzaniga, Ivry, & Manun, 2006. (2006).
Como recuperar um documento substituido por outro?
Como tirar o zoom da câmera do ZAP?