O que a Bncc fala sobre o brincar na educação infantil?

Perguntado por: Helena Martins de Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
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O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.

Qual o objetivo do brincar na educação infantil?

A criança ao brincar, pensa e analisa sobre sua realidade, cultura e o meio em que está inserida, discutindo sobre regras e papéis sociais. Ao brincar a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento.

O que a LDB fala sobre jogos e brincadeiras?

Com a LDB 9394/96, a Educação Infantil passa a ter um novo olhar. É na primeira infância que a criança forma a sua personalidade, por isso a importância de uma escola que acredite na brincadeira, nos jogos e dê a oportunidade da criança se descobrir, descobrir o outro e interagir com os colegas através dela.

O que a BNCC fala sobre o brincar o cuidar e o educar na educação infantil?

Cuidar e educar

A BNCC valida e reforça esse conceito de que as ações de cuidado estão plenamente integradas com as ações de conhecer e explorar o mundo, criando campo propício para a sistematização dos conhecimentos, que acontece na etapa posterior do Ensino Fundamental.

Qual é o objetivo da brincadeira?

Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções. O principal objetivo da brincadeira é explorar.

O brincar e a BNCC - Educação Infantil - Videoaula (Andréia Martinez) - III Semana Rede Pedagógica

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Qual é a importância de brincar?

Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor; favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação; a brincadeira em grupo facilita o convívio social, ...

Quais são os benefícios de brincar?

Educativos: as brincadeiras ajudam as crianças a desenvolver as habilidades que são as base do aprendizado da leitura, da escrita e das matemáticas. Sociais: as brincadeiras oferecem oportunidades de socialização com os pares da mesma idade, de aprender a entender os outros, de se comunicar e de negociar.

Qual o significado de cuidar e educar na Educação Infantil?

O CUIDAR E O EDUCAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O cuidar e educar consiste em compreender que o espaço e o tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.

O que o ECA diz sobre o direito de brincar?

O direito ao brincar além de ser reconhecido pela CF de 1988 é previsto no ECA em seu artigo 16, IV, onde cita: “o direito a liberdade compreende os aspectos dentre eles: brincar, praticar esportes e divertir-se”.

O que significa EI03EF09?

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

O que a Bncc diz sobre o ludico?

O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.

O que diz o artigo 29 da LDB?

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Quem diz que a atividade lúdica e o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança?

Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa. A função da brincadeira no desenvolvimento da criança remete à transformação dos espaços e dos objetos de lazer.

O que impede a criança de brincar?

Um segundo aspecto que torna os brinquedos nocivos para a capacidade que a criança tem de brincar é que eles vêm de fábrica acabados demais. Não existe abertura para a criança inventar, investigar ou explorar. O brinquedo vem pronto, alguém já decidiu o que a criança pode fazer com ele.

Como podemos garantir o direito das crianças ao brincar brinquedo?

Confira outras dicas da psicóloga e mestre em Educação, Fernanda Flores:
  • 1 – Conheça os materiais de sua escola. ...
  • 2 – Proponha brincadeiras com contexto. ...
  • 3 – Observe as brincadeiras. ...
  • 4 – Olhe para o repertório da turma.

Qual é a diferença entre cuidar e educar?

É o educar para a vida e para o exercício da cidadania. Cuidar significa auxiliar a criança em seus primeiros passos. O cuidar não é restrito ao aspecto biológico do corpo, mas é associado também à dimensão afetiva, pois a criança precisa de segurança, apoio, incentivo e envolvimento do professor.

Qual a importância de educar e cuidar?

Assim, o cuidar o educar são meios integrados e essenciais na prática pedagógica. Cuidando e educando, o professor contribui no desenvolvimento da criança, mediando, incentivando e favorecendo a autonomia de seus alunos.

O que você entende por cuidar?

Cuidado é a acção de cuidar (preservar, guardar, conservar, apoiar, tomar conta). O cuidado implica ajudar os outros, tentar promover o seu bem-estar e evitar que sofram de algum mal. Também é possível cuidar de objectos (como uma casa) para impedir que ocorram danos.

Quais as contribuições do Ludico na educação infantil?

O lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças da educação infantil. Os jogos ensinam os conteúdos através de regras, pois possibilita a exploração do ambiente a sua volta, os jogos proporcionam aprendizagem maneira prazerosa e significativa assim agrega conhecimentos.

Qual a importância do uso de recursos Ludicos na construção do conhecimento?

O lúdico, ferramenta importante na mediação do conhecimento, estimula a criança enquanto trabalha com material concreto, jogos, ou seja, tudo o que ela possa manusear, refletir e reorganizar; a aprendizagem acontece com mais facilidade e entusiasmo, pois ela aprende sem perceber, aprende brincando.

Como a educação infantil é tratada na LDB 9394 96 de acordo com seu artigo 29 *?

É GARANTIDO À CRIANÇA O ACESSO GRATUITO AO ENSINO INFANTIL EM CRECHE E PRÉ-ESCOLA ( CRFB , ART. 208 , IV , LEI Nº 9.394 /96, DE DIRETRIZES E BASES, ARTS. 29 E 30 , I , E ART. 54 , IV , DA LEI Nº 8.069 /90, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE .

O que diz a Lei 12796?

Lei nº 12.796, DE 04 DE ABRIL DE 2013

Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências.

Qual Lei que proíbe professor segurar aluno depois do sinal?

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

Quais teoricos falam sobre o ludico?

Mencionamo-nos renomados autores como Vygotsky (1992), Winnicott (1975), Huizinga (1990), Marcelino (1990), Friedman (1992), Rego (2001), entre outros que de tal modo abordam a importância do lúdico no desenvolvimento infantil na Educação Infantil.

Qual a relevância de trabalhar com o lúdico na educação?

O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural”. Além de colaborar para uma boa saúde mental, facilita os processos de socialização entre os participantes, colaborando na construção do conhecimento.

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