O que a Bíblia fala sobre a epilepsia?
Perguntado por: Cláudio David Almeida Gonçalves | Última atualização: 3. Mai 2025Pontuação: 4.6/5 (44 avaliações)
Na Bíblia encontramos duas descrições de pessoas com epilepsia. Uma está em Marcos 9:14-29 que nos conta o tratamento de um menino que foi trazido por seu pai a Jesus, passagem imortalizada nos célebres quadros de Rafael e Rubens da Transfiguração de Cristo.
O que dispara a epilepsia?
Alguns fatores que podem originar a epilepsia:
Traumatismos cranianos; Acidente vascular cerebral (AVC) ou qualquer outra condição que restrinja a quantidade de oxigênio no cérebro; Infecções como meningite, encefalite ou neurocisticercose (doença parasitária) e certas síndromes genéticas; Tumor cerebral.
O quê o Espiritismo fala sobre a epilepsia?
Os espíritas kardecistas interpretam as crises como fruto da ação de obsessores desencarnados, alguns protestantes evangélicos podem entender a doença como decorrente da ação de demônios. Respeitamos essas opiniões e o desejo de muitos pacientes de receberem tratamentos espirituais para melhorar ou curar a patologia.
Quais as doenças que causam epilepsia?
Em adultos, por exemplo, as causas tendem a ser os traumatismos, tumores cerebrais e AVC. Já em crianças, as causas estão mais frequentemente relacionadas a condições do neurodesenvolvimento, problemas no período neonatal e predisposição genética.
O que uma pessoa com epilepsia tem que evitar?
Quem sabe que é epiléptico pode prevenir as crises fazendo uso correto do medicamento. Não ingerir bebidas alcoólicas, evitar o jejum prolongado e a privação de sono são fatores importantes para impedir casos futuros de crise epiléptica.
EPILEPSIA | DOENÇA OU DEMÔNIO | PR. RIVAIL SOUSA
Quais os alimentos proíbidos para quem tem epilepsia?
Alimentos com muito carboidrato e pouca proteína, como macarrão, aveia, amido de milho, arroz, pão, bolos, biscoitos, leite de vaca, bebidas alcoólicas e processados, normalmente, são excluídos da dieta, já que também são pobres em gorduras.
O que agrava a epilepsia?
Os principais fatores desencadeantes das crises de epilepsia em adultos são: o estresse emocional, mas também condições de desequilíbrio metabólico como a hipoglicemia, hipóxia ou hiponatremia – baixo açúcar no sangue, baixa concentração de oxigênio no sangue e baixo nível de sódio no sangue, respectivamente.
O que a pessoa sente antes de ter uma crise de epilepsia?
O corpo sofre contrações musculares intensas e involuntárias. A pessoa se debate, pode ficar arroxeada, lábios e dentes ficam cerrados e há salivação excessiva. Na maioria das vezes, ocorre perda de consciência. Essa é a descrição feita por quem já presenciou uma crise convulsiva, condição que ocorre repentinamente.
Quem sofre de epilepsia têm direito a algum benefício?
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), projeto que inclui a epilepsia e o lúpus entre as doenças cujos portadores são dispensados de cumprir o prazo de carência para usufruir dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez (PL 7797/10).
Qual o tipo de epilepsia mais grave?
Como já dissemos, existem vários tipos de crises epilépticas, mas o tipo mais comum e, igualmente, mais perigoso de manifestação da epilepsia são as convulsões.
O que acontece com o cérebro de uma pessoa com epilepsia?
A epilepsia é mais um sintoma do que a causa da disfunção cerebral e sua característica mais comum é a convulsão. As crises epilépticas podem causar alterações no cérebro, bem como alterações cognitivas e neuropsicológicas. As funções cognitivas mais afetadas pela epilepsia incluem memória, aprendizagem e linguagem.
Como é o comportamento de uma pessoa que tem epilepsia?
A pessoa fica com o olhar fixo, perde contato com o meio por alguns segundos. Por ser de curtíssima duração, muitas vezes não é percebida pelos familiares e/ou professores. Há um tipo de crise que se manifesta como se a pessoas estivesse “alerta” mas não tem controle de seus atos, fazendo movimentos automaticamente.
Quem tem epilepsia é uma pessoa normal?
Essas pessoas têm vida normal, desde que atendam às orientações médicas. Isto é: usar correta e regularmente a medicação, evitar excesso de bebidas alcoólicas e manter uma rotina de sono saudável. As pessoas com epilepsia podem e devem trabalhar como qualquer outra pessoa.
Quem tem convulsão lembra?
As convulsões costumam durar entre 1 e 2 minutos. Depois, algumas pessoas apresentam cefaleias, ficam temporariamente confusas e sentem-se muito cansadas. Esses sintomas podem durar de alguns minutos a horas. A maioria das pessoas não se lembra o que aconteceu durante a convulsão.
Qual a melhor vitamina para quem tem epilepsia?
A vitamina D, eles sugerem, pode funcionar também para regularizar a atividade elétrica dos neurônios. Há pelo menos cinco anos uma série de testes em pessoas tem mostrado que o ômega-3 pode reduzir os riscos de crises epilépticas e de morte súbita.
Quem tem epilepsia pode ficar sozinho?
O portador de epilepsia bem controlada pode fazer tudo que qualquer um faz: estudar, trabalhar, praticar esportes, namorar, constituir família... Apenas deve evitar o que favorece crises, como privação de sono, luzes estroboscópicas – utilizadas em danceterias – e uso de álcool, mesmo durante o tratamento.
Qual o valor da aposentadoria por epilepsia?
O valor da aposentadoria por invalidez devido à epilepsia é calculado pela média dos salários de contribuição desde julho de 1994, com aplicação de redutores. O beneficiário receberá 60% mais 2% ao ano acima de 15 anos de contribuição (mulher) ou 20 anos de contribuição (homem).
Quanto tempo leva para aposentar por epilepsia?
A legislação brasileira prevê uma lista de doenças graves que permitem a aposentadoria por incapacidade permanente. Epilepsia não está nesse rol. Portanto, os casos devem ser analisados um a um, de acordo com as particularidades.
Quem tem epilepsia pode ter esquizofrenia?
Não, os sintomas são totalmente diferentes. A epilepsia causa crises convulsivas, e quando gera algum transtorno mental ele raramente está está associado à sintomatologia psicótica.
Quando é considerado curado da epilepsia?
Em geral, se a pessoa passa anos sem ter crises e sem medicação, pode ser considerada curada.
Quem tem epilepsia pode ficar nervoso?
Pacientes com epilepsia têm maior propensão à depressão e à ansiedade.
Quais são as sequelas de uma convulsão?
Apesar de muitas pessoas sentirem medo das crises convulsivas, a convulsão, normalmente, não deixa sequelas.
O que a epilepsia pode causar a longo prazo?
Segundo o Dr. Galvão, uma crise epilética raramente deixa sequelas, mas pacientes com crises persistentes (estado de mal epilético) podem sofrer lesões cerebrais definitivas se não forem controlados. A maior parte das crises epiléticas têm o seu início na infância e na adolescência.
Como surge a epilepsia?
As crises epilépticas características desta condição podem ser causadas por diversos fatores. A falta de oxigenação cerebral durante o parto (anoxia neonatal) também pode causar a doença em crianças. Já em idosos, a epilepsia pode ser desencadeada por doenças cerebrovasculares como AVC, e tumores cerebrais.
Qual Exame de sangue detecta epilepsia?
Os exames laboratoriais de sangue devem ser seguidos pelo EEG (eletroencefalograma), que é um exame eletrofisiológico. Portanto, o EEG vai analisar a função elétrica cortical cerebral e poderá detectar e localizar a área com atividade anormal capaz de provocar as crises convulsivas.
Quais são os tipos de artérias?
Como faço para reiniciar o iPhone?