O que a Bíblia diz sobre a lepra?
Perguntado por: Leonardo Pinho de Domingues | Última atualização: 24. Februar 2025Pontuação: 4.8/5 (29 avaliações)
No Novo Testamento a lepra também é mencionada, mas com um sentido diferente. Jesus tem compaixão pelas pessoas, ajuda-as, cura-as. Dois episódios são muito ilustrativos; o primeiro aparece em Mateus (capítulo 8, versos 1 a 4). “Um leproso veio a Ele e ajoelhou-se dizendo: 'Senhor, se quiseres, podes me tornar limpo'.
O que representa lepra na Bíblia?
Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia.
O que era a lepra nos tempos de Jesus?
Nos tempos de Jesus a lepra era a mesma coisa que a morte. Curar um leproso era tão difícil como ressuscitar um morto. Os sacerdotes tinham a função de "declarar puro" um leproso que tivesse sarado, mas não tinham o poder de "torná-lo puro", isto é, de curá-lo. A cura de um leproso era uma obra exclusiva de Deus.
O que a lei dizia sobre os leprosos?
— Esta será a lei a respeito do leproso no dia da sua purificação: o leproso será levado ao sacerdote; este sairá fora do arraial e o examinará.
O que a Bíblia fala sobre o leprosos?
E ocorreu que os dez leprosos, de longe, levantaram a voz, dizendo: “Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós” (Lc 17:13). E Jesus, vendo-os, teve compaixão e disse para eles irem, e mostrarem aos sacerdotes que estavam curados. E aconteceu que, de fato, indo eles, ficaram limpos.
Levítico 13 - A LEPRA - A Contaminação do Pecado
Por que o leproso tinha que se apresentar ao sacerdote?
Fica limpo. No mesmo instante, a lepra desapareceu. Ele ficou limpo. Então, Jesus o despediu, pedindo que se apresentasse ao sacerdote para mostrar que estava limpo, dando assim seu testemunho e fazendo uma oferta de gratidão pela cura segundo a lei de Moisés ordenava.
Porque só um leproso voltou para agradecer a Deus?
Porque ou outros era religiosos, e viam em Jesus o. dever de curá-los. Um simples "obrigado" para eles já bastava, mas. Cristo quer mais, quer que voltemos a ele e nos.
Porque a lepra era considerada um símbolo do pecado?
Compare a Purificação da Lepra com a Purificação de Nossos Pecados. Como a lepra era bastante visível e envolvia a deterioração ou corrupção do corpo, ela servia como excelente símbolo do pecado. O pecado corrompe a pessoa espiritualmente do mesmo modo que a lepra a corrompe fisicamente.
Como se chama a lepra nos dias de hoje?
A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, em homenagem à Gerhard Henrick Armauer Hansen, médico e bacteriologista norueguês, que descobriu a doença, em 1873.
O que representa a lepra?
A lepra é o símbolo da condição de pecado, da miséria humana, da situação de distanciamento de Deus e dos irmãos. O evangelista Lucas quer nos ensinar que todos precisam encontrar Jesus. Ninguém é justo, ninguém está sem lepra: todos estão à procura da salvação do Senhor.
Porque as pessoas tinham lepra?
Acredita-se que a doença tenha surgido no Oriente e se espalhado pelo mundo por tribos nômades ou por navegadores, como os fenícios. Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, antigamente a enfermidade era associada ao pecado, à impureza, à desonra.
Como viviam os leprosos naquele tempo?
A lepra é uma doença mencionada várias vezes na Bíblia, principalmente no Antigo Testamento. Naquela época, os leprosos eram considerados impuros e eram isolados da sociedade. Eles eram obrigados a viver fora dos acampamentos e cidades, em lugares específicos designados para eles.
O que aprendemos com o leproso de Mateus 8?
Neste Evangelho Ele curou um homem que condicionou a sua cura ao querer de Jesus: “Senhor, se queres, tu tens poder de me purificar”. É esta também a atitude mais certa para nos aproximar de Jesus e suplicar a nossa cura e a cura dos nossos mais queridos: “Se queres”, isto é, seja feita conforme a Tua vontade!
Qual era o nome do leproso que Jesus curou?
Simão, o Leproso, é uma pessoa mencionada em Mateus 26 e Marcos 14. Segundo as narrativas no evangelhos, Jesus visitou a casa de Simão em Betânia e foi ali que uma mulher derrama um caro perfume sobre a cabeça de Jesus.
Como eram tratados os leprosos na Bíblia?
Entre os hebreus, o diagnóstico da lepra não estava a cargo dos médicos e sim dos sacerdotes. Ela era considerada evidência de pecado, que se traduzia tanto na corrupção da carne como na do espírito – não raro, era vista como expressão de um castigo divino.
Como a lepra era curada na Bíblia?
Ele sabia que Jesus tinha o poder de curar todos os doentes. Acreditava que Jesus poderia curá-lo. Jesus tocou o leproso e disse: “Sê limpo” (Marcos 1:41). Logo depois dessas palavras de Jesus, o homem foi curado.
Como a lepra é transmitida?
A lepra pode ser transmitida de pessoa a pessoa através de gotículas expelidas do nariz e da boca de uma pessoa infectada e inspiradas ou tocadas por uma pessoa não infectada. Mas, mesmo após contato com as bactérias, a maioria das pessoas não chega a desenvolver a doença.
Qual animal que transmite a hanseníase?
“O contato com tatus é considerado fator de risco para desenvolvimento de hanseníase nos Estados Unidos”, afirma a médica. Ela lembra que o mesmo não acontece no Brasil. E pior: aqui a caça e o consumo da carne de tatu são práticas comuns, apesar de crime ambiental.
Quem são os leprosos?
Leprosos são pessoas doentes e sua doença faz com que tenham feridas horríveis por todo o corpo. Os médicos não conseguiam ajudar os leprosos. As pessoas tinham medo de chegar perto deles porque não queriam ficar doentes também.
Onde viviam os leprosos?
Leprosário ou leprosaria, também chamado de hospital-colônia, leprocômio ou ainda lazareto (do italiano: lazzaretto, em referência a São Lázaro), era historicamente um local usado para isolar pessoas com lepra (hanseníase).
O que a passagem dos dez leprosos nos ensina?
Jesus não quer que desprezemos as pessoas, mas que entendamos que aquele que desprezamos pode nos dar uma lição de vida muito mais bonita do que a que levamos. Os dez leprosos viram-se “curados” da sua doença, mas só um foi “salvo”: aquele que, movido pela sua fé, deu glória a Deus e agradeceu a Jesus.
O que Levitico 12 nos ensina?
Por exemplo, Levítico 12 ensina que as mulheres que davam à luz eram consideradas imundas. Isso não significa que a mãe era indigna por causa de pecados ou de algo errado que ela tivesse feito. Em vez disso, o tempo de purificação permitiria que a mulher se recuperasse do processo do parto.
O que aprendemos com o leproso que voltou para agradecer?
Enquanto viajava da Galileia para Jerusalém, Jesus curou dez leprosos. Apenas um dos que foram curados voltou para agradecer a Ele. Esta lição pode ajudá-lo a sentir e expressar gratidão ao Pai Celestial, a Jesus Cristo e a outras pessoas.
O que podemos aprender com a cura do leproso?
Nesta passagem linda podemos tirar algumas lições que também poderão nos tornar limpos como limpo ficou aquele leproso. A primeira lição que eu aprendo nesta passagem é que aquele leproso não permitiu que uma sentença de morte, de rejeição o impedisse de ir ao encontro do Médico dos médicos.
O que Jesus quis dizer em Lucas 17 1?
O perdão de Deus é a remoção da culpa e da penalidade total de nossos pecados sem qualquer merecimento nosso. O perdão é necessário, porque as ofensas são muitas. Jesus disse: “É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!” (Lc 17,1).
Qual a sintonia da Rádio Brasil FM?
O que é bom para tirar a barriga?