O que a Antiguidade ocidental estuda?

Perguntado por: Hélder Mauro Borges de Santos  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

A idade Antiga pode ser dividida em Antiguidade Oriental, na qual se estudam os povos que viveram no Oriente Próximo, e Antiguidade Ocidental ou Clássica, que compreende a história dos gregos e dos romanos, povos que viveram na Europa.

Quais as características da Antiguidade ocidental?

Já a Antiguidade Ocidental foi marcada pela abundância cultural. Os gregos foram os primeiros a se estabelecerem próximo ao Mar Mediterrâneo. Considerada o berço da cultura ocidental, foi na Grécia que surgiram as primeiras ciências (Medicina, Física, Astronomia, Matemática, História, Filosofia, etc.)

Qual a importância de se estudar o desenvolvimento da Antiguidade Oriental?

A Antiguidade Oriental é um tema muito estudado em História. Afinal, ela representa grandes marcos no desenvolvimento das civilizações, construindo obras e sociedades que são conhecidas até hoje. Por isso é um tema que sempre surge nos vestibulares!

Qual é o conceito de antiguidade clássica?

a) Antiguidade clássica foi o termo criado pelos iluministas para se referir ao resgate da cultura medieval. ... ( ) Ao denominarmos apenas a antiguidade greco-romana de “clássica”, estamos supervalorizando a cultura dos gregos e romanos e diminuindo a dos demais povos da Terra.

Quando começa a História antiga?

Antiguidade, ou Idade Antiga, é o nome dado ao período da História da Humanidade compreendido entre o fim do Neolítico, por volta de 4.000 a.C., e a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.

História Geral - Organizando a Antiguidade Ocidental - Grécia

19 questões relacionadas encontradas

Qual o período da Antiguidade?

Na divisão da História, o período que corresponde à Idade Antiga ou Antiguidade, vai desde a invenção da escrita, entre 4000 a.C e 3500 a.C até a queda do Império Romano do Ocidente, 476 d.C. A Idade Antiga se subdividiu em Antiguidade Clássica e Antiguidade Oriental.

O que marca o início da Idade Antiga?

Por Idade Antiga entende-se o período da história humana que se deu com o surgimento da primeira forma de escrita até a desagregação do Império Romano do Ocidente. ... O primeiro acontecimento de referência aconteceu por volta de 3500 a.C. e deu-se na Suméria com a invenção da escrita cuneiforme.

Como podemos caracterizar a Antiguidade Clássica?

O termo Antiguidade Clássica refere-se a um longo período da História da Europa que se estende aproximadamente do século VIII a.C., com o surgimento da poesia grega de Homero, à queda do Império romano do ocidente no século V d.C., mais precisamente no ano 476.

Quais são as características da Antiguidade Clássica?

Suas principais características econômicas eram o comércio e a agricultura. A antiguidade na Grécia foi conhecida como antiguidade clássica. ... Foi na Grécia também que ocorreu o nascimento da pólis, com um governo próprio, uma espécie de cidade-Estado.

Quais são os elementos da Antiguidade Clássica?

Tipos de arte da Antiguidade Clássica
  • Formas mais sofisticadas de cerâmica antiga e a invenção da roda de oleiro;
  • Formas elaboradas de arte religiosa, exemplificadas pela arquitetura da pirâmide egípcia;
  • Escultura de relevo narrativa, como a pedra vertical ou lajes de madeira conhecidas como estelas;

Quais foram as principais conquistas da Antiguidade Oriental?

Podemos destacar, entre as especificidades de cada um desses povos, a criação da escrita cuneiforme pelos sumérios; e a elaboração do “Código de Hamurabi” pelos amoritas (ou babilônios).

Quais as principais características da educação nas sociedades da Antiguidade Oriental?

Nas civilizações orientais, a educação era tradicional: dividida em classes, opondo cultura e trabalho, organizada em escolas fechadas e separadas para a classe dirigente. O conhecimento da escrita era restrito, devido ao seu caráter esotérico.

Qual a diferença entre Antiguidade Oriental e antiguidade ocidental?

Antiguidade Oriental: incluindo a civilização egípcia, a civilização mesopotâmica, como também os hebreus, fenícios e persas. Antiguidade Clássica ou Ocidental: que envolve os gregos e os romanos.

Quem eram os povos da Antiguidade Oriental?

A Antiguidade Oriental, dessa forma, refere-se à história dos povos que habitaram o Oriente Médio e o Norte da África, sendo eles principalmente os Mesopotâmicos, os Egípcios, os Persas, os Fenícios e os Hebreus. ... Havia nesses povos uma rígida estratificação social, sendo muito pequena a mobilidade social.

Quais as características da arte na antiguidade?

Esse período não foi registrado por documentos escritos, pois é exatamente a época anterior à escrita. As primeiras expressões da arte eram muito simples, consistiam em traços feitos nas paredes das cavernas. Muito tempo depois é que os artistas pré-históricos começaram a desenhar e pintar animais.

Porque a Idade Antiga e o berço da cultura ocidental?

Porque a região, localizada entre os rios Tigre e Eufrates, abrigou os primeiros povos da humanidade. Os primeiros a fixarem-se na região foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles foram os responsáveis pela construção das primeiras cidades, como Ur e Eridu.

Onde surgiu e quais as principais características da era clássica?

O que foi o Classicismo

O Classicismo pode ser definido como a arte do Renascimento que aconteceu entre os séculos XIV e XVI, também chamado de Seiscentismo. Foi um movimento artístico cultural que reacendeu os estilos usados ainda na Antiguidade, especificamente na Grécia e em Roma.

Quais eram as principais características da sociedade grega nesse período da Antiguidade Clássica?

Sua sociedade era dividida em eupátridas, os cidadãos livres que participavam efetivamente da política, metecos, os estrangeiros, os quais não possuíam nenhum poder político e escravos. Conhecida como o “berço da democracia”, Atenas era governada por um rei, porém, com o tempo, começaram a ter poder os aristocratas.

Quais foram as principais sociedades da Antiguidade Clássica?

Antiguidade clássica ou ocidental

A história da Grécia Antiga e da Roma Antiga têm grande influência no desenvolvimento científico, cultural e político do Ocidente. Essas duas sociedades originadas na Antiguidade clássica foram as precursoras da construção da Europa, por isso são consideradas as mais antigas.

Como era a sociedade na Antiguidade Clássica?

A organização social da antiguidade romana variou de acordo com os períodos, que podem ser divididos em três: Monarquia (753 a.C. – 509 a.C.); República (509 a.C. – 27 a. C.); e Império (27 a.C. – 476 d.C.). Dentro da monarquia romana existiam diferentes classes sociais: patrícios, plebeus, clientes e escravizados.

O que foi a era clássica e em que época aconteceu?

A antiguidade clássica (também chamada de era clássica, período clássico ou idade clássica) é o período da história cultural entre os séculos VIII a.C. e V d.C. centrado no mar Mediterrâneo, compreendendo as civilizações entrelaçadas da Grécia antiga e da Roma antiga conhecidas como o mundo greco-romano.

O que foi a valorização da Antiguidade Clássica?

Eram na sua maioria eclesiásticos e professores, os humanistas condenam fortemente os valores e a produção cultural da Idade Media. Pelo contrário, valorizavam a Antiguidade Clássica, em cujos textos e autores consideravam estarem contidas as verdadeiras sabedorias e beleza.

O que marca a passagem da Pré-história para a Idade Antiga?

A Pré-história marca o período desde o surgimento da vida na Terra até o aparecimento da escrita.

Quais os principais fatos da Idade Antiga?

Os principais acontecimentos da Idade Antiga: a lista

2.300 a.C. — Conquista dos Sumérios por Sargão de Acad, líder do povo acádio. Fim da presença suméria na região mesopotâmica. 750 a.C. — Início do desenvolvimento das principais cidades-Estado da Grécia Antiga, com um destaque para: Atenas, Esparta, Tebas e Corinto.

Quais fatos ocorreram na Idade Antiga?

Esse período também é conhecido como Antiguidade e, cronologicamente, estendeu-se de 4000-3500 a.C. até 476 d.C. Os acontecimentos que marcaram seu início e fim foram o desenvolvimento da escrita cuneiforme, que aconteceu entre 4000-3500 a.C., e a desagregação do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C.

Artigo anterior
Qual a durabilidade do porcelanato líquido?
Artigo seguinte
Qual é a principal novidade evolutiva dos anelídeos?