Não tem porque agradecer?

Perguntado por: Isaac Diogo Batista Pacheco Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (41 avaliações)

Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento. Exemplo com não há de quê: — Obrigado! — Não há de quê!

Não tem porque ou não tem por que?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

O que significa não tem de quê?

O sentido de "não há de quê" é igual ao de "não há por que (agradecer)", ou "não há motivo (para agradecer)" (ver também Dicionário Aulete).

Por que usamos obrigado para agradecer?

"Obrigado" é o agradecimento básico da língua portuguesa e do povo brasileiro. Etimologicamente, entretanto, "obrigado" é o antiagradecimento. A palavra "agradecer" contém a raiz "gratus", do latim, que significa ser acolhido ou acolher com favor, de forma agradável –termo que, aliás, tem a mesma origem de agradecer.

O que significa a expressão não tem por onde?

Trata-se de uma expressão que, ainda que tenha se originado de uma variação da expressão "não tem por quê", já se tornou corriqueira no Brasil como sinônimo de "de nada".

Leandro Borges - Não é o Fim (Ao Vivo)

26 questões relacionadas encontradas

Porque por quê ou porquê?

Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas.

Onde é a onde?

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Como dizer não há de quê?

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 de nada, nada, não tem de quê, não seja por isso, obrigada eu, obrigado a você, por nada, que nada, disponha, imagina, eu que agradeço, obrigado, obrigado eu.

O quê ou quê?

Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.

O que significa o quê?

De quê é uma locução prepositiva interrogativa que resulta da junção da preposição de com o pronome interrogativo quê.

Qual a diferença do por quê e porquê?

Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Por que não tem acento?

Por que (separado e sem acento)

Por que, separado e sem acento, pode ser a junção da preposição por com o pronome interrogativo que. Nesse caso, ele é utilizado com o mesmo sentido de “por qual motivo” ou “por qual razão”, tanto em frases afirmativas como interrogativas.

Qual é a frase cujo uso do porque está correto?

Indique qual é a frase cujo uso do “porquê” está correto. a) Ontem fomos à praia porquê fazia sol. b) Por que recebi ontem, fui ao mercado fazer compras. c) Fernanda não foi trabalhar hoje porque está doente.

Como usar o quê ou oque?

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.

Quando usar Qual é o quê?

Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.

Quando o que é acentuado?

Uso de QUÊ acentuado

Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz.

Como se responde a um agradecimento?

-Obrigado/Obrigada! - Obrigado eu/Obrigada eu! - Obrigados nós/Obrigadas nós! Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” .

Não tem de quê sinônimo?

14 sinônimos de não tem de quê para 1 sentido da expressão não tem de quê: Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 de nada, nada, não há de quê, não seja por isso, obrigada eu, obrigado a você, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina, eu que agradeço, obrigado, obrigado eu.

O que há de melhor ou o que a de melhor?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Onde está ou aonde está?

Essa é uma dúvida comum para quem escreve. No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

Qual é a diferença entre mau e mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Onde eu estou ou aonde eu estou?

Enquanto “onde” exprime a ideia de um lugar que está parado, “aonde” é utilizado quando se está em direção ao local de referência, ou seja, traduz a ideia de movimento. “Aonde” deve ser usado em situações nas quais o sujeito está a caminho ou voltando de um determinado local.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

O que pode ser substituído por por quê?

PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.

Qual é a frase que está escrita incorretamente por que você não me ajudou ontem?

Por que você não me ajudou ontem? Diga-me o porquê de você não ter me ajudado ontem. Nunca saberei porquê você não me deu aquele jogo. Ele era gordo porque só comia doce.

Artigo anterior
Como eram os jardins no renascimento?
Artigo seguinte
Como manipular cookies?