Forma de transmissão pneumococo?

Perguntado por: Juliana Vanessa de Borges  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

A bactéria Streptococcus pneumoniae (também chamada de pneumococo) é transmitida de pessoa para pessoa. Muitos carregam essa bactéria nas mucosas da garganta e do nariz. Um espirro ou tosse com a boca descoberta pode ser suficiente para infectar outra pessoa.

Qual a forma de transmissão da doença pneumonia?

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

Qual é a doença causada pela bactéria pneumococo?

A DP é provocada pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), causa mais comum de doenças graves em crianças menores de 5 anos — posto que era ocupado por outra bactéria, a Haemophilus influenzae tipo b (Hib), fortemente combatida com a vacinação. Muitas vezes se fala de “doença pneumocócica invasiva”.

Como è tratar a pneumococo?

A penicilina (ou medicamentos relacionados, ampicilina e amoxicilina) é usada para a maioria das infecções pneumocócicas. É administrada, geralmente, por via oral e, se a infecção for grave, pode ser administrada por via intravenosa. Os pneumococos que são resistentes à penicilina estão se tornando mais comuns.

Qual é a principal medida profilática das infecções pelo Streptococcus pneumoniae?

- Pneumonia bacteriana: Causada pela Streptococcus pneumoniae. A inalação pelo ar é a forma de se contrair esta doença, que causa infecção pulmonar. O tratamento dos doentes é a principal medida profilática.

Aula Pneumococos - UFC Famed Sobral

16 questões relacionadas encontradas

Qual a principal medida profilática contra a infecção por Neisseria meningitidis?

Manter a vacinação em dia, evitar locais com aglomeração de pessoas, deixar os ambientes ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal e reforçar os hábitos de higiene são importantes medidas de prevenção contra as meningites.

Como é caracterizado o Streptococcus pneumoniae?

O Streptococcus pneumoniae ou pneumococo é uma bactéria gram-positiva, capsulada, que tem 90 sorotipos imunológicamente distintos de importância epidemiológica mundial na distribuição das doenças pneumocócicas invasivas (pneumonias bacterêmicas, meningite, sepse e artrite) e não-invasivas (sinusite, otite média aguda, ...

Quais são os perigos da invasão dos pneumococos no corpo humano?

Pneumococos provocam muitos casos de otite média e pneumonia e também podem causar meningite, sinusite e artrite séptica. Pacientes com doença crônica do trato respiratório ou asplênia têm alto risco de infecções pneumocócicas graves e invasivas, assim como os pacientes imunocomprometidos.

Como tratar Streptococcus pneumoniae?

A amoxicilina é o antimicrobiano mais utilizado por sua atividade contra o Streptococcus pneumoniae (o principal agente desta patologia) e o H.

Como se adquire a bactéria Streptococcus?

Como se pega: o Streptococcus pyogenes pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio do compartilhamento de talheres, beijos ou secreções, como espirros e tosse, ou por meio do contato com secreções de feridas de pessoas infectadas.

O que a bactéria Streptococcus pneumoniae pode causar?

Doenças pneumocócicas são aquelas causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Pneumonia, meningite e otite (inflamação aguda do ouvido) são exemplos de doenças que podem ser causadas por essa bactéria.

Quais as formas de transmissão da sífilis?

A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.

Qual é a bactéria que causa a pneumonia?

Há vários tipos de pneumonia: a mais comum é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Geralmente, a pneumonia aparece depois que alguma doença afeta o sistema respiratório (pulmões e garganta, por exemplo) e causa pequenas lesões, que são a porta de entrada do pneumococo.

Tem como pegar pneumonia de outra pessoa?

Apesar da pneumonia em si não ser contagiosa, os microrganismos que causam esta doença podem ser transmitidos de uma pessoa para outra, facilitando a instalação da doença nas pessoas com o sistema imune enfraquecido, como em idosos, crianças ou imunocomprometidos, por exemplo.

Quais são as causas da pneumonia?

A pneumonia é causada por uma variedade de organismos, incluindo diversos tipos de bactérias, vírus, fungos, ou mycoplasma, que é a bactéria-como o organismo. No total, há sobre 30 causas diferentes da infecção da pneumonia.

Qual a forma de transmissão da meningite?

Na meningite bacteriana, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta).

Qual a importância clínica do Streptococcus pneumoniae?

Streptococcus pneumoniae é o principal agente etiológico de infecções respiratórias adquiridas da comunidade (otites, sinusites e pneumonias). As pneumonias podem ser acompanhadas de bacteremias, principalmente em pessoas idosas ou muito jovens.

Onde é encontrado o Streptococcus pneumoniae?

O Streptococcus pneumoniae é uma bactéria pertencente à família Streptococcaceae, comumente encontrada na mucosa da nasofaringe e orofaringe de seres humanos sadios.

Como tratar Mycoplasma pneumoniae?

pneumoniae baseia-se, principalmente, em dados clínico-epidemiológicos e em estudos sorológicos. Corticosteróides sistêmicos e imunoglobulinas intravenosas podem ser utilizados para tratamento das formas graves ou das manifestações extrapulmonares.

Quais os sintomas da pneumonia bacteriana?

Sintomas
  • Febre alta;
  • Tosse;
  • Dor no tórax;
  • Alterações da pressão arterial;
  • Confusão mental;

Quais as doenças causadas por estreptococos?

Infecções estreptocócicas. Estreptococos são microrganismos aeróbios Gram-positivos que causam muitos distúrbios, incluindo faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite. Os sintomas variam com o órgão infectado.

Qual a função da vacina pneumococo?

A vacina Pneumocócica 23-valente protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. Pode ser administrada em crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos.

Qual a morfologia do Streptococcus?

O gênero Streptococcus, pertencente à família Streptococcaceae, tem seus representantes esféricos (cocos) agrupados em forma de cadeia. Também são colorados gram-positivos, como os Staphylococcus. Normalmente estes organismos preferem ambientes oxigenados, porém se desenvolvem também em meio anaeróbio.

Qual teste para identificar Streptococcus pneumoniae?

A detecção de antígeno do S. pneumoniae na urina é realizada através de teste imunocromatográfico, tem moderada sensibilidade e alta especificidade e é de grande utilidade no diagnóstico etiológico das pneumonias, recomendado para pacientes adultos.

Como são as colônias dos estreptococos?

As cepas de estreptococos produzem colônias translúcidas, pequenas e com aproximadamente 1mm de diâmetro, em meio sólido. A superfície do crescimento é lisa, brilhante e com contorno circular. As colônias crescidas mais profundamente no agar são lenticulares.

Artigo anterior
Porque kelvin não é grau?
Artigo seguinte
Como se escreve homografia?