Foi muitos ou foram muitos?
Perguntado por: Lourenço Paulo de Gomes | Última atualização: 10. Januar 2022Pontuação: 4.1/5 (75 avaliações)
Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.
Foram muito ou foram muitos?
Mesmo sem muitas explicações gramaticais, é fácil compreender o seguinte: MUITO é uma forma única, não varia e usa-se sempre com o verbo. MUITO, MUITA, MUITOS, MUITAS é uma forma variável que vai utilizar-se quando a expressão se refere a um nome (pessoa, objecto, lugar)
Foi ou foram tempo?
A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.
Foi entregue ou foram entregues?
O plural de entregue é entregues. A forma plural da palavra entregue é entregues. Como adjetivo, entregue designa aquilo que foi enviado, despachado, dado, concedido. Como verbo, pode ser tanto o particípio passado como a 1.
Foi mais de um ou foram mais de um?
b) Mais de uma amiga veio ou vieram a minha casa hoje? A resposta pode ser novidade para alguns: Use o singular! Assim, retomando as orações acima, o correto será: Mais de um político venceu as eleições e Mais de uma amiga veio a minha casa hoje.
A fazenda 13 cabine de descompressão #Aline e gui.
Foi ou foram realizados?
Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.
Quando a expressão mais de um?
Quando a expressão MAIS DE UM é repetida na frase, a concordância é com o PLURAL. Ou seja, quando a expressão aparece mais de uma vez numa mesma frase, elas fogem da regra e concordam com o plural em vez do singular. E como se a lógica fosse: “mais de um” é singular, mas singulares juntos são 2, então fica no plural.
Qual é o plural de entregue?
Entregues - Dicio, Dicionário Online de Português.
Foi concedido ou foram concedidos?
Significado de concedido
Que foi alvo de concessão; autorizado, outorgado, assentido. Que se pode permitir ou consentir; permitido, atribuído: verbas concedidas. Que se concedeu; que foi dado ou oferecido a; dado, ofertado.
Foi entregue em mãos?
A expressão, como já deve saber, é usada para indicar que a carta ou outro documento enviado a alguém é, ou deve ser, entregue ao destinatário por um mensageiro particular, e não através do correio.
Foi ou foram dias?
A forma correta de escrita da palavra é foram. A palavra forão está errada. Foram pode ser a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir na 3.
Foram meses ou foi meses?
Como se escreve: foram ou forão? A língua portuguesa não admite a palavra forão como verdadeira. Isso porque “foram” é uma conjugação na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, tanto do verbo ir quanto do verbo ser.
Foi duas semanas ou Foram duas semanas?
A forma correta é: “FAZ DUAS semanas que choveu”.
Estão muito ou estão muitos?
- muita pizza / muito chocolate / muitas pessoas / muitos carros. Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavra “muito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavra “muito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.
Foi disponibilizado ou foram disponibilizados?
Disponibilizado vem do verbo disponibilizar. O mesmo que: oferecido, dado, proporcionado, providenciado, propiciado, ocasionado, possibilitado.
Quais foram ou quem foram?
Basta inverter as orações para perceber que o verbo tem de ficar no singular: – Quem jogou as pedras foram eles. – As pessoas que jogaram as pedras foram eles. – Foram eles quem jogou as pedras.
O que quer dizer a palavra concedido?
adjetivo Que foi alvo de concessão; autorizado, outorgado, assentido. Que se pode permitir ou consentir; permitido, atribuído: verbas concedidas. Que se concedeu; que foi dado ou oferecido a; dado, ofertado. Etimologia (origem da palavra concedido).
Foi concebido ou concedido?
Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. Conceber, com a letra b, significa gerar, imaginar; criar mentalmente; explicar; considerar. ... Conceder, com a letra d, significa dar; permitir; autorizar; dar consentimento a.
Foram pagos ou foi pago?
A forma correta de escrita da palavra é serão. A palavra seram está errada. Serão é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: eles serão.
O que rima com entregue?
- chegue.
- segue.
- tuaregue.
- encarregue.
- begue.
- jegue.
- guegue.
- talvegue.
Devem ser entregues ou deverão ser entregues?
Nesta locução a forma correta é “Devem ser”. O “devem” é o verbo auxiliar (primeiro) e o “ser” é o principal (segundo), portanto apenas o primeiro sofre flexão. Alguns exemplos: Os documentos devem ser entregues amanhã.
Tem que ser ou serem?
A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.
Quais são as expressões Partitivas?
- Expressões partitivas – Quando o sujeito forma-se por uma expressão partitiva (parte de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de), seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou pode ser flexionado.
O que é uma expressão Partitiva?
# Expressões partitivas – A formação se dá pelo sujeito constituído por uma expressão que denota “parte de algo” (a metade de, a maior parte de, grande parte de, a maioria de), seguida de um substantivo ou pronome no plural: O verbo poderá ser grafado tanto no singular quanto no plural.
Qual a expressão mais?
A mais: indica aumento de quantidade
A mais é uma locução adverbial usada para transmitir quantidade e intensidade, indicando que algo ocorre em maior quantidade ou intensidade do que o habitual, do que o suposto, do que o recomendável, ... É sinônima da locução de mais e antônima da locução a menos.
O que é endereço padrão?
Quais são as cores em inglês e português?