Foi a crase?

Perguntado por: Joel Lisandro Moura Machado  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

Neste caso, ocorre a crase - a fusão - entre duas vogais: a preposição “a”, que sucede o verbo ir, se junta com artigo “a”, que antecede o substantivo feminino Bahia, ocorrendo o acento grave. O resultado é: “Você já foi à Bahia?” - o significa a mesma coisa que “Você já foi para a Bahia?”.

Foi a algum lugar tem crase?

Para saber quando fazer uso da crase antes de lugar, lembre-se: quem vai, sempre vai a algum lugar. Isso significa que o verbo “ir” sempre pede a preposição “a”. O lugar aonde vamos que pode vir ou não precedido do artigo definido “a”. Se o lugar não vier antecedido do artigo “a”, não ocorre crase.

Foi é crase?

O uso da crase é facultativo: a) antes de possessivo (Leve o presente à/a sua amiga); b) antes de nomes de mulheres que não sejam célebres (Foi à/a Ana falar de seu amor); c) com “até”: Foi até à/a escola mais próxima fazer sua matrícula.

Foi à Bahia crase?

O certo é: “Vou a Brasília” e “Vou à Bahia”. Por que só ocorre crase no segundo caso? ... Isso significa que você “VAI À BAHIA” (=preposição “a” do verbo IR + artigo definido “a” que antecede a Bahia) e que você “VAI A BRASÍLIA” (=sem crase, porque só há a preposição “a” do verbo IR).

Foi a Paris tem crase?

Assim, antes de nomes de cidades, não há artigo; nessa situação, portanto, não ocorre crase: "Ir a São Paulo", "ir a Campinas", "ir a Fortaleza", "ir a Cuiabá", "ir a Paris", "ir a Nova York", "ir a Roma" etc.

Crase - Aula 01 ♫ Concerto da Crase ♫ [Prof Noslen]

34 questões relacionadas encontradas

Foi a França tem crase?

Para saber se um nome de lugar admite ou não a anteposição do artigo feminino "a", deve-se substituir o termo regente por um verbo que peça a preposição "de" ou "em". A ocorrência da contração "da" ou "na" prova que esse nome de lugar aceita o artigo e, por isso, haverá crase. Por exemplo: Vou à França.

Foi a São Paulo tem crase?

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. ... Não se usa crase quando: "Vou a São Paulo. Volto de São Paulo". Ou seja, se você vai a e volta da, crase há.

Foi a cidade tem crase?

Como regra, não se usa o acento indicativo de crase diante dos nomes de cidades, porque eles repelem o artigo definido, como se pode observar: Salvador é uma festa. Venho de Florianópolis. Ele mora em Curitiba. Estivemos em Vitória.

Foi a praia tem crase?

Ricardo vai à praia. A Preposição “a” é exigida pela regência do Verbo “ir” (quem vai, vai a algum lugar) e o Artigo “a” acompanha o Substantivo “praia”. Assim, a Crase ocorre devido à união dos sons de duas vogais iguais mas que exercem funções sintáticas diferentes (uma é Preposição e a outra é um Artigo).

Foi a Curitiba tem crase?

Vou a Curitiba, volto de Curitiba. Vou a, volto de, crase pra que? Portanto, vou a Curitiba. Antes de nomes próprios femininos, uma dica para saber se a crase deve ser utilizada é fazer a substituição pela expressão “para a”.

Foi a casa ou foi a casa?

2. Vou à ou a casa? O certo é: “Vou a casa.” A sua própria casa não “merece” artigo definido. Observe: Se “você vem DE casa” ou se “você ficou EM casa”, só pode ser a sua própria casa.

Quando se deve usar crase?

A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.

Quando usar crase regras?

5 dicas simples sobre o uso da crase
  1. A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ...
  2. Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ...
  3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  4. A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.

Foi a sorveteria tem crase?

Crase é a fusão da preposição a com os artigos a ou as, ou da preposição a com os pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo. Usamos acento grave no a para indicar a fusão.

Foi a fortaleza tem crase?

Vimos que a opção por “a” ou “à” depende do nome que vem a seguir. Em “Bem-vindo a Santos”, “Bem-vindo a Campinas” ou “Bem-vindo a Fortaleza”, por exemplo, nada de acento grave no “a”, por uma razão muito simples: Santos, Campinas e Fortaleza não pedem o artigo “a”.

Foi a Brasília tem crase?

Sem artigo, nada de crase: Vou a Brasília. Voltei da Paraíba. Se, ao voltar, volto da, crase no a.

Foi pra praia ou foi a praia?

Se, antes da palavra masculina, aparecer ao(s), use crase antes da palavra feminina. Ex.: Ele se dirigiu à fazenda. / Ele se dirigiu ao clube. Se, antes da palavra masculina, aparecer apenas a preposição a ou artigo o, não se usa crase antes da palavra feminina.

Foi a loucura tem crase?

IV . A leitura induz à loucura. O uso da crase é obrigatório em todas as frases.

Vai a praia ou vai a praia?

Seguindo os dois exemplos acima, pelo fato de nossa ida À praia ser de curta duração (retornamos no final da tarde do mesmo dia), devemos dizer "Vou À praia". Ida PARA a praia subentende que você vai permanecer por longo tempo lá, como por exemplo, montando barraca ou acampamento lá.

Onde não colocar crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos:
  • Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ...
  • Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Tem crase antes de estado?

Só dois estados brasileiros admitem a crase: a Bahia e a Paraíba. Bem-vindos à Bahia. Vamos à Paraíba e a Santa Catarina.

Quando vai a crase no a?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Quem comparece comparece a algum lugar?

Quem comparece, comparece a algum lugar, ao invés de comparecer algum lugar. Concordam? Assim, comparecer (a) + (as) consultas deve levar o acento grave indicador da crase, uma vez que a crase é a junção da preposição "a" com o artigo feminino "a" ou "as". Assim, os pacientes devem comparecer às consultas, com crase.

Vai a Roma tem crase?

Em "Quem tem boca (ou "Sabrina') vai a Roma", por exemplo, o "a" que antecede "Roma" não pode receber acento grave por uma razão muito simples: não ocorre crase, ou seja, o "a" não resulta da fusão de coisa alguma. Quem tem boca vai a algum lugar.

Como saber se tem crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Artigo anterior
Qual é o dia de Ogum Xoroque?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre gostar e se apegar?