Fazem dois meses que eu o visitei?

Perguntado por: Hugo Paulo Domingues Paiva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (60 avaliações)

Alternativa c: Fazem dois meses que o visitei. O verbo fazer impessoal (que indica tempo) sempre é conjugado na 3. ª pessoa do singular: Faz dois meses que o visitei.

Faz dois meses ou fazem dois meses?

Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.

Em que em que há um erro de concordância verbal?

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”. ... O verbo haver também é conjugado erroneamente muitas vezes.

Foi dois anos ou Foram dois anos?

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.

Foram dois dias ou foi dois dias?

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

É Hora de Voltar pra Portugal?

23 questões relacionadas encontradas

Estou a 3 anos ou estou há 3 anos?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

O que é um erro de concordância?

Não sabe o que é erro de concordância? Nós explicamos o que deve saber sobre esta questão. Este é um tipo de erro que acontece sempre que algo não está em harmonia dentro de uma frase, havendo tipos de concordância que, por vezes, não são respeitados, comprometendo a qualidade do discurso na língua portuguesa.

O que é concordância verbal e exemplos?

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

Como identificar uma concordância verbal?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

Como se escreve a dois meses?

“Estamos a dois meses do Natal” é a forma nota 10. Muitos bobeiam. Em vez de “a dois meses”, escrevem “há dois meses”.

Devem fazer ou deve fazer?

Nas locuções verbais com o mesmo sentido, o verbo fazer transfere sua impessoalidade para o verbo principal, como neste exemplo: "já deve fazer duas horas que a reunião acabou". "Já devem fazer duas horas" é construção errada se considerada a normal culta padrão.

Faz 2 horas ou fazem duas horas?

1- "Já FAZ duas horas ou já FAZEM duas horas que jantei"? O correto é => Já FAZ duas horas que jantei. O verbo FAZER com sentido de tempo passado, não tem sujeito, é impessoal. Como tal, será usado SEMPRE NO SINGULAR.

Como é feita a concordância verbal?

A concordância verbal deverá ser feita com o infinitivo pessoal, havendo a flexão do verbo, sempre que houver um sujeito definido ou quando se quiser definir o sujeito. Também quando o sujeito da segunda oração for diferente do da primeira e para indicar indeterminação do sujeito na 3. ª pessoa do plural.

Quais os principais casos de concordância verbal?

Outros casos de concordância verbal
  • Sujeito oracional. O verbo deve ficar na terceira pessoa do singular. ...
  • Sujeito em voz passiva sintética. O verbo concorda com o sujeito paciente. ...
  • Concordância de verbos impessoais. Os verbos impessoais sempre ficam na terceira pessoa do singular. ...
  • Verbo ser indicando tempo ou distância.

É ou são exemplos?

A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!

O que é concordância exemplos?

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.

Qual a concordância verbal?

Regra geral, com o pronome relativo quem, o verbo deverá ser escrito na 3. ª pessoa do singular. Fui eu quem pediu autorização ao diretor. Foi ela quem pediu autorização ao diretor.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Em qual frase há um erro de concordância verbal Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso?

Questão 23. (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal: a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso. b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.

Como identificar um erro de regencia verbal?

Erros de regência verbal

(Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.

O que é erro de sintaxe na língua portuguesa?

Um erro sintático é um erro que ocorre na análise sintática. Um erro semântico é um que ocorre na análise semântica. E um erro de lógica é um erro que ocorre em tempo de execução (e não de compilação). Existem também casos onde erros são detectados na geração de código, mas esses são significativamente raros.

Como se escreve a 4 anos?

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Estou a dez anos ou estou há dez anos?

A construção correta é há dez anos.

O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás».

É correto dizer há dez anos atrás?

A expressão “há dez anos atrás” é um exemplo desse erro. O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Teve duas pessoas ou tiveram duas pessoas?

Significado de Tiveram

Tiveram vem do verbo ter. O mesmo que: experienciaram, efetuaram, definiram, trouxeram, ocuparam, apresentaram, houveram, julgaram, conservaram.

Artigo anterior
Quais são as atribuições do responsável técnico?
Artigo seguinte
Como enviar o evento S 1005?