Faz 23 anos ou fazem 23 anos?
Perguntado por: Ema Amaral Torres | Última atualização: 29. Dezember 2024Pontuação: 4.7/5 (9 avaliações)
A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.
Faz 20 anos ou fazem 20 anos?
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Faz 37 anos ou fazem 37 anos?
A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.
Faz 38 anos ou fazem 38 anos?
O verbo fazer, quando indica tempo decorrido, não vai para o plural, ele só fica no singular. Logo, fazem dez anos, está errado. O correto é.
Faz 07 anos ou fazem 07 anos?
Fazem dois anos ou Faz dois anos? Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
FAZ ou FAZEM? Qual é o CORRETO? Quando Usar? (Aprenda com Exemplos)
Faz ou fazem 24 anos?
A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.
Faz 30 anos ou fazem 30 anos?
O verbo "fazer" na terceira pessoal do plural é usado em casos que a oração possui um sujeito explícito. Cinco anos fazem muita diferença na vida de um jovem. Eles fazem 23 anos no ano que vem.
Faz 10 anos ou fazem 10 anos?
A construção correta é faz dez anos.
Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo. O verbo fazer pode ser substituído pelo verbo haver na sua forma impessoal: – Há dez anos que não vou a Paris.
Faz ou fazem 20 graus?
Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.
Foi a 10 anos ou foi há 10 anos?
Arrematemos: se a substituição por faz for possível, devemos usar o há. Vamos lá: Há (faz) duas horas, iniciamos a reunião. / Trabalho no Tribunal de Justiça há (faz) dez anos. Por oposição, não cabendo o faz, devemos empregar a preposição a.
E 5 anos ou são 5 anos?
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
Estou a 5 anos ou há 5 anos?
O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias. Se essa dificuldade povoava nossa cabeça, agora não mais.
Foram cinco anos ou foi cinco anos?
Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.
Faz 3 horas ou fazem 3 horas?
O verbo fazer torna-se impessoal quando indica o sentido de tempo transcorrido e, por isso, não deve ser flexionado no plural em sua concordância. Observe a frase e escolha a melhor opção de uso do verbo fazer. Faz/Fazem duas horas que liguei e você não retornou a ligação.
Faz 12 anos ou fazem 12 anos?
A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.
Qual o correto Faz-se unhas ou Fazem-se unhas?
O verbo acompanha o sujeito. Fazem-se unhas.
Faz 4 ou fazem 4?
A depender do contexto, "fazer" pode ser verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito. Neste caso, é conjugado na 3ª pessoa do singular. Caso "fazer" estiver no sentido de tempo decorrido ou fenômeno da natureza, o uso sempre vai ser no singular, já que não tem pessoa ou sujeito para concordar.
Faz três dias ou fazem três dias?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
Foram dois anos ou foi dois anos?
Foi ou foram 4 anos? A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final.
Estou a 4 anos ou estou há 4 anos?
Quando nos referimos a um tempo passado, o certo é usar o verbo haver: – Não o vejo há dias. – Estou esperando você há horas.
Fazem bem ou faz bem?
O verbo fica no singular: Ler e escrever é suficiente para o trabalho. Andar e nadar faz bem à saúde.
É certo falar houveram?
O correto utilizar sempre 'houve' em vez de 'houveram'. O verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural. Isso é válido para os sentidos de existir, acontecer ou de tempo decorrido.
O que é melhor sarja ou jeans?
O que fazer para deixar a parede lisinha?