Exemplos quando usar a crase?

Perguntado por: Rebeca Jesus de Gomes  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.3/5 (45 avaliações)

Uso obrigatório da crase
  • Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  • Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
  • Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  • Antes das palavras casa e terra.

Quando usar a crase no a?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Qual a forma correta de usar a crase?

Veja 5 dicas para usar a crase da maneira correta:
  1. Usa-se somente antes de palavras femininas. ...
  2. Utilize a nas expressões que indiquem hora. ...
  3. Usa-se antes de locuções adverbiais femininas que indiquem a ideia de tempo, lugar ou modo. ...
  4. A crase, na maioria dos casos, não ocorre antes de palavras masculinas.

Quando a crase pode ser usada?

A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ... Caso você fique em dúvida sobre quando utilizar o acento grave, substitua a palavra feminina por uma masculina: se o “a” virar “ao”, ele receberá o acento grave. Exemplo: As amigas foram à confraternização de final de ano da empresa.

O que é a crase e suas principais regras de uso?

A crase (`) serve para evitar a repetição a + a nas situações em que precisamos utilizar “a”, com a função de vogal, juntamente com “a”, com a função de preposição (a + a = à).

CRASE: USO E REGRAS | GRAMÁTICA | QUER QUE DESENHE?

44 questões relacionadas encontradas

Tem crase antes de que?

Atenção! Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)! Exemplo: Este é o filme a que me referi ontem.

Como usar a crase PDF?

Se, antes da palavra masculina aparecer ao(s), isso indica que se deve usar o sinal de crase antes da palavra feminina. Ex.: Ele se refere à festa de hoje. Ele se refere ao baile de hoje. A crase será proibida sempre que a palavra que vem após o A não apresentar artigo.

Quando não se deve usar a crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

O que a crase nomeia?

Crase é o nome dado à fusão de vogais idênticas. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes. ...

Quando a crase muda o sentido da frase?

Se escrita, terá sentidos diferentes, se houver o acento grave no a que precede “rosa” ou se ele for dispensado. “Ela cheira a rosa” significa que a dama aspira o perfume da rosa. Já “ela cheira à rosa” indica que a princesa tem o perfume da flor. Na escrita, com a crase, nem é preciso explicar ou entender o contexto.

Tem crase antes de horas?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Tem crase antes de você?

O correto é A VOCÊ, sem o acento grave no "A". Este acento indicaria a existência de crase, se houvesse. ... 2 - Grafa-se A VOCÊ, sem o acento grave no A (preposição), pois uma das condições para a existência da crase não está presente: diante da palavra VOCÊ não cabe a colocação do artigo definido "a".

Quando usar crase resumo?

A crase é usada:
  1. Antes de palavras femininas, que podem ser substituídas por um termo masculino semelhante. ...
  2. Indicando Horário Exato. ...
  3. Observação: quando for indicativo de duração, NÃO se usa crase: ...
  4. Com expressões À MEDIDA QUE, ÀS VEZES, À NOITE, À TARDE, À DIREITA, À ESQUERDA.

Como saber se a crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Qual a origem da palavra crase?

A origem da crase vem da Grécia: a palavra significa mistura ou fusão. Dessa forma, você já pode imaginar todo o conceito por trás dessa regra gramatical. Na língua portuguesa, o “acento agudo invertido”, como alguns gostam de chamar, indica a junção de duas vogais idênticas.

Quais os casos em que não se usa o acento grave?

* Antes de pronomes de tratamento, exceto em se tratando de “dona”, “senhora” “senhorita” e “madame”. Fizemos o convite a Vossa Senhoria, portanto, o evento está confirmado. As encomendas foram entregues hoje à madame.

Como estudar crase concurso público?

Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.

Quanto à atividade tem crase?

Na frase 3, a crase ocorre porque o substantivo “aversão” exigiu a preposição “a” e o substantivo “atividade” admitiu o artigo feminino “a”. ... Na frase 9, “me referi” exige preposição “a”, e o pronome relativo “a qual” é iniciado por artigo “a”, por isso há crase.

Quanto à liberação tem crase?

Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a. A existência de crase, ou seja, de uma contração, é indicada com a escrita do acento grave por cima da vogal a.

Pode usar crase antes de qualquer?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Tem crase antes de todos?

Então, você já percebeu que antes de 'todos' não há crase, pois se trata de um substantivo masculino seguido de uma preposição. Logo a forma correta é: ex: Desejo um feliz Natal a todos.

Porque a crase é importante?

Compreendê-la é importante, já que ela pode indicar, por exemplo, a mudança de sentido de um verbo, conforme sua regência, ou até mesmo resolver algum problema de ambiguidade, como afirmamos anteriormente, e, assim, facilitar a interpretação e compreensão de textos.

Tem crase antes de Advérbio?

A crase é obrigatória nas locuções adverbiais compostas por palavras femininas; junto às locuções adverbiais que indicam circunstância, seu uso é facultativo. A crase deve ser usada em locuções adverbiais formadas por palavras femininas. ... A crase é a fusão do “a” preposição com o “a” artigo.

Tem crase antes de pronome de tratamento?

1o) Não há crase antes de pronomes de tratamento que podem designar tanto homem quanto mulher (VOSSA SENHORIA, VOSSA EXCELÊNCIA, VOSSA MAJESTADE, VOSSA SANTIDADE...): ... Não ocorre a crase porque não há artigo definido feminino “a” antes dos pronomes de tratamento.

Como escrever das 8h às 12h?

Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, com crase. Exemplo: O horário comercial considerado na maioria das repartições públicas e privadas é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Artigo anterior
Locais para casamentos intimistas?
Artigo seguinte
Como se escreve menstruam?