Estou meio cansada ou meia cansada?

Perguntado por: Afonso Davi Teixeira Barros Melo  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (30 avaliações)

Correto: meio cansada. Comentário: o vocábulo “meio”, usado como advérbio, porque antecede um adjetivo, permanece sempre invariável em número e gênero; pois, nestes casos, é equivalente a: mais ou menos ou um pouco. Exemplo: ela ficou meio cansada depois de uma longa caminhada.

Estou meia cansada Está correto?

A palavra "meio" reduz a força do adjetivo "cansada". Não se trata de um adjetivo, mas de um advérbio, uma classe de palavras que é invariável (ou seja, não tem masculino e feminino). Portanto, "meia cansada" é aquela que você usou o dia inteiro no pé e que está inteiramente cansada de você.

Quando se usa meio ou meia?

Dica para empregar as palavras

Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será 'meio', onde couber a palavra 'metade', emprega-se o termo 'meia'. Lembrando que na hora de aplicar essa dica você deve se atentar se são casos de adjetivos, advérbios, numerais ou substantivos.

Estou meio atrasada ou meia atrasada?

Com este sentido, a flexão de meio para meia está errada, sendo incorreto dizer que ela está meia preocupada, meia nervosa, meia confusa, meia triste. O correto é dizer que ela está meio preocupada, meio nervosa, meio confusa, meio triste.

O que é uma meia meia?

Significado de meia meia: Uma posição sexual em que ambos os integrantes do casal ficam de lado,...

Meia cansada ou Meio cansada? | Cintia Chagas explica

27 questões relacionadas encontradas

Fazem 7 meses ou faz 7 meses?

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

Estou meio nervosa ou meia?

O termo que modifica um adjetivo é o advérbio, o qual é invariável em gênero e em número. Por essa razão, “meio”, advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”.

Por que meio dia e meia?

A palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade. ... Assim, o correto também será meio-dia e meia, uma vez que a palavra hora se encontra subentendida: meio-dia e meia hora.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como se diz meio dia e meio ou meio dia e meia?

Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.

Qual o correto menos ou menas?

MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”.

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

São nove horas ou e nove horas?

Vamos tirar essa dúvida! O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

O que significa a meia noite?

s. f. || a hora média da noite em que o sol está no nadir; as 24 horas. || Fazer a meia-noite, fazer uma refeição na noite de Natal depois da missa do galo.

O que aconteceu Joana parece que você está meia nervosa?

O que aconteceu, Joana? Parece que você está meia nervosa! Tomei meia garrafa de suco de abacaxi com hortelã. A porta está meia aberta.

Estou meia chorosa hoje ou estou meio chorosa hoje qual a frase correta quanto ao uso do advérbio justifique para ajudar descobrir leia o conceito abaixo?

Questão 5. (IMA) A única opção em que o uso da palavra meia está correto é: ... Letra B - Nas alternativas “a” e “c”, o correto seria utilizar a palavra “meio”, que é um advérbio e, portanto, invariável, pois modifica os adjetivos “aberta” e “aborrecida.

Estavam meio cansadas certo ou errado?

A palavra meio quando se refere a adjetivo é um advérbio, por tanto deve permanecer invariável. Desta forma, o correto é a forma: ela ficou meio cansada depois de estudar a tarde toda. Exemplo: Mariana ficou meio cansada depois de passar o dia lendo sobre gramática para o vestibular.

Faz 7 anos ou fazem?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.

Faz três meses ou fazem três meses?

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

O que significa fazem?

Significado de Fazem

Fazem vem do verbo fazer. O mesmo que: realizam, constroem, elaboram, criam, equivalem, percorrem, constituem, preparam, geram.

Quais os tipos de porquê?

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?

Qual é o porquê de pergunta?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Artigo anterior
Quando esquecer de tomar o anticoncepcional pode tomar 2?
Artigo seguinte
Em que dia a família real deixou o Brasil?