Estou meio atrasada ou meia atrasada?

Perguntado por: Júlia Teresa de Ribeiro  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)

Com este sentido, a flexão de meio para meia está errada, sendo incorreto dizer que ela está meia preocupada, meia nervosa, meia confusa, meia triste. O correto é dizer que ela está meio preocupada, meio nervosa, meio confusa, meio triste.

É meio atrasada ou meia atrasada?

Exemplos são meia noite, meia garrafa, meia hora, meia folha. Já “meio” utilizado como advérbio de intensidade vai ser usado junto com um adjetivo e por isso não se flexiona, ou seja, continua no masculina. Exemplos são: Meio triste, meio cansada, meio atrasada, meio distraída, meio decepcionada.

Quando se usa meio ou meia?

Dica para empregar as palavras

Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será 'meio', onde couber a palavra 'metade', emprega-se o termo 'meia'. Lembrando que na hora de aplicar essa dica você deve se atentar se são casos de adjetivos, advérbios, numerais ou substantivos.

Estou meio cansada ou meia cansada?

A palavra "meio" reduz a força do adjetivo "cansada". Não se trata de um adjetivo, mas de um advérbio, uma classe de palavras que é invariável (ou seja, não tem masculino e feminino). Portanto, "meia cansada" é aquela que você usou o dia inteiro no pé e que está inteiramente cansada de você.

Como não confundir o adjetivo meia com advérbio meio?

Uma regra prática para empregar corretamente o advérbio meio ou o adjetivo meia é tentar substituir esses termos pelas palavras mais ou menos e metade, respectivamente. Onde couber a palavra mais ou menos, emprega-se o termo meio (advérbio); onde couber a palavra metade, emprega-se o termo meia (adjetivo).

Parcelamento MEI atrasado: COMO e por onde fazer o pedido de parcelamento do MEI 2020. Saiba tudo!

23 questões relacionadas encontradas

Como saber se meio é adjetivo ou advérbio?

2) A palavra meio, quando significa “mais ou menos”, é advérbio de intensidade. Os advérbios são palavras invariáveis (=não se flexionam em gênero e número): “A aluna ficou meio nervosa”; “Os clientes saíram meio satisfeitos”; “A atleta está meio cansada”; “Ela é meio poderosa”...

Quando a palavra meio é adjetivo?

A expressão “meio” ora se comporta como adjetivo, ora como advérbio. Quando assumem o papel de adjetivos, concordam com o substantivo a que se referem. No caso da função de advérbio, refere-se a um verbo, a um adjetivo ou a outro advérbio, permanece, portanto, invariável.

O que é advérbio de meio?

Pois bem, fique atento à resposta: Meio, como advérbio de intensidade, sempre virá vinculado a um adjetivo e não sofrerá flexão de gênero, ou seja, se o adjetivo vinculado ao advérbio estiver no gênero feminino, ele não deverá sofrer alteração.

Qual a diferença entre adjetivo e advérbio?

Nesse sentido, uma noção básica deve ser pontuada: o adjetivo flexiona-se, ou seja, ele varia; já o advérbio não se apresenta passível de tais mudanças, haja vista que ele se caracteriza como uma classe invariável.

Em qual das alternativas meio é um advérbio?

Letra B - Nas alternativas “a” e “c”, o correto seria utilizar a palavra “meio”, que é um advérbio e, portanto, invariável, pois modifica os adjetivos “aberta” e “aborrecida.

Estou meio chateada ou estou meia chateada?

Com este sentido, a flexão de meio para meia está errada, sendo incorreto dizer que ela está meia preocupada, meia nervosa, meia confusa, meia triste. O correto é dizer que ela está meio preocupada, meio nervosa, meio confusa, meio triste.

Como se diz meio dia e meio ou meio dia e meia?

Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.

Estou meio tonta?

Sentir mal-estar e tontura é um sinal do corpo de quem tem algo errado com a sua saúde. Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas.

Estou meio chateada hoje?

O certo é “meio”.

Quando a palavra “meio” for usada como um advérbio de intensidade, ela deve ser invariável.

Estou meio nervosa ou meia?

O termo que modifica um adjetivo é o advérbio, o qual é invariável em gênero e em número. Por essa razão, “meio”, advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Fazem 7 meses ou faz 7 meses?

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

Qual o correto menos ou menas?

MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”.

É com ela mesma ou mesmo?

Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. ... Como advérbio significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.

Quando a palavra meio é substantivo?

Significado de Meio

substantivo masculino Ponto médio no espaço ou no tempo: o meio da praça. O ambiente onde se vive: o meio influencia as pessoas. Modo para se chegar a um fim; recurso: usou de meios desonestos.

Como saber se é um advérbio?

Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira.

O que é um adjetivo exemplos?

O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.

Quais são os advérbios?

Classificação dos advérbios
  • → Advérbio de lugar.
  • → Advérbio de tempo.
  • → Advérbio de modo.
  • → Advérbio de intensidade.
  • → Advérbio de afirmação.
  • → Advérbio de negação.
  • → Advérbio de dúvida.
  • → Superlativo.

Quais são os advérbios de meio?

A palavra “meio” destacada tem o sentido de ”mais ou menos”, e não de ”metade”, por isso trata-se de um advérbio (modifica o verbo estar), ao contrário do que acontece com o outro vocábulo meio que se encontra na frase: esse sim um numeral, pois dá a ideia de metade de um período; já a palavra ”depois”, que também é um ...

Quando é um advérbio de tempo?

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Artigo anterior
Quanto tempo demora um arrolamento de bens?
Artigo seguinte
Qual nome do banco do Brasil no TikTok?