Estou exausta demais ou de mais?

Perguntado por: Violeta Andreia Monteiro Matos Anjos  |  Última atualização: 10. August 2024
Pontuação: 4.9/5 (62 avaliações)

De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso.

Estou cansado demais ou de mais?

Estou cansado demais ou de mais: qual o certo? Como "demais" junto é um advérbio de intensidade e significa muito, algo "mais do que o normal", o correto é escrever "estou cansado demais", uma vez que a expressão quer dizer que a pessoa está muito cansada, bastante cansada.

Qual é o correto demais ou de mais?

  1. “Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”);
  2. “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

É pedir demais ou de mais?

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação. Mostra quantidade e/ou intensidade de substantivos e pronomes.

Quando é usado de mais?

De mais é uma locução adverbial que indica uma noção de quantidade, nesse caso, de maior quantidade, e é o contrário da locução adverbial de menos. Exemplos: Comprei comida de mais, suficiente para muitos dias.

DEMAIS ou DE MAIS? Qual é o CORRETO? Quando Usar? (Aprenda com Exemplos)

19 questões relacionadas encontradas

Qual é o sinônimo de demais?

De forma excessiva: 1 excessivamente, sobejamente, demais, imenso, muito, sobremaneira, sobremodo, assaz, bastante, deveras, sobreposse, imensamente, exageradamente, em demasia, desmedidamente.

Tem açúcar demais ou de mais?

→ Quando quisermos indicar uma noção de quantidade, não empregaremos a palavra demais, como muitos erroneamente fazem, mas sim a locução adverbial de mais, cujo oposto é a locução de menos. Faça a correspondência: se puder ser substituída por de menos, a locução será a forma correta.

Qual é o certo embaixo ou em Baixo?

O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.

Por que separado?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

É correto utilizar na qual?

Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.

Porque por quê ou porquê?

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

É certo falar muito pouco?

Não há nada errado com a expressão “muito pouco”.

É correto dizer mais legal?

É correto dizer mais legal? → “Mais” faz referência à soma e, na maioria das vezes, é utilizado como um advérbio de intensidade. Faça a troca, neste caso, por seu antônimo, “menos”. Exemplificando o sentido das palavras: Carla é a mais (menos) bonita, mas (porém) Renata é a mais legal.

Qual a diferença entre onde é aonde?

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. A principal diferença é que, enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento.

Onde é ou aonde é?

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Quanto às demais tem crase?

– Ele não se referiu a estas doenças, e sim às demais. Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.

O que usar no lugar de mais?

8 além disso, ainda, também, igualmente, ademais, aliás. Exemplo: Ele não é de confiança e, mais, não estou interessada. Indica preferência: 9 melhor, antes, de preferência, preferentemente, preferencialmente, preferivelmente.

Qual é o contrário de demais?

O contrário de mais é: 1 pouco, menos, sem.

Qual a diferença de demais?

Se usada como advérbio de intensidade, “demais”, expressa o significado de algo em excesso. Já como pronome indefinido, a palavra se refere àquilo que sobra. No caso de “de mais”, escrito separado, só pode ser empregada como locução adjetiva.

Artigo anterior
Como saber se o celular tem carregamento rápido?
Artigo seguinte
Como achar PIN da impressora?