Estou em ou no?

Perguntado por: Enzo Mota de Baptista  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (18 avaliações)

Diz-se «estou na cantina, no cinema, no trabalho, em casa». Contudo, quando nos referimos à casa de outrem, há contracção da preposição em com o artigo a? Ambas as expressões — «em casa do Pedro» e «na casa do Pedro» — estão correctas.

Quando usar no e em?

Por exemplo, quando estamos apertados e dizemos que vamos “no banheiro”, cometemos um erro de gramatica. Indo direto ao ponto, o correto seria falar “vou ao banheiro” ao invés de “no banheiro”, porém essa decisão não é aleatoria.
...
Por que não usar “no”?
  1. Estou na sala.
  2. Ficaram no quarto.
  3. Quer continuar em casa?

É correto falar no Recife?

As duas formas estão corretas. Sempre que quisermos referir o município brasileiro situado na região Nordeste, capital do estado de Pernambuco, podemos usar ou omitir o artigo definido o. Assim, é correto dizer: o Recife, no Recife, do Recife e Recife, em Recife, de Recife.

Estou no ou estou ao?

Essa expressão costuma gerar bastante dúvidas, porém a forma correta é “Ao telefone”. Sua mãe te chama e você responde: Estou no telefone!

Estou indo ao médico ou no médico?

Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

Como saber se estou abortando ou menstruando [Dr Alfonso Massaguer Explica]

39 questões relacionadas encontradas

Quem atende atende a ou ao?

As duas formas estão corretas. Pode ser dito atender o telefone e atender o cliente, bem como atender ao telefone e atender ao cliente, sendo facultativo o uso da preposição a. Há, contudo, uma preferência para a regência com preposição quando indica uma coisa e para a regência sem preposição quando indica uma pessoa.

Vai à missa ou vai à missa?

Seu professor de Português ouviu a conversa e lembrou-lhe de que ninguém "vai na missa" mesmo, e sim "vai ou não vai à missa". Ou seja: vamos "a" algum lugar/evento e não "em" algum lugar.

Como utilizar ao?

“O prefeito atendeu ao nosso requerimento.” “O prefeito atendeu às necessidades da cidade.” Tradicionalmente, então, o sujeito atende ao telefone para atender o cliente (diferenciando-se a pessoa do objeto qualquer).

Estou ao telefone ou no telefone?

Alguém que esteja conversando com uma pessoa via telefone está AO TELEFONE, não NO TELEFONE. As expressões corretas são “falar ao telefone” ou “estar ao telefone”. Ora, não conseguimos entrar no aparelho de telefone. Portanto, não podemos estar NO TELEFONE, apenas junto a ele.

Está em férias ou está de férias?

O uso preferencial da expressão de férias não invalida, contudo, o uso da expressão em férias, com a preposição em: Estamos em férias. Entrarei em férias.

Porque se fala no Recife?

Em resumo, podemos falar que o Recife é fêmea, como fêmeas são todas as cidades. Mas o Recife masculino veio do seu útero. Toda a cidade do Recife é um abrigo, residência, identidade, modo de ser e origem do seu útero fecundado. Por isso dizemos nO Recife, dO Recife, O Recife.

Quando não se deve usar o artigo?

a) Não se usa o artigo quando se trata de personagens ilustres, de pessoas com as quais não se tem intimidade e de nomes de santos: Admirava Joana d'Arc. / Chegou com Maria. / Era devota de Santo Antônio. Exceção. Existe artigo quando se designa a festa referente ao santo: Assisti ao melhor São João da minha vida.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Em que é que como usar?

Embora a língua falada costume abrir mão dela sem dor na consciência, a preposição – em, de, por etc. – é considerada indispensável na norma culta escrita como acompanhante do pronome relativo “que” em construções como “o dia em que nasci”, “a crise por que passamos” e “o assunto de que lhe falei”.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Como nos falamos ao telefone?

9 dicas de como falar bem ao telefone com cliente
  1. Saiba quem está do outro lado da linha. ...
  2. Conte com um bom roteiro de atendimento. ...
  3. Ouça o que o cliente tem a dizer. ...
  4. Use o nome do cliente durante a ligação. ...
  5. Não use termos que sugerem intimidade. ...
  6. Demonstre empatia pelo cliente durante a ligação.

Quem comparece comparece a algum lugar ou em algum lugar?

A regência do verbo comparecer pode ser feita com a preposição a ou com a preposição em quando indica o ato de se apresentar em algum lugar. Há, contudo, uma preferência pelo uso da preposição a, considerada a mais correta por muitos gramáticos.

Qual a diferença de ao meu lado e do meu lado?

Sejam então as frases: (a) Ela estava ao (do) meu lado no auditório. (b) Ela ficou ao (do) meu lado na discussão. Em frases como estas, empregamos a preposição a, quando nos referimos a posição material.

O que é conjunção para 5º ano?

Conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles.

O que é preposição para 5º ano?

A preposição é uma palavra invariável, ou seja, não é alterada em número (singular/plural) ou gênero (masculino/feminino). Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio.

O que é preposição exemplos 5 ano?

Preposição é uma palavra invariável que estabelece uma relação subordinada entre as palavras. Exemplo: O quarto de Marcio é grande; (a palavra quarto -substantivo- tem de estar ligada com Marcio, usando-se assim a preposição de).

Vai à missa tem crase?

O certo é: “Vou a Brasília” e “Vou à Bahia”. Por que só ocorre crase no segundo caso? Quando vamos, sempre vamos a algum lugar. O verbo IR pede a preposição “a”.

Vão e vai?

A forma correta de escrita da palavra é vão. A palavra vam está errada. Vão é uma forma conjugada do verbo ir em três tempos verbais diferentes.

Vai a academia tem crase?

Vou a academia. Vai a (preposição) algum lugar + Vai a (artigo) academia = Vai a + a academia. Portanto, a frase correta tem crase e fica assim: Vou à academia.

Artigo anterior
Como se fala Deus em aramaico?
Artigo seguinte
Qual sinônimo de chuva?