Estou de 8 meses e meu bebê mexe pouco?

Perguntado por: Teresa Macedo Brito  |  Última atualização: 23. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

Ao fim do oitavo mês, ou seja, na 32ª semana, o bebê já apresenta aspecto bem semelhante ao que terá ao nascer, com o corpo bem proporcional. Por causa da diminuição do espaço do útero, e em virtude do seu crescimento, os movimentos passam a ser menos frequentes, mas se manifestam com mais força.

O que acontece quando o bebê mexe pouco?

Qual o perigo da diminuição de movimentos

A diminuição dos movimentos pode indicar que o feto está em sofrimento, com falta de oxigênio ou de nutrientes para manter seu desenvolvimento adequado.

É normal o bebê não mexer muito no final da gravidez?

Mas lembre-se: “No final da gravidez, o espaço físico dentro do útero vai diminuindo e limitando tal movimentação”, explica. Agora, se observar que o bebê está se mexendo muito pouco e a barriga está mais baixa do que antes, é sinal de que ele está se preparando para nascer.

É normal o bebê ficar mais quieto na barriga?

No início, pode ser que a criança se mexa, mas a mãe ainda não consiga sentir tanto por ele ainda ter bastante espaço dentro do útero. Na grande maioria dos casos em que o bebê fica parado, é porque ele está recebendo menos oxigênio do que o necessário.

É normal o bebê ficar muito tempo sem mexer?

Os primeiros movimentos que se notam na primeira gravidez acontecem cerca do quinto mês. Não é nada estranho se durante este mês o notar pouco. Caso seja a segunda gravidez é normal notar os movimentos um pouco mais cedo, aos quatro meses e meio.

Tenho seis meses de gravidez e o meu bebê mexe muito pouquinho é normal?

30 questões relacionadas encontradas

Como saber se o bebê está com falta de oxigênio?

Diminuição dos movimentos fetais

Os movimentos do bebê no útero são um importante indicador de sua saúde e, por isso, uma diminuição na frequência ou intensidade dos movimentos pode ser um sinal importante de falta de oxigênio.

Quais os sinais que o bebê não está bem na barriga?

Quais os Sinais de Sofrimento Fetal?
  • Diminuição dos Movimentos Fetais. ...
  • Sangramento Vaginal. ...
  • Presença de Mecônio na Bolsa de Água. ...
  • Cãibras Abdominais Fortes. ...
  • Alteração do Crescimento do Feto. ...
  • Ausculta.

O que pode causar falta de oxigênio para o feto?

CAUSAS. As alterações no fluxo de oxigênio pela placenta estão diretamente relacionadas com o sofrimento fetal. De acordo com Ruano, esse órgão pode ser impactado por doenças maternas bem conhecidas, como por exemplo, hipertensão arterial, pré-eclampsia, diabetes, asma grave ou mesmo um problema cardíaco.

O que fazer para o bebê se mexer?

Toque e carinho. Fazer um carinho na barriga pode ser uma ótima forma de encorajar o movimento fetal. "Um estudo clínico mostrou que o toque materno no abdômen aumentou os movimentos fetais.

O que fazer para o bebê se mexer na barriga?

5 dicas para estimular o bebê na barriga
  1. Converse diariamente com o bebê Pode até parecer estranho conversar com o bebê na barriga, mas, acredite, isso faz muita diferença para a relação entre mãe e bebê. ...
  2. Coloque músicas para ele escutar. ...
  3. Leia para o seu pequeno. ...
  4. Acaricie a barriga. ...
  5. Se movimente.

Porque o bebê diminui os movimentos na barriga?

Desse em momento em diante, a falta de espaço dentro do útero tende a reduzir as movimentações do bebê e ele também começa a dormir durante parte do dia. É por isso que a mamãe começa a perceber que seu bebê se mexe menos.

Como saber se o bebê vai nascer antes do tempo?

“Além das contrações regulares,” lembra a médica, “a paciente pode apresentar outros sintomas, como dor em peso em baixo ventre, dor lombar persistente ou irradiada para o abdome, alteração do conteúdo vaginal (corrimento aumentado, sangramento vaginal, perda de tampão mucoso, perda de líquido amniótico)”.

O que comer para o bebê mexer na barriga?

A ideia de comer chocolate antes ou durante o ultrassom gestacional para estimular o movimento do feto, no entanto, é um "mito parcial", define Eduardo Cordioli, coordenador geral de Obstetrícia do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista. "Na verdade, qualquer alimento faz o bebê se mexer.

É normal o bebê não mexer muito com 37 semanas?

Fique também atenta aos movimentos do bebê. Caso ele não se movimente por mais de quatro horas, avise seu médico para certificar-se de que tudo está bem, pois esta situação pode significar alguma dificuldade ou diminuição do bem-estar fetal.

Pode ficar cutucando a barriga pro bebê mexer?

Faça carinhos e massagens na barriga

Sempre que possível, acaricie sua barriga por toda sua extensão. Estudos científicos já demonstraram que o feto pode ser capaz de sentir e reagir ao toque da mãe. Há mulheres que relatam que quando fazem algum tipo de carinho na região, o bebê faz alguns movimentos como resposta.

O que sente quando o bebê está em sofrimento fetal?

Diminuição dos movimentos do bebê: indica que a vitalidade do bebê está comprometida por uma insuficiência uteroplacentária, Dor súbita e forte no abdômen gravídico; Perda de sangue via vagina; Perda de líquido via vagina de cor esverdeada.

O que acontece quando o bebê morre dentro da barriga da mãe?

“Dependendo da causa do óbito, ela não vai sentir nada. Claro, alguns casos vão demandar ação rápida: se ela tem pressão alta, teve descolamento prematuro de placenta, começou a sangrar”, detalha. Se não houver sangramento ou dor, o especialista garante que não há necessidade imediata de retirar o feto.

Quais são os sintomas de uma gravidez de risco?

Sinais de risco na gestação
  • Sangramento vaginal. Pequenas perdas de sangue pela vagina podem ocorrer sem representar risco na gestação. ...
  • Hipertensão arterial pode indicar risco na gestação. ...
  • Problemas urinários. ...
  • Inchaço nas pernas, mãos e rosto. ...
  • Vômitos persistentes. ...
  • Diminuição dos movimentos fetais. ...
  • Perda de líquido amniótico.

Qual o peso de um bebê de 8 meses de gestação?

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas. Ele se move constantemente, consegue tossir, e sua capacidade de sucção está bem aperfeiçoada.

Qual é o período de maior risco na gravidez?

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Quando a gestante deve ficar de repouso?

O repouso absoluto é indicado quando há doenças ou condições fisiológicas que impedem a movimentação. Problemas associados à posição do feto ou a doenças crônicas exigem que a gestante fique somente sentada ou deitada. Há casos em que a mulher poderá se locomover apenas para o banho ou as necessidades fisiológicas.

O que acontece se o bebê nascer com 33 semanas?

Prematuros de 33 a 36 semanas

Prognóstico: o risco para deficiências graves é praticamente o mesmo das crianças nascidas a termo. No entanto, estes bebês estão sob maior risco de paralisia cerebral leve, atraso no desenvolvimento e problemas relacionados ao período escolar.

Quantos dias antes da data prevista o bebê pode nascer?

É normal que o bebê nasça em qualquer momento entre três semanas antes da data prevista até duas semanas depois da data prevista do parto. Os bebês que nascem mais de três semanas antes da data prevista do parto são prematuros.

Quando a barriga fica dura é sinal de contração?

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Artigo anterior
Sou obrigado a receber por conta salário?
Artigo seguinte
O que fazer quando o botão do meio do iPhone não funciona?