Estou com febre de 39 graus?
Perguntado por: Marta Neto de Nascimento | Última atualização: 18. Januar 2025Pontuação: 4.4/5 (7 avaliações)
Vale destacar que em valores contínuos acima de 39 ou 40 ºC, o risco é considerado elevado e recomenda-se a procura por atendimento médico de urgência para avaliar o quadro. Acerca da duração, considera-se principalmente a febre curta, por até sete dias, ou prolongada, em períodos superiores a uma semana.
É perigoso febre de 39?
No caso específico dos adultos, é recomendado buscar auxílio médico quando a temperatura também estiver em 39,4°C ou mais, principalmente se estiver associada a: dor de cabeça severa, irritação na pele, sensibilidade incomum à luz, rigidez no pescoço e dor ao inclinar a cabeça para frente, confusão mental, ...
Quando a febre deve ser preocupante?
Vale destacar que o estado febril passa a ser considerado a partir dos 37,8°C. A febre é considerada leve até 38,5°C e grave quando atinge ou ultrapassa os 39,5°C.
Quando ir para o hospital com febre?
Beber mais líquidos e usar roupas leves podem ajudá-lo a se sentir melhor. Se a febre for superior a 41,0 °C, pode ser necessário hospitalização.
Qual o máximo de febre que uma pessoa pode ter?
De modo geral, os limites considerados normais podem variar de 36°C até 37,7°C, e há referências na literatura médica que referem 37,5ºC como o valor de corte. Entretanto, prevalece entre os médicos o consenso de que a febre é toda temperatura maior ou igual a 37,8°C.
Como baixar a Febre? | Dr. Salim CRM 43.163
Como baixar a febre de 39 graus?
- Compressa. Muita gente já deve ter ouvido da mãe ou da avó que o uso de uma compressa fria pode ajudar a baixar a temperatura corporal. ...
- Banho. Outra estratégia muito utilizada para baixar a febre é o banho. ...
- Roupas leves. ...
- Ambiente arejado e fresco. ...
- Beber água e boa alimentação. ...
- Repouso. ...
- Antitérmico, quando indicado.
Quando a febre indica infecção?
Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.
O que fazer se a febre não baixar?
Uma das primeiras medidas para esses casos é a hidratação. Se após 30 minutos, a febre persistir, pode-se dar um antitérmico (paracetamol ou dipirona) e observar. “O importante é observar se há outros indícios preocupantes.
O que fazer quando a febre não passa com remédio?
É caso para consultar um médico se…
Febre persistente por mais de três dias ou que não melhora com antipiréticos. Dor de cabeça. Rigidez no pescoço e dor quando dobra a cabeça para a frente. Sensibilidade anormal à luz intensa.
O que é bom para aliviar a febre?
- Manter o repouso;
- Tomar um banho morno (água muito fria ou muito quente pode causar choque térmico);
- Manter o ambiente o mais fresco possível para reduzir o calor;
- Usar roupas leves e trocá-las caso fiquem úmidas pelo suor;
Pode deixar a febre passa sozinha?
Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos usam medicamentos, o que pode ser desnecessário em alguns casos.
Quanto tempo de febre é perigoso?
Se mesmo assim a febre não baixar em até 3 horas, é indispensável ir ao pronto-socorro mais próximo. 3º - Febre alta - quando o termômetro marcar mais 39,6°C, é considerado febre alta. Esse é um estágio de emergência e a recomendação é procurar um médico o mais rápido possível.
Quando a febre se torna perigosa?
A elevação extrema da temperatura (geralmente mais de 41 °C) pode ser prejudicial. Uma temperatura corporal alta assim pode causar o mau funcionamento da maioria dos órgãos e, por fim, a insuficiência destes. Tal elevação extrema às vezes resulta de infecção muito grave (tal como sepse.
Pode dormir com 39 de febre?
Sim, pode. Não há problemas em deixar o bebê com febre dormir, pois é natural que se sinta cansado e indisposto. Apenas lembre-se de monitorar a febre e, se necessário, dar banho ou aplicar compressas frias. Também é importante acordar a criança caso ela precise ser medicada.
O que causa febre acima de 39 graus?
Entre as causas da febre, é importante destacar as infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas e as não infecciosas, como as doenças do sistema nervoso central (hemorragias, traumatismos, tumores cerebrais), as neoplásicas (câncer de fígado, rins, intestinos, linfomas, leucemia), as cardiovasculares (infarto, ...
O que causa febre acima de 39?
Diversas causas podem estar por trás da febre alta, sendo as mais comuns de origem infecciosa. Doenças virais como gripe e Covid-19 provocam o aumento da temperatura com frequência, mas raramente levam a quadros graves. Já as infecções bacterianas podem desencadear patologias que preocupam.
Que tipo de infecção causa febre?
Por esse motivo, a febre é um sintoma muito pouco específico, já que pode ter diversas causas, desde gripe, amigdalite, COVID-19, doenças autoimunes e até câncer, por exemplo.
Qual é a febre do Covid?
Mas se a gente ver que essa febre é uma febre mais alta, acima de 38,5 ºC, e ela está mantendo ao longo dos dias, mesmo com o uso de antitérmicos, essa situação merece ser avaliada por um médico”. O médico explica que a maioria dos quadros de infecção pelo coronavírus são quadros com pouco ou nenhum sintoma.
O que fazer se a febre não baixar com dipirona?
Somente medique se febre acima de 38 e caso não abaixe ou tenha algum sintoma que te preocupe, agende consulta com seu pediatra para avaliação.
Porque esperar 3 dias de febre?
Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.
Como é a febre da dengue?
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.
Quando a febre volta em 4 horas?
A febre que vai e volta, conhecida também como febre intermitente, é um tipo de febre que aparece somente em algumas horas do dia, vai embora e, depois, retorna novamente, e que pode ter diversas causas, principalmente relacionadas a infecções, como malária, leptospirose, Zika ou tuberculose, por exemplo.
Como saber se a febre é viral ou bacteriana?
Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.
Quais os 4 tipos de febre?
Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma. Em outros, a febre te derruba. E ainda há situações em que a temperatura varia, diminuindo, e logo depois, aumentando de novo.
Porque esperar até 72 horas de febre?
Via de regra, até 72 horas de febre é considerado normal se não houver sintomas de alarme e a criança estiver bem”, explica a pediatra. Quando se trata de bebês muito pequenos, no entanto, é importante aumentar a prudência, já que eles são considerados um grupo de risco1.
O que é 100% do CDB?