Estou com candidíase posso ter relação?

Perguntado por: Rita Juliana Paiva Nascimento  |  Última atualização: 25. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

Normalmente, não é recomendado ter relações sexuais durante o uso da pomada vaginal. A pomada vaginal serve para tratar uma inflamação e/ou infecção e precisa estar disponível na região da vagina para fazer efeito. Assim, a atividade sexual pode atrapalhar a absorção da pomada e a sua ação.

O que acontece se tiver relação com candidíase?

Dependendo dos seus sintomas, podem ser exacerbados, se associarem a infecção por outros microrganismos e contaminar seu parceiro/a caso não use camisinha, o que recomendamos em qualquer situação. Além disso, trate tambem seu parceiro, pois ele pode ter sintomas como prurido, cortes fininhos no penis e ardor.

Quanto tempo depois da candidíase pode ter relação?

O melhor a se fazer é esperar até o fim do tratamento para retomar a vida sexual. Lembre-se que o sexo também pode ferir a região que já está sensível pela infecção, causando mais incômodos para você.

É possível passar candidíase para o homem?

Candidíase masculina

As infecções causadas por fungos podem até parecer que só acontecem nas mulheres e os dados fortalecem isso: 3 em cada 4 mulheres* terão alguma infecção pelo menos uma vez na vida! Mas e nos homens? A candidíase masculina é real e eles também podem contrair!

Como acabar de uma vez por todas com a candidíase?

Algumas dicas para acabar com a candidíase definitivamente são:
  1. Não ficar com roupa molhada. ...
  2. Usar roupas de material orgânico. ...
  3. Manter uma higiene íntima adequada. ...
  4. Dormir sem roupa íntima. ...
  5. Evitar o uso de desodorantes íntimos. ...
  6. Evitar duchas íntimas femininas. ...
  7. Evitar absorventes diários. ...
  8. Evitar usar lenços umedecidos.

O que as mulheres devem fazer após as relações?

18 questões relacionadas encontradas

Porque pego tanta candidíase?

Isso acontece devido a umidade, maceração de tecido, procedimentos invasivos e quando ocorre o enfraquecimento do sistema imunológico. A infecção também pode estar associada ao uso de antibióticos, anticoncepcionais, imunossupressores e corticoides, à gravidez, diabetes, alergias e ao HPV (papiloma vírus).

Como saber se o homem tem Candida?

Sintomas da candidíase no homem:
  1. formação de pequenas pápulas (bolhas) na região genital.
  2. vermelhidão.
  3. coceira ao redor da glande (a chamada “cabeça” do pênis)
  4. edema leve (inchaço)
  5. placas brancas.
  6. dificuldade e/ou dor ao urinar.
  7. ardência após a relação sexual.
  8. presença de secreção e odor desagradável.

Como o homem sabe que está com candidíase?

A glande, por exemplo, costuma ficar avermelhada, ressecada e, em alguns casos, até mesmo inchada. Além disso, há uma hipersensibilidade na área e coceira frequente. Fora isso, é comum que os homens percebam um desconforto que se repete a cada vez que urinam — que pode envolver não só ardência, mas dor aguda.

Quando a candidíase é grave?

Candidíase pode causar complicações? Em casos mais graves, principalmente quando o sistema imunológico é muito debilitado, a infecção pode acometer outros órgãos, principalmente o trato gastrointestinal. Nesse ponto, é importante estar atenda aos sintomas e realizar o tratamento indicado pelo médico.

Como são as feridas da candidíase?

Podem surgir pequenas pústulas, principalmente nas extremidades da erupção cutânea, que podem ser acompanhadas de coceira ou de ardor intensos. Uma erupção cutânea provocada por Candida em torno do ânus pode ser pruriginosa, esbranquiçada ou avermelhada e ficar em carne viva.

Como aliviar a candidíase à noite?

Outra dica é dormir sem roupa íntima para deixar a região respirar durante o sono. Manter o equilíbrio da flora bacteriana é mais uma forma de evitar a proliferação do fungo da candidíase. Para isso, prefira fazer a higiene íntima com sabonetes de pH neutro e água apenas na área externa, com movimentos suaves.

O que pode acontecer se não tratar a candidíase?

Somente deve ser tratada se houver um aumento da quantidade de candida e o desenvolvimento de sintomas como corrimento, ardor, coceira, dor na relação sexual, fissuras vaginais. O não tratamento da candidiase não provoca uma doença grave mas o desconforto dos sintomas pode ser intolerável e insuportável.

O que faz piorar a candidíase?

Alguns alimentos podem piorar a candidíase, aumentando o crescimento de leveduras no corpo. Alguns exemplos são: Açúcar: O açúcar alimenta as leveduras e aumenta o seu crescimento, tornando a candidíase mais difícil de tratar.

Quanto tempo demora para curar a candidíase feminina?

O tempo que leva para a candidíase sumir varia conforme a gravidade da infecção e a resposta do corpo ao tratamento. Na maior parte dos casos, os incômodos da candidíase começam a diminuir em poucos dias após o uso de antifúngicos, mas os sintomas podem desaparecer completamente apenas após duas semanas.

Qual pomada posso usar para candidíase?

5 pomadas para candidíase
  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

Qual é a pomada indicada para candidíase?

Gino Canesten® (clotrimazol) é um medicamento isento de prescrição médica, ou seja você pode adquiri-lo de forma fácil e rápida e resolver a candidíase. Gino-Canesten® (clotrimazol) é um medicamento e sua ação é o tratamento da infecção e dos sintomas da candidíase como: coceira, ardência, vermelhidão, inchaço e dor.

Qual é a melhor pomada para curar a candidíase?

As principais pomadas usadas para tratar candidíase são:
  • Clotrimazol. A pomada de clotrimazol age inibindo o crescimento da Candida albicans, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão e corrimento na região genital. ...
  • Nistatina. ...
  • Miconazol. ...
  • Tioconazol + tinidazol. ...
  • Isoconazol. ...
  • Nitrato de fenticonazol.

O que fazer na crise de candidíase?

Depois do diagnóstico da infecção pela candidíase, o médico pode prescrever a administração de cremes de uso local. Em alguns casos, antifúngicos em comprimido também são prescritos. Quando a irritação é muito intensa, medicamentos via oral à base de corticoide geralmente são indicados pelo especialista.

O que fazer para a candidíase não voltar?

"Deve-se, então, tratar o processo de repetição da candidíase, com mudanças de hábito importantes, como evitar o abafamento da região genital, usar calcinhas de algodão e dormir sem roupa íntima, além de secar muito bem a vulva depois do banho", explica ele.

Como acabar com a candidíase definitivamente em casa?

Bicarbonato de sódio contra qualquer tipo de candidíase

O bicarbonato de sódio é um bom remédio caseiro tanto para infecções bucais quanto para vaginais e penianas. Em ambos os casos, a solução deve ser preparada com 50 gramas do produto e um litro de água.

Quanto tempo dura a coceira da candidíase?

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias.

O que fazer para parar de se coçar?

Os remédios caseiros para coceira na pele, como tomar banho com água fria, aplicar compressa de gelo, passar hidratante corporal ou lavar a pele com chá de tanchagem, por exemplo, ajudam a acalmar e hidratar a pele, reduzindo os sintomas de coceira, vermelhidão, irritação ou inchaço.

O que fazer para parar de coçar a parte íntima?

Na presença de coceira na vagina, principalmente se estiver acompanhada por outros sintomas, é importante consultar um ginecologista, para identificar a causa e iniciar o melhor tratamento, que pode envolver a realização de banho de assento, uso de pomadas e/ ou de antibióticos.

Artigo anterior
Quais são suas principais atividades de um recepcionista?
Artigo seguinte
Como usar Dream Cream da Lola?