Estou cego e vejo paradoxo?

Perguntado por: Alícia Marta de Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (65 avaliações)

Exemplos de paradoxo na literatura e música:
Estou cego e vejo./Arranco os olhos e vejo.” (Carlos Drummond de Andrade) "Já estou cheio de me sentir vazio." (Renato Russo) “Se você quiser me prender,/vai ter que saber me soltar.” (Caetano Veloso)

Como identificar o paradoxo?

Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.

O que é um paradoxo exemplos?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Estou cego e vejo figura de linguagem?

A esse tipo de figura de expressão chamamos paradoxo. Ainda me atordoa. Estou cego e vejo. Arranco os olhos e vejo”.

Estou cego e vejo?

Estou cego e vejo/Arranco os olhos e vejo. (Carlos Drummond de Andrade) Eu fujo ou não sei não, mas é tão duro este infinito espaço ultra fechado.

PÉRICLES - LINGUAGEM DOS OLHOS (ACÚSTICO) - VÍDEO OFICIAL

33 questões relacionadas encontradas

O que é palavra antítese?

Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela apresentação de palavras de sentidos opostos. A palavra antítese tem origem no termo grego antithesis, que significa resistência ou oposição. ... A utilização do contraste impetuoso da luz e da sombra é conhecido como um processo antitético.

O que é prosopopéia é um exemplo?

Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: Árvores pedem socorro.

O que é pleonasmo e exemplos?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”. O caso do pleonasmo vicioso é a caracterização da superabundância de palavras para expressar uma ideia ou um desejo.

O que é uma coisa paradoxal?

Paradoxal é um adjetivo de dois gêneros que significa algo que contém ou envolve um paradoxo, ou seja, é incoerente ou absurdo. Alguns sinônimos de paradoxal podem ser: contraditório, ridículo, esquisito, disparatado, insensato.

O que é paradoxo sinônimo?

1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.

Quais são os tipos de paradoxos?

Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões:
  • paradoxo verídico.
  • paradoxo condicional.
  • paradoxo falsídico.

Como criar um paradoxo?

É também definido como algo contrário à opinião ou ao senso comum. Alguns exemplos de frases e expressões paradoxais ajudam a entender melhor o seu significado: "O silêncio é a melhor palavra" ou "pobre menino rico" e também a famosa frase de Camões: "o amor é ferida que dói e não se sente".

O que é metáfora é de 5 exemplos?

Exemplos de Frases com Metáfora

O personagem do livro tem coração de pedra. Em vez de dizer que o personagem do livro é insensível, podemos comparar o seu coração a uma pedra para expressar o quanto ele é duro. Essa comparação implícita dá mais ênfase e beleza à frase.

O que é uma personificação exemplos?

Exemplos de personificação

"O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio". (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão 'dizer' para atribuir ao cachorro uma característica humana). As “ondas beijavam” a areia branca da praia.

O que é metonímia e 3 exemplos?

O que é Metonímia:

A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis. A causa pelo efeito, ou vice-versa: viver do trabalho. O inventor pelo invento: comprar um Ford.

Qual é a diferença entre antítese e paradoxo?

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.

O que é situação paradoxal?

Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".

O que significa excitação paradoxal?

Efeito paradoxal é uma expressão da área médica relacionada a efeitos de uma terapia que sejam contrários aos indicados ou desejados. Pode ter relação com reações ligadas à isomeria dos compostos. Ocorre com mais freqüência em medicamentos como calmantes e sedativos.

O que é paradoxo em raciocínio lógico?

O termo paradoxo refere-se a " uma proposição que, apesar de aparentar um raciocínio coerente, demonstra falta de nexo ou de lógica, escondendo contradições decorrentes de uma análise incorreta de sua estrutura interna".

Quais são os tipos de pleonasmo?

Existem dois tipos de pleonasmo: o literário e o vicioso. São tipos diferentes a depender da intenção de quem enuncia o discurso e da maneira como isso é feito.

Quando ocorre o pleonasmo?

O pleonasmo lexical ocorre quando há repetição de palavras que possuem o mesmo sentido. É o modo que os romancistas, poetas e compositores costumam explorar em suas obras.

Quando ocorre um pleonasmo?

De origem grega, polys – pleon – pleonasein (muito), pleonasmo significa redundância. Esse vício de linguagem acontece quando palavras redundantes são utilizadas sem função, uma vez que o sentido da mensagem já foi alcançado antes com a apresentação de outras palavras.

Como identificar um prosopopeia?

Prosopopeia ou personificação

Consiste em atribuir ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres não humanos. Observe os exemplos: As pedras andam vagarosamente. O livro é um mudo que fala, um surdo que ouve, um cego que guia.

Em qual das frases há uma prosopopeia?

Exemplos de prosopopeia na literatura:

“O cipreste inclina-se em fina reverência/e as margaridas estremecem, sobressaltadas.” (Cecília Meireles) “A água não pára de chorar.” (Manuel Bandeira) “E como hoje igualmente hão-de bailar/As quatro estações à minha porta.” (Sophia de Mello Breyner Andresen)

Como identificar personificação?

Muito comum em obras literárias, a personificação consiste na atribuição de conceitos, histórias e características humanas (físicas ou sentimentais) a animais ou a objetos inanimados. Ou seja, é possível identificar a personificação quando o autor humaniza um animal ou ser inanimado.

Artigo anterior
Como saber o valor do Bolsa do Povo?
Artigo seguinte
É obrigado a empresa pagar o dissídio?