Estou aguardando perícia posso voltar a trabalhar?

Perguntado por: Inês Raquel Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (13 avaliações)

Se o afastamento foi superior a 30 dias, é necessário fazer o ASO de retorno ao trabalho e, com o apto, pode voltar às suas atividades normalmente. Quando chegar o dia da perícia, vai apresentar ao médico perito do INSS todos os documentos, inclusive o ASO mostrando que já retornou ao trabalho.

Pode voltar ao trabalho antes da perícia?

Ou seja, se você está capacitado para o trabalho, você pode retornar, sem perder os benefícios que já recebeu. Porém, a partir do retorno ao trabalho, você terá o benefício cancelado. A recuperação deve ser devidamente informada ao INSS para evitar problemas, como recebimento de valores indevidos.

É preciso fazer perícia para voltar a trabalhar?

Para retornar ao trabalho, o segurado precisa da autorização do perito. Ela só é concedida quando o profissional está apto para exercer suas atividades de trabalho. Para isso é elaborada uma autorização, que suspenderá o benefício e em seguida o agendamento da data do retorno.

Quem paga meu salário enquanto aguardo perícia médica?

De quem é a responsabilidade de pagar o tempo de espera pela perícia médica? Esse é um tema muito delicado, pois nos 15 primeiros dias de afastamento, o salário do funcionário é de responsabilidade do empregador.

Qual é o tempo máximo de espera para perícia INSS?

Ou seja, o tempo de análise para quase todos os benefícios foi ampliado. O prazo legal previa o limite máximo de 45 dias para a análise de todos os benefícios. No entanto, o INSS vinha descumprindo esse limite. Por isso agora o INSS terá um prazo de 30 a 90 dias para analisar a concessão, dependendo do benefício.

POSSO VOLTAR A TRABALHAR ANTES DA PERÍCIA MÉDICA DO INSS?

21 questões relacionadas encontradas

O que fazer se a perícia do INSS demorar muito?

O segurado que fez a perícia médica e não conseguir respostas após as 21h do mesmo dia, deverá ligar na Central de Atendimento do INSS pelo número 135. O cidadão deverá informar ao atendente que será necessário realizar o acerto pós-perícia e esclarecer o seu caso.

Como saber se a perícia foi aprovada?

Para conferir o resultado da sua perícia médica do INSS o cidadão deve acessar o portal Meu INSS ou aplicativo Meu INSS. Para ter acesso a todos os serviços disponibilizados pelo Instituto o cidadão deverá entrar com o seu login único Gov.BR.

Quem é o responsável por pagar o salário do trabalhador quando o auxílio-doença é negado por carência?

Quando o profissional fica afastado por motivo de incapacidade, a empresa fica responsável por efetuar o pagamento do salário pelos primeiros 15 dias. Porém, quando o auxílio-doença é negado por razão de carência, o INSS e a empresa não têm o dever de pagar aquele colaborador.

O que acontece se eu não comparecer a perícia do INSS?

Caso a perícia médica do INSS não aconteça por causa do fechamento da agência, os servidores do INSS serão responsáveis por fazer a remarcação. Nesse caso, o reagendamento deve acontecer até às 12h do dia seguinte.

O que acontece se o INSS Negar o afastamento?

Nessa possibilidade, o segurado que teve o benefício indeferido entrará com um recurso administrativo, diretamente na via administrativa do próprio INSS. E o Instituto deverá, obrigatoriamente, reanalisar o requerimento do benefício negado. Esse procedimento é feito pelo Portal do Meu INSS.

Qual documento do INSS para retorno ao trabalho?

Para solicitar a alta antecipada é preciso que o trabalhador tenha em mãos um atestado médico que comprove a sua capacidade de retornar ao trabalho, exercendo as atividades laborais.

Como sair do INSS e voltar a trabalhar?

Existem duas maneiras para o segurado retomar as atividades. Primeiro, ele deve levar o atestado médico a um posto do INSS e ao setor de Recursos Humanos – RH da empresa. Será preciso fazer cópias do atestado e preencher um requerimento, exigindo o direito de ter seu atestado aceito pelo INSS.

O que é o exame de retorno ao trabalho?

É o exame médico que deve ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho do servidor ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de parto, doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.

Como fazer o ASO de retorno ao trabalho?

Apenas o médico do trabalho pode realizar o exame de retorno

O ASO é ratificado e assinado pelo médico do trabalho da empresa, com sua devida aptidão para a função e é a confirmação que o trabalhador pode fazer o retorno ao trabalho.

Estou com perícia marcada pode ser demitido?

Sim, a empresa pode demitir o funcionário após o tempo de estabilidade, mas apenas nos casos de auxílio doença comum. Em algumas situações, é possível que a empresa fique mais tempo com o funcionário.

Quem agenda a perícia no INSS empresa ou empregado?

A empresa não é legalmente obrigada a agendar a perícia, mas pode vir a fazer isso pelo empregado a partir do 16º dia de abono. Terá direito ao afastamento aquele que tiver contribuído por pelo menos 1 ano com o INSS, nos casos de problemas de saúde.

Como fazer para cancelar o agendamento da perícia médica INSS?

Via navegador, deve-se:
  1. Acessar o “Meu INSS e clicar em “Entrar”;
  2. Selecionar “Login” e, em seguida, “Crie sua conta”;
  3. Colocar todos os dados pessoais;
  4. Criar uma senha;
  5. Clicar em “Agendamentos/Requerimentos” e buscar pela opção “cancelar”, servindo também o botão “excluir”.

Quem paga o auxílio-doença?

Os primeiros 15 dias, no caso de trabalhadores com carteira assinada, são pagos pelo empregador. Após esse período a Previdência Social custeia o afastamento. Para os demais segurados, a Previdência paga o auxílio por todo o período de afastamento.

Como é feito o pagamento do auxílio-doença?

O Auxílio-Doença consiste em uma renda mensal de 91% do salário-de-benefício, que por sua vez é igual a média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondente a 80% oitenta por cento do período contributivo (período base de cálculo – PBC).

O que fazer se o INSS indefere pedido de auxílio-doença?

Se o auxílio-doença foi indeferido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o segurado deve retornar ao trabalho imediatamente. Se não estiver em condições de assumir suas funções, o trabalhador deve comunicar a empresa sobre a decisão da Previdência Social e recorrer da decisão como mencionamos anteriormente.

Como consultar se benefício do INSS foi concedido?

Existem três formas simples e fáceis para consultar o benefício do INSS por meio do CPF:
  1. Fazendo login no site do Meu INSS;
  2. Acessando o aplicativo Meu INSS;
  3. Entrando em contato pelo telefone de atendimento do INSS 135.

Como consultar resultado de perícia pelo CPF?

Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS; Informe o seu CPF e siga as orientações, caso não possua o cadastro, será preciso realizá-lo; Busque pela opção “Resultado do Benefício por Incapacidade”; Feito isso, será disponibilizado um arquivo para baixar, nele conterá a informação se o benefício foi concedido ou não.

Como saber se meu benefício foi liberado?

A consulta pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento ligando para o número 135.

Quanto tempo leva para receber o resultado de uma perícia?

4 – Marcação da perícia judicial

Esta ordem para a marcação vai para uma central de perícias e demora cerca de 30 dias para fazer o agendamento. O perito tem até 30 dias para dar o resultado da perícia. O resultado pode ser favorável ou contrário.

Quanto tempo pode demorar um acerto pós-perícia?

Após ter enviado os documentos necessários, o INSS deve resolver o acerto pós-perícia no prazo de 5 dias. Após este período do envio dos documentos, o INSS deve liberar o benefício caso tenha sido aprovado na perícia.

Artigo anterior
Como fazer uma integração por partes?
Artigo seguinte
O que aconteceu com Byakuya kuchiki?